Pela 1ª vez na graduação, programa de inovação e capacitação terá a entrega de produtos homologados pela empresa. Inscrições até 19 de junho

O Departamento de Informática e a Americanas S.A. anunciaram no dia 01/06 o lançamento do Americanas Futuro Lab PUC-Rio, uma oportunidade única de aprendizado através de atuação direta no mercado da tecnologia. Até 19/06, estão abertas as inscrições para alunos de qualquer curso da PUC-Rio. Os selecionados terão acesso a um laboratório novo no campus, ao banco de dados da gigante do varejo, a uma imersão no método de Pesquisa e Desenvolvimento Ágil (Lean R&D) e todo o aprendizado irá contar com a colaboração de profissionais da empresa.

O Reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J, celebrou a iniciativa e brincou que deveriam mudar o nome de Americanas para Brasilianas: “Vocês têm uma forte identidade brasileira, estão em todo lugar, para todos os públicos”, disse o Reitor. E acrescentou: “Esta é uma parceria importante com o Departamento de Informática (DI), que tem prestado bons serviços à sociedade, promovendo uma formação de excelência e oportunidade de inserção dos alunos no mercado de trabalho”.

Para os estudantes, é uma chance sem precedentes de ingressar em um ambiente corporativo dentro da PUC-Rio para desenvolver projetos com aplicação imediata no mercado. “Isso é um dos diferenciais da parceria. O objetivo final é desenvolver produtos que ingressem, homologados, no negócio da empresa. É a primeira vez que oferecemos isso na graduação”, comentou o Prof. Helio Lopes, do DI.

Alunos como Aymee Pan, do curso de Ciência da Computação, celebram as portas que o Americanas Futuro Lab PUC-Rio pode abrir. “Dá um contato a mais com o mercado e seus requerimentos. É sempre bom ter uma perspectiva que vai além da esfera acadêmica”, comentou a estudante. Aymee também espera que o espaço traga inovações em termos representatividade: “Acredito que, quanto mais diverso o time, mais soluções diferentes ele pode trazer”.

Com DNA digital, cultura data driven e 4,6 bilhões de visitantes anuais, a holding brasileira enxerga a PUC-Rio como um espaço de ampliação de inovação. De acordo com João Guerra, Diretor da Americanas S.A., eles têm 4 petabytes de dados acumulados ao longo de suas operações e “precisam de braço e cérebro para entender tudo isso”.

Quarenta cérebros serão selecionados dentre os alunos da universidade: 30 de graduação, cinco de mestrado e cinco de doutorado. Todos receberão bolsa de pesquisa e os graduandos receberão bolsa de estudo de até 50% do valor da mensalidade. Eles serão divididos em equipes, chamadas internamente de squads, compostas por oito alunos, um docente especialista e três associados da Americanas S.A.. O trabalho será dividido em ciclos de pesquisa e desenvolvimento de seis meses, ao final dos quais cada squad deverá entregar um projeto dentro dos desafios definidos para cada semestre.

Para saber mais sobre a Americanas Futuro Lab PUC-Rio e se inscrever no programa, visite: https://www.afuturolab.inf.puc-rio.br/.

 

quarta-feira, 15 de junho de 2022
Carregando