Sucesso da 1ª edição da Semana de Pós-Graduação do CTC/PUC-Rio confirma continuidade em 2022

Foram 16 apresentações, duas mesas redondas e cerca de 200 pessoas por dia assistindo às atrações. Este foi o resultado da bem-sucedida primeira edição da Semana de Pós-Graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, (CTC/PUC-Rio). Realizada de 24 a 27 de maio, no formato virtual, a programação completa já pode ser vista no canal do YouTube do CTC: https://www.youtube.com/channel/UCHXuBLW48CX_YQ5-ptBhmqQ. Em resposta à receptividade do evento, o Prof. Márcio Carvalho, vice-decano de Pós-graduação do CTC/PUC-Rio já confirmou que está garantida a edição de 2022, com a esperança de que seja no formato presencial: “Queremos integrar ainda mais os alunos e fazer com que participem da organização de todas as fases do evento”.  

Nesta primeira edição, cerca de 30% dos alunos eram de graduação e 10% de outras instituições como CEFET, UERJ, UFF e UFRJ, “confirmando o interesse em busca das oportunidades que uma pós-graduação pode oferecer”, reforçou Carvalho. Ele ressaltou ainda que o evento foi organizado para “estabelecer uma melhor integração entre os professores, alunos, as linhas de pesquisa dos 12 programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio, sendo dez acadêmicos e dois profissionais, com o objetivo de também desenvolver estudos interdisciplinares com maior impacto”. 

Entre as atrações, a palestra sobre o Projeto Sirius, nova fonte de luz síncrotron brasileira, ministrada pelo convidado externo Prof. José Roque, diretor do CNPEM, tinha duração prevista de 45 minutos, mas se estendeu por três horas. Já a mesa redonda “Desafios de um Aluno de Pós-Graduação - Entrei na Pós. E Agora?” estimulou, ainda mais, a interatividade do público, com boa participação dos alunos presentes. 

“No cenário que estamos vivendo no Brasil, de carência aguda de recursos para a ciência, temos que trabalhar de forma sinérgica, com interação e colaboração para nos conhecermos melhor. Queremos que os alunos participem dos debates e que esta seja uma oportunidade de sentirmos o que precisam, o que desejam, para atender às suas expectativas”, evidenciou o Prof. Sidnei Paciornik, Decano do CTC/PUC-Rio. 

Para mais informações sobre a Semana de Pós-graduação do CTC/PUC-Rio 2021, acesse: https://semanapos.ctc.puc-rio.br/.  

Friday, June 25, 2021
Carregando