Pesquisador de doenças neurodegenerativas, do Departamento de Química da PUC-Rio, é o primeiro cientista premiado com o Early Career Awards

Prof. Nicolás A. Rey recebe o Prêmio Early Career Award em sua primeira edição

Iniciativa é uma parceria da Sociedade Brasileira de Química (Divisão de Química Inorgânica) com a Royal Society of Chemistry

No dia 15 de setembro, o Prof. Nicolás A. Rey, do Departamento de Química do Centro Técnico Científico, se tornou o primeiro cientista a ser agraciado com o prêmio Early Career Award, da Sociedade Brasileira de Química (Divisão de Química Inorgânica) em parceria com a Royal Society of Chemistry. A entrega aconteceu durante o XX Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Rey, que também é Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ, foi reconhecido por seu trabalho no manejo bioinorgânico de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, Parkinson, doenças priônicas, etc.

Na premiação, o professor recebeu uma placa, agradeceu, ministrou uma palestra sobre o seu trabalho na área de Química Bioinorgânica e foi convidado a publicar um artigo científico na renomada revista Dalton Transactions, da Royal Society of Chemistry.

O coordenador do Laboratório de Síntese Orgânica e Química de Coordenação Aplicada a Sistemas Biológicos (@labsobio), venceu a primeira edição do prêmio dado a pesquisadores de até 45 anos, indicados pela comunidade científica. A seleção para o prêmio foi baseada em diversos critérios, como originalidade da linha de pesquisa, formação de alunos, impacto da produção cientifica do pesquisador e contribuição ao desenvolvimento da Química Inorgânica no Brasil. “Acabei de fazer 46 anos. Então, foi uma oportunidade única de conquistar esse prêmio, que reflete o reconhecimento dos meus colegas”, comemora o professor.

Na PUC-Rio desde 2009, Rey orienta atualmente dez alunos e já formou quase 20 na pós-graduação do Departamento de Química. Entre eles, está a doutora mais jovem do Brasil, Daphne Cukierman, que, em 2021, aos 26 anos, defendeu sua tese na área de Química medicinal para o desenvolvimento de um novo fármaco capaz de modificar a doença de Parkinson, que afeta cerca de 10 milhões de pessoas no mundo.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022