CTC/PUC-Rio inaugura a imersão “Minha primeira semana na PUC” para calouros de 2022.2

Iniciativa inédita contou com as boas-vindas do Reitor Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., do Prof. Augusto Sampaio, Vice-Reitor para Assuntos Comunitários, da Profª Daniela Vargas, Coordenadora Central de Graduação, do Decano do CTC Prof. Sidnei Paciornik e de professores e funcionários da PUC e do CTC

De 08 a 12 de agosto, os calouros dos cursos de Engenharia, Química, Física, Matemática e Ciência da Computação inauguraram a imersão “Minha Primeira Semana na PUC”. A ação é uma iniciativa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e trata-se de uma evolução e expansão do “Meu Primeiro Dia na PUC”, que desde 2007 dá as boas-vindas aos alunos da Universidade. Nestes primeiros cinco dias de imersão, os calouros tiveram a oportunidade de conhecer os diversos espaços e laboratórios do CTC, conversaram com coordenadores dos cursos, encontraram as diversas equipes estudantis e de competição, souberam todos os detalhes de como fazer um intercâmbio durante a graduação, foram apresentados aos sistemas de matrícula e ensino da Universidade e participaram de uma gincana que durou a semana toda.

Logo no primeiro dia, os calouros do CTC foram recepcionados com um café da manhã no Auditório Padre José de Anchieta. O Reitor Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., recém-empossado, recebeu os alunos com entusiasmo. Em sua fala, ressaltou que a PUC está aberta a ouvi-los e que irá implantar esse canal de contato e escuta. O Reitor reforçou as boas-vindas ao destacar a força da PUC na autonomia que ela oferece aos estudantes e às oportunidades de aperfeiçoamento no aprendizado, sendo um local para crescer e amadurecer.

O Reitor da PUC-Rio celebrou com os alunos o começo de uma nova jornada em suas vidas

O Decano do CTC, Prof. Sidnei Paciornik, também presente à cerimônia, ressaltou as novidades para 2023, como a implantação do novo currículo das Engenharias, cujas disciplinas de transição já estão na grade deste segundo semestre. O Decano enfatizou a importância dessa atualização para uma formação mais completa e alinhada ao que os próprios alunos buscam e ao que o mercado necessita.

Entre outras diversas atividades programadas, a recepção do Prof. Augusto Sampaio, Vice-Reitor para Assuntos Comunitários (VRAC), no dia 11, contou com boas doses de carinho e bom humor. Sampaio destacou o campus, com sua beleza natural, e reforçou também o apoio da VRAC aos alunos. “Temos na nossa equipe duas psicólogas que, por meio do acolhimento, reforçam a dimensão humana que prezamos no trato com nossos alunos sempre que precisam”, disse ele. Os elogios ao Serviço de Orientação Universitária (SOU) do CTC também ressaltaram esse valor importante para a Universidade no relacionamento com os alunos e suas famílias.

O Prof. Augusto Sampaio se colocou à disposição dos alunos na Vice-Reitoria Comunitária

As boas-vindas do Vice-Reitor reforçaram ainda a questão ética no dia a dia universitário: “A gente acolhe, mas também cobra deveres e valores como honestidade, respeito e ética no relacionamento com a PUC”. Ao final de sua fala, o clima descontraído permitiu exaltar o tricolor Fluminense, ainda que a maioria dos alunos tenha se revelado flamenguista. O Vice-Reitor aproveitou para incentivar os alunos a aproveitarem todas as oportunidades que a PUC oferece, sempre alinhadas às constantes mudanças que o mundo e o mercado exigem. “Façam as escolhas certas para que sejam felizes na profissão e contem sempre conosco”, concluiu.

Ao longo da semana, os alunos foram desafiados em uma gincana diária em grupo a respeito de locais da PUC, em que charadas tinham que ser desvendadas e respondidas no Moodle, plataforma de aprendizado on-line que a Universidade utiliza. O Bandejão, o Estacionamento, o Ciclo Básico e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) foram os locais a serem descobertos na brincadeira. Para o último dia, o desafio incluiu lógica e adivinhação no Jogo dos Professores: era preciso sair de um labirinto virtual, para então escolher um professor, que, por sua vez, pegava um papel com uma palavra a ser adivinhada com mímica, desenho ou free-style.

A soma da pontuação de cada atividade de segunda a sexta deu a vitória à equipe Filhos da PUC, que atingiu 9.878 pontos. Os seis alunos campeões receberam vouchers para consumo na loja de produtos PUC e ganharam convites para participar com os veteranos de uma visita à fábrica da Coca Cola, a ser agendada. Já os quatro alunos com pontuações individuais de destaque (três da equipe campeã) também foram contemplados com vouchers para consumo na loja PUC.

Desafios divertidos integraram alunos e professores na Gincana

O grande campeão da Gincana foI Iago Sabóia Martins, de 18 anos e aluno de Engenharia da Computação, que, além de fazer parte do Filhos da PUC, levou o 1º lugar individual: “Fiquei surpreso e super feliz com o resultado! Todas as atividades foram divertidas e ajudaram na integração com outros alunos e com os professores, o que foi bem bacana”. Com relação à Semana, Iago acrescenta: “Acredito que a recepção ajudou bastante para nos acostumarmos com o ritmo na PUC e foi ótimo conhecer tantos locais diferentes que o CTC oferece para estudo. Mesmo se eu não tivesse ganhado a gincana, a Semana já teria sido super proveitosa.”

Para os organizadores da ação pioneira, apresentar o CTC durante o “Minha Primeira Semana na PUC” gerou segurança e um bom entrosamento com os alunos e reforçou o compromisso do Centro em oferecer o melhor a quem escolhe a PUC-Rio. Que venha 2023!

quarta-feira, 17 de agosto de 2022