Professor do CTC/PUC-Rio é o único sul-americano nomeado para a diretoria do International Institute of Forecasters (IIF)

O professor do Departamento de Engenharia Industrial Fernando Cyrino acaba de ser nomeado para compor a diretoria do International Institute of Forecasters (IIF), com sede em Boston/EUA e a mais importante sociedade científica mundial na área de previsão. O anúncio foi feito no último dia 08 de abril no site da organização e sua gestão começa em maio. Com mais de dez anos de atuação na área de serieis temporais, Cyrino é atualmente o único sul-americano entre os membros da diretoria da instituição. 

O IIF é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1982, que tem como objetivo fomentar e divulgar pesquisas na área de previsões.

Cyrino se dedica há mais de dez anos no desenvolvimento de estudos na área de séries temporais, sendo inclusive o líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado 'Análise de Séries Temporais'. O professor produz pesquisas sobre estatística aplicada, forecastingdata analytics, pesquisa operacional, simulação e statistical learning.

Esta é a segunda vez que um professor do Departamento de Engenharia Industrial (DEI) do CTC/PUC-Rio faz parte do comitê do IIF. Em 2012, o Prof. Reinaldo Castro Souza foi o primeiro sul-americano eleito para o cargo de diretor do instituto, tendo sido reeleito e exercido o cargo até 2019. 

Além disso, desde 2017, a disciplina "Modelo de Previsão de Séries Temporais", do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção do DEI recebeu a chancela do  IIF, equiparando o curso do CTC/PUC-Rio ao de outras 13 universidades que já receberam o mesmo reconhecimento, tais como Oxford University (Inglaterra), The University of Sydney (Austrália), University of North Caroline, The George Washington University, Northwestern University (todas dos EUA), Université Paris/Ouest (França) e National Technical University of Athens (Grécia), entre outras. O método de previsão de séries temporais é essencial para tomada de decisões nos mais diversos ramos de negócios, pois, com o uso de análises estatísticas a partir de dados históricos do passado, ele permite previsões para o futuro. O método tem ampla aplicação nas áreas de energia, turismo, planejamento urbano, logística, entre tantos outras. 

"Para mim, é uma honra ter sido eleito para a diretoria do IIF. Eu comecei a frequentar os congressos da nossa comunidade científica em 2010, no primeiro ano do meu doutorado. Nessas oportunidades comecei a ter contato e conhecer os nomes que eu mais admirava, cujos trabalhos e livros eu lia. Hoje, ter alguns como colegas no IIF é realmente uma honra. Além disso, acredito que seja uma excelente oportunidade para alavancar a comunidade brasileira que atua na área de Séries Temporais e modelos de previsão que faz um trabalho de padrão internacional. Estou muito feliz com a indicação e espero trabalhar para fazer jus a esta oportubidade", revela o Prof. Fernando Cyrino. 

Wednesday, April 14, 2021
Carregando