Seguindo a tradição, estudantes conquistaram ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

Um ouro, duas pratas, dois bronzes e uma menção honrosa. Este foi o saldo da participação de cinco alunos do Departamento de Matemática e um do curso de Engenharia de Computação do CTC/PUC-Rio na 43a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição, realizada pela primeira vez em formato digital, aconteceu em março e os resultados foram divulgados na semana passada. A medalha de ouro foi conquistada por George Lucas Diniz Alencar, do Departamento de Matemática, que, pela terceira vez como aluno PUC-Rio, ficou entre os primeiros lugares. Com mais de 20 medalhas conquistadas em olimpíadas e campeonatos, George Lucas já pensa nos próximos passos: “Esse é o meu último ano na PUC-Rio e sou grato pelo que aprendi aqui e do incentivo que recebi para me tornar um competidor cada vez melhor a cada OBM ou torneio internacional. Como depois de formado, não poderei mais participar das olimpíadas universitárias, pretendo seguir na área da pesquisa, aplicando os conceitos adotados na forma de solucionar os problemas apresentados nas olimpíadas de matemática”, diz ele.

Outros dois alunos, também do Departamento de Matemática, Miguel dos Anjos Batista e João Marcelo Ribeiro Monteiro de Carvalho, conquistaram a prata. As de bronze foram de Arthur Moreira Martins Vieira e Maria Clara Werneck. Vale ressaltar ainda que Maria Clara também foi destaque na 11th European' Girls Mathematical Olympiad (EGMO), sendo vice-líder da equipe brasileira no torneio, que ganhou três medalhas de bronze. E Breno Azevedo Marot, aluno de Engenharia de Computação, recebeu uma menção honrosa por sua participação na competição.

Nesse ano, a Olimpíada Brasileira de Matemática contou com a participação de mais de mil jovens dos ensinos fundamental, médio e superior. Todos os participantes premiados terão a oportunidade de concorrer a vagas nas equipes olímpicas para representar no Brasil em competições internacionais.

terça-feira, 3 de maio de 2022