PUC-Rio é a única universidade brasileira a oferecer a seus alunos e pesquisadores o MATLAB

Cerca de seis mil alunos e pesquisadores já estão sendo beneficiados com a inovação, que está alinhada às necessidades de um mercado que exige cada vez mais este tipo de formação, em empresas e indústrias dos mais variados fins

Cerca de seis mil alunos e pesquisadores das áreas de exatas e finanças da PUC-Rio têm à sua disposição, a partir deste mês de novembro, o que há de mais avançado no mercado em termos de análise de dados, simulação e modelagem: o MATLAB®, da Mathworks, representada no Brasil pela Opencadd. A universidade é a primeira do Brasil a oferecer a licença TAH do MATLAB®, o que possibilita uma formação cada vez mais exigida pelo mercado de trabalho. O uso desta linguagem de computação numérica auxilia diretamente na criação de modelos matemáticos, no cálculo de projetos complexos, no desenvolvimento de protótipos, na programação de dispositivos, na modelagem de sistemas e no uso de ferramentas de simulação.

“As grandes empresas, como a Google, por exemplo, dão preferência aos profissionais que já sabem usar o MATLAB®. Estamos alinhados com essa demanda e nossos alunos só têm a ganhar em desenvolvimento, conhecimento e competitividade ao adotarem o MATLAB®no seu dia a dia”, comemora Luiz Fernando Martha, coordenador setorial de Graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), ressaltando que o programa está presente nas indústrias automotiva, aeronáutica, de eletrodomésticos, computadores, serviços financeiros, aparelhos celulares, eletrônicos e até mesmo em projetos espaciais.

Ao modernizar os processos através de sua avançada tecnologia, o MATLAB® torna as soluções científicas e de engenharia muito mais rápidas e eficientes, já que todas podem ser testadas, validadas e implantadas. O MATLAB® pode ser aplicado em simulações de qualquer processo de engenharia (todas as áreas), matemática, física, química, economia, design e biologia, incluindo sistemas de controle, processamento de sinais e comunicações, processamento de imagens e visão computacional, testes e medições, finança computacional e biologia computacional.

O programa já está disponível nos laboratórios da universidade e pode ser baixado para usar em casa, sendo acessível também via smartphone com o MATLAB® Mobile. Ao todo, a licença PUC-Rio contempla 28 módulos adicionais (toolboxes), além de suporte técnico e cursos online disponíveis via MATLAB Academy, entre outras vantagens. O MATLAB® é utilizado por cerca de cinco mil universidades no mundo e, entre as instituições presentes no Top 25 da Times Higher Education, 96% usam a licença MATLAB® do mesmo tipo que a PUC-Rio está agora adquirindo: a licença Total Academic Headcount (TAH).

Tels: (21) 9 9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação Integrada)

quarta-feira, 23 de novembro de 2016