Professor Emérito, José Eugênio Leal lança livro sobre Sistema de Transporte no Brasil

Evento será realizado em 24 de maio (sexta-feira), às 17h, no Espaço Francisco - Casa de Inovação

No dia 24 de maio (sexta-feira), às 17h, o Espaço Francisco - Casa de Inovação abre as portas para a cerimônia de lançamento do livro Sistemas de Transporte de Carga do Brasil - Uma visão Abrangente, de José Eugênio Leal, professor Emérito da PUC-Rio e renomado pesquisador do CNPq. Através de um olhar abrangente, o autor compartilha o conhecimento adquirido tanto em sala de aula quanto em sua prática profissional, visando enriquecer o entendimento sobre os sistemas de transporte dentro da logística, com foco na realidade brasileira. A obra apresenta um grande volume de dados atualizados, indicando as fontes onde o leitor poderá completar as informações desejadas para cada modo de transporte, sendo de grande valor para estudantes, profissionais e acadêmicos da área.

Sobre o autor

José Eugenio Leal concluiu seu doutorado em 1980 na Technische Universität Berlin, com especialização em Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte e solidificou sua carreira como Professor da PUC-Rio, tendo seu trabalho reconhecido com o título de Professor Emérito da universidade.  Seu foco de pesquisa abrange temas como planejamento de transportes, tomada de decisão, logística, transporte de carga, e modelos de rede, contribuindo para o avanço do conhecimento e práticas na engenharia de transportes e logística. Participou de projeto liderado pela Universidade de Montreal que desenvolveu um software para o planejamento estratégico do sistema de transportes de carga no Brasil. Também esteve na coordenação de projeto realizado por uma rede de Universidades (COPPE, IME, UFSCAR, UFMS, UnB, UFES, coordenado pela PUC-Rio) que fez um diagnóstico do sistema logístico e de transportes do Corredor Centro-Oeste e propôs medidas para melhorar o desempenho do corredor em termos de tempos de viagem, custos e impactos ambientais.

Ao longo de sua carreira, José Eugenio Leal ocupou posições de liderança, como a presidência da ANPET e a coordenação setorial de pós-graduação do CTC-PUC-Rio por mais de uma década. Foi também um dos criadores e coordenador do mestrado profissional em logística da PUC-Rio e membro do Comitê assessor do CNPq por dois mandatos. Seu trabalho não se limitou ao ambiente acadêmico, estendendo-se a importantes comissões e conselhos, como o Comitê Gestor do Fundo Setorial de Transportes do MCT, onde atuou por três mandatos. Participou como membro de Comissão nomeada pelo Secretário de Transportes do Estado do Rio de janeiro para avalizar o Plano Diretor de Transportes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essas atividades sublinham seu papel influente na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento do setor de transportes no Brasil.

Serviço:

Lançamento do livro Sistemas de Transporte de Carga do Brasil - Uma visão Abrangente – José Eugênio Leal

Quando:24 de maio, das 17h às 19h

Onde: Espaço Francisco - Casa de Inovação

Rua Marquês de São Vicente, nº 225, Gávea – Rio de Janeiro (RJ)

terça-feira, 21 de maio de 2024