Pesquisa sobre comunicação entre máquinas para sistemas 5G vence o prêmio de Melhor Artigo no ISWCS 2021

O Prof. Rodrigo de Lamare e o pesquisador de pós-doutorado Roberto Brauer Di Renna, ambos do Centro de Telecomunicações da PUC-Rio (CETUC/PUC-Rio), foram os únicos premiados durante o 17th International Symposium on Wireless Communications Systems (ISWCS 2021), considerado um dos mais importantes na área e realizado em setembro deste ano. A pesquisa “Joint Activity Detection and Data Decoding for Grant-Free Massive MIMO Systems" venceu o prêmio de “Melhor Artigo” do simpósio, que contou com pesquisadores renomados do mundo todo. 

O trabalho propõe uma abordagem inovadora sobre a comunicação entre máquinas para sistemas 5G e futuros. A ideia é otimizar a troca de mensagens entre as funções de detecção e decodificação de mensagens no receptor. Por exemplo, as máquinas de cartão e dispositivos de IoT se beneficiarão dessa inovação. A proposta simplifica a recepção de informações que esses dispositivos precisam, diminuindo as chances de falha durante essa comunicação. Além disso, o método apresentado pode também ser aplicado na próxima geração da rede móvel, o 6G. 

“A técnica que desenvolvemos no artigo foi considerada significativamente melhor e por esse motivo levamos o prêmio. Esse reconhecimento vem coroar a brilhante tese de doutorado do Roberto Di Renna, que desenvolveu soluções inovadoras para a comunicação entre máquinas nas redes 5G e futuras. O trabalho concorreu com centenas de artigos escritos por especialistas de renome internacional e foi uma grata surpresa ter recebido o prêmio de melhor artigo em uma seleção tão competitiva", afirma o Prof. Rodrigo de Lamare.  

O ISWCS 2021 tem como proposta fomentar a troca e atualização das tecnologias e estudos sobre a área de sistemas de comunicação sem fio. Os pesquisadores e tecnólogos têm a oportunidade de participar de fóruns e painéis de discussão sobre o tema. O evento contou com o patrocínio do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a mais importante associação internacional de profissionais de engenharia elétrica e eletrônica. Esta premiação reforça o papel relevante do CETUC/PUC-Rio como um dos principais laboratórios brasileiros que desenvolve estudos sobre a tecnologia 5G, acumulando reconhecimentos internacionais ao longo dos anos.

Para ler o artigo, acesse https://ieeexplore.ieee.org/document/9562217

Thursday, November 18, 2021
Carregando