Projeto Integrado: apresentações dos alunos encerraram o semestre da disciplina do Ciclo Básico, que se antecipa à reforma curricular das engenharias

Oito turmas do primeiro período do Ciclo Básico, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), concluíram o semestre da nova disciplina “Projeto Integrado”, com a apresentação de soluções inovadoras para a construção de residências e cidades sustentáveis. O Ciclo Básico é o primeiro ciclo dentro da estrutura curricular dos cursos de graduação do CTC/PUC-Rio, concentrando as disciplinas comuns a todos os seus cursos de Graduação das áreas de exatas e ciências básicas. As propostas apresentadas pelos cerca de 240 alunos — no LIENG, Decanato do CTC e salas de aula da Universidade nos dias 05, 07 e 11 de julho — foram o resultado de três meses de aplicação da metodologia PBL - Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos) – o carro chefe da reforma curricular das engenharias, que entra em vigor em janeiro de 2023.

Durante as apresentações, os estudantes trouxeram soluções inovadoras dentro de suas respectivas temáticas e fundamentaram suas ideias com maquetes e protótipos, cálculos estruturais, orçamentos, análises de viabilidade do terreno, demonstrações de software, estudos de impacto social e avaliações de sustentabilidade.

Veja abaixo o tema escolhido e professores responsáveis por cada uma das turmas de Projeto Integrado 2022.1:

  • Profa. Ana Rosa Martins: Processos Químicos Sustentáveis, Biorrefinarias
  • André Fregolente: Projetos de empreendimentos em Economia Circular
  • João Ricardo Nunes: Hackeando um fogão elétrico - automatização e sensores embarcados num fogão inteligente
  • Jan Krueger: Ambientes Inteligentes - microcontroladores e servomecanismos utilizados para automatização doméstica (foco em acessibilidade e sustentabilidade)
  • Luis Fernando Paullo: Soluções de mobilidade, acessibilidade e impacto Social em Comunidades (trens, teleféricos e planos inclinados para melhorar a circulação em comunidades da cidade)
  • Lincoln Bastos: Óculos Inteligente para Cegos - sensores embarcados, plano de negócios e perspectivas futuras em acessibilidade
  • Profa. Ana Cristina Malheiros: Campus Sustentável - intervenções para o Restaurante do Campus, tratamento de água, fontes alternativas de energia, aproveitamento de resíduos.
  • Adrian Giassone: Casa autossuficiente - fontes alternativas de energia, armazenamento de energia e automatização em uma casa "offgrid"

O Projeto Integrado é a evolução da disciplina Introdução à Engenharia, do Ciclo Básico.  Ao priorizar a metodologia PBL, os alunos têm a oportunidade de aplicar teoria em desafios práticos, desenvolver o trabalho em equipe, lidar com a multidisciplinaridade, aprender estratégias de pitching e se familiarizar com as demandas do mercado. A proposta foi se antecipar às novas práticas que serão adotadas com a reforma curricular das Engenharias: “Esse novo formato da disciplina está em processo contínuo de implementação e será o destaque do novo currículo das engenharias que entrará em vigor no ano que vem. Ela fará parte dos quatro períodos do Ciclo Básico e se estenderá ao longo do Ciclo Profissional”, explica o coordenador da disciplina Prof. Wilson Reis.

“A PUC tem muito a ganhar com esse tipo de disciplina prática, pois ajuda os alunos na escolha da engenharia que querem seguir ao final do Ciclo Básico”, declarou o Prof. Carlos Hall, do Programa de Pós-graduação em Metrologia, que fez parte da banca de avaliação dos trabalhos. Entre os alunos, a experiência adquirida no Projeto Integrado também é reconhecida: “Para quem está entrando na engenharia agora, essa matéria é um grande incentivo, porque já começamos botando a mão na massa em tudo. A gente vê software, a gente vê hardware e a pessoa já tem uma ideia de como vai trabalhar no futuro”, elogia Enzo Gomes, aluno do primeiro período do Ciclo Básico e que fez parte de uma das turmas desse semestre.

quinta-feira, 21 de julho de 2022
Carregando