Guia para o Estudante Estrangeiro

Prezado estudante,

Bem-vindo à nossa universidade. Desejamos que os próximos anos sejam muito proveitosos para sua vida acadêmica e também como experiência pessoal. A mudança para um país estrangeiro é uma oportunidade única de crescer e ampliar seus horizontes. Entretanto, a burocracia será um dos seus primeiros desafios. Para ajudá-lo, criamos os guias abaixo, começando com informações de como obter seu visto.

Já no Brasil, você necessita cumprir algumas formalidades burocráticas para legalizar sua permanência no país e, uma vez matriculado, você precisa se registrar no PUC Online e, se desejar, abrir uma conta de e-mail PUC-Rio.

Informações para Obtenção de Visto

O Consulado Brasileiro no seu país de residência é a única fonte de informação fidedigna do que é preciso para obter seu visto de estudante. Neste guia há links para os endereços dos Consulados brasileiros e uma lista de alguns dos documentos requeridos.

Registro na Receita Federal – CPF (Cadastro de Pessoa Física)

Como estudante, você não paga imposto de renda. Entretanto, é preciso ter o número de cadastro na Receita Federal para abrir conta em banco, alugar apartamento, adquirir aparelhos de celular, etc.

Registro na Polícia Federal – (Carteira de Registro Nacional Migratório)

Como estrangeiro, você deve se registrar na Polícia Federal, que emitirá sua carteira de identidade brasileira. A solicitação deve ser feita pela internet e, ao final do processo, você deve agendar uma entrevista pessoal na unidade da Polícia Federal no Aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro, localizado no centro da cidade.

Esta entrevista deve ser realizada em até 90 (noventa) dias da data de sua chegada ao Brasil. O não cumprimento deste prazo é passível de uma multa diária.

Abertura de Conta Bancária

O procedimento descrito nesta aba vale para abertura de conta em qualquer banco no país. Vale lembrar que o Banco do Brasil é a instituição oficial para pagamento de bolsas de agências de fomento do Governo Federal.

PUC Online e Conta de E-mail

Depois de feita sua matrícula, você deve fazer seu cadastro no PUC Online, onde todos os seus assuntos acadêmicos serão administrados.

Você pode, ainda, abrir uma conta de e-mail com o endereço do servidor da PUC-Rio e, dispondo de e-mail cadastrado, você estará habilitado a receber informações importantes geradas pelo sistema

Este site apenas destaca as primeiras exigências de cunho legal e burocrático, quando da sua chegada ao Brasil.

Informações adicionais, dicas úteis e questões acadêmicas devem ser obtidas na secretaria de seu departamento e no escritório do Decanato do CTC:

Decanato do Centro Técnico Científico
12o andar do Ed. Cardeal Leme
Celular: +5521993770296
Escritório: (55-21) 35271304 
contato-ctc@puc-rio.br

Informações para Obtenção de Visto

Os estudantes estrangeiros devem obter o “Visto Temporário IV: na condição de estudante” antes de sua chegada ao Brasil.

A lista oficial dos endereços dos Consulados brasileiros está disponível em:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/relacoes-bilaterais
ou
https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/reparticoes-consulares-do-brasil

Documentação Necessária:

Consulte o Consulado Geral do Brasil em seu país de residência e obtenha a lista completa de exigências.

A lista abaixo relaciona apenas os principais documentos:

  • passaporte original com prazo de validade superior a seis meses, contendo páginas em branco;
  • foto(s) recente(s), com menos de seis meses, de frente em fundo branco;
  • original da carta de aceitação emitida pela coordenação ou departamento de seu programa;
  • certidão negativa recente (menos de 3 meses) de antecedentes criminais ou ausência de registros penais, emitida pela autoridade competente de seu país de origem ou residência;
  • prova de capacitação financeira ou de recursos próprios para se manter durante sua permanência no Brasil ou comprovante original de concessão de bolsa de estudos;
  • certificado internacional de vacinação contra febre amarela, dependendo de seu país de origem.

Informações adicionais e a solicitação de visto online podem ser encontrados em:

https://formulario-mre.serpro.gov.br/sci/pages/web/pacomPasesWeb.jsf?aba=-6

Documentação Adicional:

Se sua filiação não consta no seu passaporte, traga um documento que contenha esta informação. O Consulado local lhe informará se ele deve ser traduzido e autenticado para ser válido no Brasil ou se será necessária a emissão de uma certidão consular.

Como parte do procedimento de matrícula na Universidade, será necessário apresentar o Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou um Diploma de Graduação.

Caso tenha sido contemplado com bolsa de estudo ou auxílio financeiro de qualquer agência ou instituição brasileira, certifique-se de ter verba suficiente para se sustentar por, PELO MENOS, dois meses após sua chegada.

Cadastro na Receita Federal – CPF (Cadastro de Pessoa Física)

Devido às restrições adotadas em função da pandemia, o atendimento presencial na Unidade da Receita Federal está sendo feito somente com agendamento.

Entretanto, é possível fazer a solicitação online. Veja o passo a passo no link:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf

Caso necessite fazer o agendamento, a Unidade mais próxima da Universidade está localizada em Ipanema;

Receita Federal – Agência Ipanema   
Rua Barão da Torre, 296, Ipanema 
Horário de funcionamento: das 10h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira - O agendamento é obrigatório.

Documentação Necessária: - confira a lista de documentos no site acima.

  • original do passaporte ou carteira de identidade dos países membros do Mercosul e países associados.
  • documento contendo o nome da mãe, se este não constar do documento de identidade. Aconselha-se levar um comprovante de residência.
    Não há cobrança de tarifa.

A inscrição também pode ser feita em qualquer agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e dos Correios, podendo haver pagamento de R$7,00 pelo serviço. 

Atenção: para se adequar às medidas de isolamento social, as agências bancárias vão funcionar em horário reduzido enquanto durar a pandemia. Cheque os horários vigente.

Os endereços abaixo são os de agências próximas ao Campus:

Banco do Brasil – Agência Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 10, Gávea
Horário de funcionamento: das 10h às 16h, de segunda a sexta*

Caixa Econômica Federal – Agência Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea (dentro do Shopping da Gávea)
Horário de funcionamento: das 10h às 16h, de segunda a sexta*

Correios – Agência Leblon
Av. Ataulfo de Paiva 822, Leblon
Horário de funcionamento: das 9h às 17h, de segunda a sexta*

*Horário regular

Veja como chegar na Unidade da Receita Federal:

Registro na Polícia Federal – Carteira de Registro Nacional Migratório

Devido à migração do site da Polícia Federal para o Portal Gov.br, é aconselhável que se verifique as informações no link Migração ANTES de começar o processo de registro de estrangeiro no Brasil.

O procedimento abaixo é para os solicitantes que entraram no país com visto consular temporário.

Registrar-se como estrangeiro no Brasil

https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-se-como-estrangeiro-no-brasil

O processo propriamente dito começa em:

Etapas para a realização deste serviço (resumido abaixo)

Lista de documentos para registro com base no visto consular aqui

Custos: Taxa de emissão da Carteira de Registro Nacional Migratório:

Código da receita: STN 140120 

Valor: R$ 204,77

OBS: Unidade Arrecadadora: RJ (0213) SUPERINTENDENCIA REGIONAL NO RIO DE JANEIRO

Pagamento da taxa (GRU)

Caso a GRU não seja paga até a data de vencimento, será necessário imprimir outra. 

Preenchimento do formulário

O formulário deve ser impresso e assinado.

O Código de Solicitação deve ser usado para o agendamento da entrevista no sistema de agendamento, (opção Migração).

A entrevista deve ser marcada dentro do prazo de 90 dias, a partir da data de entrada no país.

A entrevista é feita no Aeroporto Santos Dumont
Praça Senador Salgado Filho, s/n° –
Rio de Janeiro – RJ CEP: 20021-340

Como Chegar:

O aeroporto está localizado no centro da cidade e pode ser acessado via ônibustáxiVLT/Metro e bicicleta:

Mapa de referência:

Procedimento para Abertura de Conta Bancária

O procedimento, a seguir, serve para qualquer banco.

Como os alunos que receberão bolsa das agências de fomento do Governo Federal (CAPES/CNPq) necessitam abrir uma conta no Banco do Brasil, as agências mais próximas do Campus estão listadas abaixo:

Para a abertura de conta é necessário já ter o CPF e a Carteira de Registro Nacional Migratório ou o protocolo de registro na Polícia Federal.

Atenção: para se adequar às medidas de isolamento social, as agências bancárias vão funcionar em horário reduzido enquanto durar a pandemia. Verificar o horário vigente.

  • Agência Gávea
    Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 10 – Gávea
    Horário de Funcionamento: 10:00 – 16:00, de segunda a sexta-feira*
  • Agência Jardim Botânico
    Endereço: Rua Jardim Botânico 707, Jardim Botânico
    Horário de Funcionamento: 10:00 – 16:00, de segunda a sexta-feira*
  • Agência Leblon
    Endereço: Av. Bartolomeu Mitre, 438, Leblon
    Horário de Funcionamento: 10:00 – 16:00, de segunda-feira a sexta-feira*

*Horário regular

Documentação Necessária:

  • CPF original;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório ou Protocolo original da solicitação de Registro na Polícia Federal;
  • original do passaporte;
  • documento contendo o nome da mãe, se ele não constar do passaporte;
  • uma declaração de seu programa de que receberá bolsa e comprovante de matrícula.
  • atestado de residência – uma conta original de luz, gás, telefone fixo ou de serviço de tv a cabo em seu nome. Contas com data de vencimento mais antigas do que 60 dias não são aceitas.

Caso você não tenha uma conta em seu nome, teve levar uma declaração do dono do seu local onde voce mora, atestando que você mora lá, uma cópia do documento do dono e uma conta em dele.

A assinatura do dono deve ser reconhecida em Cartório.

Informações sobre as contas do Banco do Brasil, clique aqui.

PUC Online para Estudantes

Após receber seu número de matrícula, você deve se cadastrar no Sistema Acadêmico – SAU, na página “PUC Online para Alunos”, em:

http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas/

No formulário que segue, preencha:

  • seu nome da mesma forma como está escrito no formulário de matrícula, incluindo abreviaturas e acentos,
  • seu endereço,
  • o nome de sua mãe,
  • crie uma senha.

Depois de cadastrado, entre no sistema, veja a lista dos serviços disponíveis no SAU ou vá para a página do RDC e abra sua conta de e-mail PUC-Rio.

Conta de E-mail

Só é possível ter uma conta de e-mail de aluno depois de estar matriculado e registrado no PUC Online.

Para Alunos dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação stricto sensu, acesse a página:

https://mailadm.rdc.puc-rio.br/CncMail/

Preencha o formulário com seu número de matrícula (sem o dígito verificador) e coloque sua senha do PUC Online.

O endereço eletrônico do usuário será: nome-de-login@alunopuc-rio.br.

A senha deve ter de 8 a 16 dígitos (letras e ou números) e não precisa ser a mesma do PUC Online.

Orientações para criação de nome de usuário:

O usuário deve evitar escolher um nome de login que:

  • possa ser ofensivo;
  • possa ser associado a marcas comerciais de qualquer natureza, ou a pessoa jurídica que não a PUC-Rio;
  • possa ser confundido com o nome-de-login de conta institucional ou com sigla/abreviatura de unidade organizacional da PUC-Rio;
  • seja constituído exclusivamente por palavra de uso genérico como, por exemplo: “estudante”, “engenheiro”, “universitário” etc.

Sua conta de e-mail pode ser acessada, via webmail, em:

https://webmail.aluno.puc-rio.br/

Informações adicionais sobre o webmail do RDC estão em:

http://www.rdc.puc-rio.br

Importante: A conta que permanecer 270 dias sem uso será automaticamente cancelada

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