Na cerimônia, o Prof. Luiz Carlos Scavarda, falecido ano passado, também foi homenageado com a mesma titulação

O professor Fernando Lázaro, do Departamento de Física, recebeu o título de Professor Emérito da PUC-Rio nesta segunda, dia 13 de junho, em cerimônia no auditório do RDC. Ele foi condecorado em reunião do Conselho Departamental do Centro Técnico Científico da PUC-Rio por dedicar mais de 40 anos de sua vida à pesquisa e ao ensino de física na PUC-Rio.

O Prof. Lázaro fez bacharelado (1978), mestrado (1981) e doutorado (1985) na Universidade, atuando como professor desde 1979 e assumindo o cargo de Diretor do Departamento de Física por duas vezes: de 2003 a 2008 e de 2016 a 2018.

Fora da instituição, o docente foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), co-editor e advisory editor da Europhysics Letters, publicação da European Physical Society, coordenador da Área de Física e Astronomia e membro do Conselho Superior da FAPERJ, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF), membro titular da Academia Brasileira de Ciências, coordenador da área de Astronomia e Física da CAPES. Foi pesquisador visitante na University of North Carolina e professor visitante nas Universidades de Trento de Verona e é coordenador do INCT Engenharia de Superfícies desde 2010.

O físico carioca se distinguiu por sua pesquisa na área da Física da Matéria Condensada Experimental, atuando principalmente no estudo de materiais de baixa dimensionalidade, como carbono nanoestruturado e dicalcogenetos de metais de transição (TMDs). Esses insumos são potencialmente revolucionários na produção de componentes eletrônicos, pois podem ser mais duráveis, sustentáveis e eficientes que as alternativas disponíveis no mercado.

Prof. Luiz Carlos Scavarda também foi homenageado

Na cerimônia, o CTC também homenageou o Prof. Luiz Carlos Scavarda, falecido em agosto do ano passado, com o título de Professor Emérito. Scavarda era reconhecido nacional e internacionalmente por suas contribuições à comunidade científica e ao ensino da engenharia. Entre muitos outros cargos na PUC-Rio, foi Decano do CTC entre 1993 e 1999.

sexta-feira, 17 de junho de 2022