Professor integra o grupo de cinco docentes do Departamento de Matemática da PUC-Rio membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

O ano de 2021 termina com a boa notícia da eleição do Prof. Simon Griffiths, do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), como Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências da Matemática. Griffiths foi eleito para o período de 2021 a 2025 e passa a fazer parte da mais renomada comunidade científica brasileira. A eleição é anual e só concorrem nomes indicados pelos Membros Titulares da ABC.  A posse será associada a um simpósio científico realizado na Região Sudeste, quando o professor poderá apresentar suas pesquisas.

Como professor da PUC-Rio, Griffiths dá aula de Matemática Discreta, na graduação, e, na pós-graduação, orienta quatro alunos, um de doutorado e três de mestrado. Com sua eleição, torna-se o quinto professor do Departamento de Matemática do CTC a conquistar o título de membro da ABC. Dentre os 16 professores, Lorenzo Díaz e Carlos Tomei são Titulares e Edgard Pimentel e Boyan Sirakov são Afiliados como Griffiths.

“Foi uma surpresa, eu não estava esperando. Com certeza, em qualquer momento em que seu trabalho é reconhecido, você se sente muito grato. O título é para pesquisadores mais jovens e é um estímulo do que mais posso fazer na minha área, contribuir com a ABC e pensar em fronteiras além da Universidade e do meu curso no futuro”, declara Simon.

O professor de 38 anos, cursou quatro pós-docs, um deles no IMPA, em 2010, quando veio pela primeira vez ao Brasil.  Griffiths fez os outros três na Universidade de Montreal (Canadá), na McGill University (Canadá) e na Universidade de Oxford (Inglaterra), antes de começar na PUC, em 2016. “Eu estou muito feliz aqui, gosto muito do Brasil. Já me estabeleci por aqui, formei família e estou pensando no longo prazo. Aprender português foi difícil no início, mas a imersão na cultura e na vida da cidade ajudou muito. Mesmo assim, nunca vou perder esse meu sotaque inglês”, brinca o professor.

Em sua trajetória de estudos, Griffiths trabalhou com outro eleito Membro Titular da ABC este ano, o Prof. Robert Morris, do IMPA, com quem fez pós-doc. Em 2018, ambos, em parceria com os matemáticos Peter Allen, Julia Böttcher e Yoshiharu Kohayakawa, venceram o prestigiado Prêmio Fulkerson, pelo estudo “The chromatic thresholds of graphs”. O prêmio é patrocinado pela Mathematical Programming Society (MPS) e pela American Mathematical Society (AMS). “É sempre importante para o matemático ter muitos colaboradores, é a maneira mais eficiente e agradável de estimular ideias”, reforça Griffiths, cujas pesquisas estão na fronteira das áreas de combinatória e probabilidade.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021