Prova Desafios 2023: inscrições abertas para bolsa integral nos cursos de Química, Física e Matemática

As inscrições vão até 28 de novembro e, para participar, é preciso ter se inscrito no Vestibular da PUC-Rio

Uma bolsa integral para cursar graduação em Matemática, Física ou Química no Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é o sonho de muitos candidatos. Essa é a proposta da "Provas Desafios 2023", cujo pré-requisito é ter se inscrito no Vestibular da PUC-Rio. Cada curso terá uma prova em dezembro e as bolsas serão concedidas aos dois primeiros colocados de cada graduação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 28 de novembro pelo site https://www.puc-rio.br/desafios/. As provas serão realizadas em dias e modelos diferentes de acordo com a disciplina escolhida:

Prova Desafios Física – 03/12, das 9h às 13h (prova presencial na PUC)

Prova Desafios Matemática – 11/12, das 9h às 13h (prova presencial na PUC)

Prova Desafios Química –

1ª Etapa: 07/12, duração de 2h no prazo das 13h às 18h (prova online)

2ª Etapa: 12/12, entrevista com horário marcado entre 14h e 17h (online)

Os exames seguem o mesmo padrão adotado nas olimpíadas nacionais, com exercícios desafiadores e dinâmicos. Eles buscam descobrir e aperfeiçoar jovens talentos vindos do Ensino Médio em cada uma das disciplinas, com elevado potencial: competitivos, estudiosos e dispostos a enfrentar — e se destacar — em uma das três exigentes carreiras.

Desde 2007, cerca de 75 alunos de todo Brasil já receberam bolsa com as Provas Desafios. Além das bolsas integrais, os vencedores das Provas Desafios 2023 poderão receber benefícios adicionais — dependendo do desempenho acadêmico — como bolsas decorrentes de convênios com a iniciativa privada e projetos de Iniciação Científica. Cada curso dispõe ainda de uma bolsa integral adicional para medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Física, Matemática e Química.

sexta-feira, 21 de outubro de 2022