Simon Griffiths integra equipe que, pela 1ª vez, reduziu limite máximo do Teorema de Ramsey

Simon Griffiths integra equipe que, pela 1ª vez, reduziu limite máximo do Teorema de Ramsey 

Professor do CTC/PUC-Rio desempenhou papel fundamental no avanço histórico do Teorema 

 

Após 88 anos, Simon Griffiths, professor do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), está entre os matemáticos que conseguiram um inédito avanço no ‘’limite superior’’ do Teorema de Ramsey, melhorando a cota por um fator exponencial. Em conjunto com o recém-doutor Marcelo Campos (IMPA), seu orientador Robert Morris (IMPA) e Julian Sahasrabudhe (Universidade de Cambridge, Inglaterra), os matemáticos chegaram a uma abordagem responsável pelo feito histórico. 

 

De forma simplificada, o Teorema de Ramsey, que faz parte da área da combinatória, busca encontrar regularidades dentro de uma estrutura larga e caótica. Ele foi formulado pelo britânico Frank Plumpton Ramsey em 1928. Enquanto sua motivação tinha mais a ver com um problema de lógica, o teorema foi fundamental no desenvolvimento na área matemática da combinatória extremal. 

 

Desde 1935, apesar de grandes avanços na área em geral, as melhorias na cota superior deste problema foram relativamente pequenas, fato que o grupo de pesquisadores mudou após chegarem a um novo algoritmo capaz de ‘’melhorar’’ o Teorema. O matemático britânico Timothy Gowers, ganhador da Medalha Fields em 1998, reconheceu em sua conta no Twitter que o Teorema possa ser hoje o principal problema em aberto na combinatória extrema. 

 

Simon se diz extremamente feliz e orgulhoso pela equipe que trabalha em conjunto desde 2018: ‘’Nossa equipe é a primeira que consegue um avanço exponencial no problema. Durante o processo, gosto muito de ver quais são as intuições mais importantes e que acabarão levando à uma conclusão satisfatória.’’  

sexta-feira, 2 de junho de 2023
Carregando