Projetos focados em energia eólica disputam competição internacional Universities for SDG13

Duas equipes do CTC/PUC-Rio passam para a segunda fase da Universities for SDG13, competição internacional da ONU em parceria com a Siemens Gamesa 

 

PUC-Rio foi a única universidade brasileira convidada a participar da primeira edição da competição. Projetos estão na fase de mentoria com profissionais da empresa e professores da Universidade  

 

Dois projetos do CTC/PUC-Rio foram selecionados para participar da primeira edição da competição “Universidades para o Objetivo 13: Prêmio Siemens Gamesa (Universities for SDG 13)” e já estão na segunda fase, a de mentoria, na qual recebem apoio de profissionais da Siemens Gamesa e professores do CTC/PUC-Rio. Esta fase de mentoria segue até julho, quando os dois projetos serão apresentados ao júri da competição, que definirá os cinco finalistas que disputarão o prêmio mundial.

O enfoque do concurso é o desenvolvimento de soluções inovadoras para a transição energética e sustentabilidade ambiental, conforme as exigências da Meta de Desenvolvimento Sustentável n° 13 da ONU: ação climática. A PUC-Rio foi a única universidade do Brasil convidada pelo programa Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN - Sustainable Development Solutions Network) para representar o país na competição.

Projeto 1 - Desenvolvimento de uma Ferramenta de Apoio ao Licenciamento de Usinas Eólicas Offshore usando o Conceito de Análise de Ciclo de Vida (LCA)

O primeiro projeto submetido à avaliação da SDSN e Siemens Gamesa foi concebido por uma equipe formada por cinco alunos: dois de Doutorado em Engenharia Civil, um de Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade e dois de graduação em Engenharia Ambiental. Com o tema “Desenvolvimento de uma Ferramenta de Apoio ao Licenciamento de Usinas Eólicas Offshore usando o Conceito de Análise de Ciclo de Vida (LCA)”, o projeto consiste na criação de uma ferramenta digital que facilita a análise estratégica dos potenciais impactos ambientais da instalação, operação e descomissionamento de usinas eólicas offshore no Brasil, além da avaliação dos impactos da operação para as mudanças climáticas. Essa avaliação é exigida pelo IBAMA durante a fase de licenciamento das usinas e tem gerado muitas dificuldades para empreendedores do setor por ser uma nova tipologia.

Outro fator importante é que essa base regulatória e legal do licenciamento via IBAMA virou lei apenas esse ano (decreto nº 10.946 de janeiro de 2022), portanto, o mercado ainda não está familiarizado com os detalhes do processo e as respectivas exigências. A ferramenta do Projeto 1 propõe apoiar os pedidos de licenciamento em relação a essas exigências, reunindo detalhes da operação e submetendo indicadores confiáveis, mecanismos de comparação, em conformidade com a lei, e analisando aspectos como logística, infraestrutura e ciclo de vida dos equipamentos. Além disso, a ferramenta permite a identificação de gargalos e oportunidades para a indústria local, subsidiando a tomada de decisões estratégicas.

“Nossa ferramenta se revela inovadora, pois realiza a avaliação de um empreendimento do berço-ao-túmulo, ou seja: observa um empreendimento para geração de energia limpa/renovável, de baixo carbono, não somente pela perspectiva da capacidade instalada de geração de energia, mas também pela perspectiva do ciclo de vida de toda a cadeia produtiva envolvida”, explica Melissa Casacchi, da equipe e doutoranda em Engenharia Civil.

Alunos participantes:

Patricia B. Soares de Araujo – Engenharia Civil (Doutorado)

Melissa Casacchi Antunes – Engenharia Civil (Doutorado)

Roberto Newton Carneiro – Ciência das Sustentabilidade (Mestrado Profissional)

Rebecca Christina Downey – Engenharia Ambiental (Graduação)

Guilherme Altino F C de Araujo – Engenharia Ambiental (Graduação)

Professores orientadores:

José Tavares Araruna Júnior e Raquel Quadros Velloso – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Renato da Silva Carreira – Departamento de Química

 

Projeto 2 - Uso de Potencial Eólico para Promover alavancagem econômica em locais Subdesenvolvido

O segundo projeto foi criado por sete alunos do CTC/PUC-Rio das graduações em Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental. Com o tema “Uso de Potencial Eólico para Promover alavancagem econômica em locais Subdesenvolvido”, ela consiste na criação de uma ferramenta que ajuda a prever como comunidades locais podem ser beneficiadas por projetos de energia eólica.  Como muitas opções do mercado, ela faz a avaliação técnica da viabilidade do projeto e inova ao adicionar uma projeção de como o lucro gerado pode ser convertido em renda para as famílias locais, melhorias no PIB e desenvolvimento do IDH da região em que o projeto for implementado.

O Brasil ocupa o sétimo lugar no Ranking de Capacidade Eólica Instalada, com 18,3 GW instalados no território. A região Nordeste concentra 88,4% da capacidade total. Por outro lado, de acordo com o IBGE, o Nordeste também abriga 47,9% de todas as pessoas abaixo da linha da pobreza no país. Essa discrepância inspirou a equipe do projeto a buscar soluções para problemas sociais no setor de energia renovável. A ferramenta tem potencial para ser utilizada em todas as regiões do Brasil e, após mais desenvolvimento, em outras regiões mundo afora.

“Contamos com a valiosa contribuição e expertise do FROG (Forecasting and Resource Optimization Group), um dos grupos de pesquisa do Departamento de Engenharia Industrial do CTC e que forneceu o conhecimento técnico e teórico que viabilizou a elaboração da proposta”, revela a Profª Paula Maçaira, que faz parte do corpo docente que orienta os alunos do projeto. O foco do FROG é o desenvolvimento de metodologias de modelagem, previsão e simulação usando técnicas estatísticas e de aprendizagem de máquina (machine learning).

Alunos participantes:

Gustavo de Andrade Melo - Engenharia de Produção (Mestrado)

Júlia Brandão Calixto - Engenharia de Produção (Graduação)

Laura Bandeira de Mello - Engenharia Mecânica (Graduação)

Marcos Cavalcanti - Engenharia de Produção (Graduação)

Maria Vitória Rocha Gomes - Engenharia Ambiental (Graduação)

Rafael Couto - Engenharia de Produção (Mestrado)

Raphael Domingues de Lacerda Bittencourt - Engenharia de Produção (Graduação)

Professores orientadores (todos do Departamento de Engenharia Industrial, que oferece o curso de Engenharia de Produção):

Fernando Luiz Cyrino Oliveira

Luciana Pessoa

Paula Medina Maçaira Louro

Rafael Martinelli Pinto

 

Segunda fase conta com mentoria da Siemens Gamesa e com professores do CTC/PUC-Rio

Nesta fase de mentoria, os especialistas da empresa hispano-alemã Siemens Gamesa orientam o grupo sobre a melhor forma de comunicar os projetos, geram compreensão acerca do valor agregado, fornecem conhecimento do mercado, mediam entrevistas com outros profissionais envolvidos na área e ajudam na verificação da aplicabilidade das soluções. Já os docentes, auxiliam na orientação e consolidação da metodologia, delineiam a aplicação, incorporam questões técnicas e consolidam as estratégias para a competição.

O projeto 1 está recebendo apoio de dois representantes da Siemens Gamesa, um baseado em São Paulo e outro na Alemanha, em paralelo com a mentoria dos professores José Araruna e Raquel Velloso, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, e Renato Carreira, do Departamento de Química.

Gustavo Mello, do projeto 2 e mestrando em Engenharia de Produção, comenta sobre esta fase da mentoria: "A equipe está se reunindo com os mentores frequentemente para apresentar os avanços obtidos na proposta do projeto, discutir pontos de melhorias e esclarecer dúvidas. Dessa forma, a experiência da mentoria tem sido bastante enriquecedora. Os especialistas contribuem com suas opiniões e sugestões, trazendo, muitas vezes, pesquisas, reportagens e outros materiais com o intuito de nos auxiliar no aprimoramento da proposta e na construção de uma boa base argumentativa para a defesa do projeto."

Vencedor será anunciado em setembro

Após essa fase de mentoria, cinco projetos finalistas serão escolhidos entre os concorrentes, que incluem, além da PUC-Rio, instituições internacionais como Universidade Tsinghua (China), Universidade Estadual do Arizona (Estados Unidos), Universidade de Göttingen (Alemanha) e Universidade de Pretoria (África do Sul).  

Os finalistas serão refinados através de mais rodadas de mentoria até estarem prontos para a avaliação final. A equipe vencedora será anunciada em setembro, durante a Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável (International Conference on Sustainable Development - ICSD), em Nova Iorque, e receberá o prêmio de 10 mil euros para o desenvolvimento e implementação do projeto, com assistência e monitoramento da SIEMENS.

A SIEMENS Gamesa é uma empresa hispano-alemã de tecnologia sustentável especializada em engenharia eólica. Ela domina todas as etapas do setor: pesquisa, fabricação e manutenção de equipamentos, e já instalou mais de 120 GW de capacidade eólica em noventa países diferentes. A SDSN, por sua vez, é uma iniciativa da ONU para promover colaboração científica mundial rumo ao cumprimento das Metas de Desenvolvimento Sustentáveis (SDGs – tradução livre). Entre elas está a SDG13 – ação climática, que serviu de ponto de partida para o concurso. A instituição sem fins lucrativos monitora 47 redes de colaboração entre 1600 polos de pesquisa espalhados por 137 países.

quinta-feira, 30 de junho de 2022
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