Professora Emérita do Departamento de Química se destaca em ranking mundial de cientistas

Professora do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio de 1974 a 2014 e atualmente uma das Eméritas do CTC/PUC-Rio, Angela Wagener está entre as brasileiras citadas na imagem da Árvore da Vida Acadêmica, divulgada no twitter do Prof. Helder Nakaya, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - https://twitter.com/helder_nakaya/status/1432731794491723779. Para produzir a ilustração, Nakaya baseou-se nos dados disponíveis na Plataforma Lattes e Acácia, a Genealogia Acadêmica do Brasil, que foram compilados pelo grupo do pesquisador Jesús P. Mena-Chalco, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Com mestrado e doutorado em Química pela PUC-Rio, pós-doutorado na THAachen, na Alemanha, e no Scripps Institution of Oceanography, nos Estados Unidos, a professora Angela Wagener tem mais de uma centena de trabalhos publicados e faz consultoria científica para vários órgãos de fomento, instituições governamentais, ONGs nacionais e internacionais e empresas do setor de petróleo, mineração e meio ambiente. Angela também é membro da Academia Brasileira de Ciências e coordenadora do Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais (LabMAM) da PUC-Rio.

Nakaya deixou claro que a lista de cientistas influentes é muito maior, mas a menção foi limitada para apenas 50 mulheres devido à capacidade de suporte do computador. Cerca de 32 mil pontos representam um cientista ou um aspirante a cientista: são os descendentes acadêmicos que foram orientados por um dos professores inseridos na imagem. O professor também convidou estes descendentes a escreverem um depoimento no Wikipedia. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail helder.nakaya@einstein.br.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021