RioBotz conquista três pódios duplos na Rio Innovation Week

RioBotz conquista três pódios duplos na Rio Innovation Week

Regulamento da competição permite a inscrição de mais de um robô por equipe

 

A RioBotz continua colecionando ótimos resultados no ano do seu 21º aniversário. Dessa vez, o time de robótica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio conquistou diversos pódios duplos nas categorias de combate da RIW Robotics Challenge, evento realizado dentro da Rio Innovation Week, que aconteceu entre os dias 13 e 16 de agosto, no Pier Mauá, na capital fluminense. A competição reuniu 25 times estudantis de universidades como UFRJ, UERJ, UFF, IFF, CEFET/RJ, UFJF e Mackenzie/SP. 

O primeiro título veio na categoria de combate Fairyweight (150g), com o Pico Maloney, campeão invicto, após enfrentar na final o robô Gesonel, da UERJ. O pódio duplo para a RioBotz foi com o robô Pico Titan, que conquistou o bronze na mesma. Outro ouro invicto foi adquirido pelo Micro Maloney, na categoria Antweight (454g), disputando a final com seu companheiro de equipe Micro Touro, que ficou com a prata. Isso foi possível, pois cada time pode ter mais de um robô inscrito. 

Após derrotar na semifinal o robô lança-chamas Xangô da UFRJ, Mini Maloney venceu a final contra seu parceiro Mini Touro em uma luta muito disputada, trazendo o terceiro pódio duplo para o CTC/PUC-Rio, na categoria de combate mais pesada do evento, a Beetleweight (1,3kg). 

Vale ressaltar que, recentemente, o grupo foi renovado com a integração de novos alunos. Ainda assim, a manutenção de boas disputas e bons resultados foi celebrada pelo coordenador da RioBotz, o que confirma a consolidação do projeto. 

"Nossa equipe foi renovada recentemente, o que traz um grande desafio na transmissão de conhecimentos e manutenção do controle de qualidade dos robôs. A curva de aprendizagem em eventos como esse é muito acentuada, pois os alunos precisam desempenhar muito bem suas funções sob a pressão dos curtos pitstops para serem competitivos", destaca o coordenador Prof. Marco Antonio Meggiolaro, do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Carregando