“Minha Primeira Semana na PUC”: calouros do CTC conhecem o campus e as oportunidades da PUC-Rio

“Minha Primeira Semana na PUC”: calouros do CTC conhecem o campus e as oportunidades da PUC-Rio 

Iniciativa teve a participação de professores e veteranos. Estudantes participaram de palestras e gincanas durante nova etapa acadêmica  

Entre os dias 03 e 10 de março, os calouros do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) participaram da “Minha Primeira Semana PUC”. A ação é parte de uma iniciativa da Coordenação Central de Graduação para apresentar aos novos alunos a variedade dos programas desenvolvidos dentro da Universidade e as possibilidades acadêmicas e profissionais trazidas pela PUC-Rio. Veteranos de diversos cursos de graduação deram dicas de estudos e de organização e apresentaram as dependências da Universidade aos novos alunos. Os calouros foram divididos em grupos e participaram de uma gincana ao longo da semana. Os alunos vencedores receberam prêmios exclusivos, que foram entregues no último dia, após a contagem dos pontos acumulados nas atividades. 

No primeiro dia, os estudantes foram recepcionados por membros da coordenação do CTC/PUC-Rio no Ginásio da PUC-Rio. Na conversa, o Prof. Sidnei Paciornik, Decano do CTC, exaltou o campus arborizado da Universidade e destacou a excelência da PUC no ensino e capacitação profissional. “A PUC é um oásis. Estamos à beira da Floresta da Tijuca, com um campus preservado, que destaca a nossa agenda ambiental. Somos líderes em parceria com a indústria e, desde bem cedo, os alunos do CTC terão a chance de participar de equipes e grupos de pesquisa que trabalham no desenvolvimento de tecnologias para a aplicabilidade prática no mercado de trabalho”, disse o Decano.  

Já a coordenadora do Ciclo Básico, Débora Mondaini, comentou sobre as inovações e a versatilidade do currículo novo dos cursos de graduação. O Ciclo Básico concentra as disciplinas de essenciais e comuns aos cursos de Ciência da Computação, Engenharias, Física, Matemática e Química. “Em 2023.1, implementaremos um currículo atualizado. Disciplinas básicas e de capacitação profissional vão coexistir desde o primeiro período. Os alunos poderão aliar conhecimentos básicos a aspectos específicos das carreiras de exatas. Nossas disciplinas de primeiro período já acontecem em laboratórios e também abordam temas de empreendedorismo e trabalho em equipe”, afirmou Débora.  

Após a cerimônia no ginásio, os calouros foram apresentados ao ambiente de aprendizagem online (EAD-PUC-Rio). Os alunos-guia (veteranos) ajudaram com o cadastro e deram dicas básicas de como usar a plataforma. Em seguida, os calouros foram recebidos pelo reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., no pilotis do Edifício da Amizade. A recepção de calouros contou, em seguida, com apresentações musicais do Coral da PUC-Rio e da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. 

Durante a semana, os novos alunos participaram de palestras e workshops de diversos setores que apresentaram aos conhecimentos-chave para o início da vida universitária. A equipe do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) apresentou o serviço de assistência psicopedagógica para os alunos do CTC. A psicóloga Dandara Silva salientou a importância do espaço como local de acolhimento para os estudantes e deu dicas de como se organizar durante as semanas de provas. “Nossa equipe do SOU trabalha e está sempre disponível para os alunos do CTC/PUC-Rio. Queremos contribuir para uma experiência universitária completa, por isso, não só prestamos atendimento psicopedagógico, mas também ajudamos na elaboração de planejamentos de estudo e na escolha dos rumos profissionais e acadêmicos ofertados pela PUC”, disse Dandara. 

A Feira de Oportunidades, montada no pilotis do Edifício Cardeal Leme, exibiu os grupos de pesquisa e desenvolvimento da PUC-Rio. A intenção da iniciativa foi fomentar o interesse dos novos alunos para que possam conhecer quais caminho traçar durante a graduação. No espaço, membros da Empresa Júnior, RioBotz, Prisma Game Lab, Baja Reptiles, Pegasus etc. conversaram com calouros e apresentaram parte de suas atividades. O estudante de Engenharia de Produção, João Felipe Fernandes, de 17 anos, contou que o passeio na feira foi fundamental para descobrir sua área de interesse no ambiente universitário. “Gosto muito de mercado financeiro e o trabalho da Empresa Júnior me interessou muito, pois lida diretamente com demandas das empresas brasileiras. Já estou pensando em me inscrever no próximo processo seletivo para iniciar um estágio. Em toda a ‘Minha Primeira semana PUC’, tudo foi explicado com muita clareza e as palestras nos apresentaram ferramentas que a Universidade nos oferece para atingirmos nosso objetivo final”, comentou o jovem.  

Calouros conversam com veteranos na Feira de Oportunidades

A Palestra de Segurança, ensinou métodos básicos de proteção e primeiros-socorros a serem seguidos nas dependências da Universidade. Os palestrantes destacaram a importância de utilizar equipamentos de proteção nos laboratórios para evitar acidentes e ensinaram aos calouros o manejo de extintores de incêndio.  

Calouros aprendem medidas de segurança da PUC-Rio

Durante a semana, os calouros também entraram em contato com a Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), órgão responsável pelos intercâmbios acadêmicos. No prédio do Instituto Tecgraf, os alunos conheceram a sede da Apple Developer Academy, programa de inovação da empresa de tecnologia americana sediado na PUC-Rio. Além disso, conheceram a sede do ECOA PUC-Rio, plataforma de educação digital que reúne conhecimento multidisciplinar, transmissões ao vivo e oferece conteúdos gratuitos no estilo das plataformas de streaming. 

Palestra da Apple Academy no prédio do Instituto Tecgraf

No último dia, os calouros foram novamente reunidos no ginásio para o encerramento da “Minha Primeira Semana PUC”. No espaço, os novos alunos participaram junto com os professores de atividades que somavam pontos para a gincana. Enquanto participavam das competições, os alunos também confraternizaram o encerramento da cerimônia em um lanche coletivo com a participação de todos os calouros do CTC. Cada integrante da equipe vencedora recebeu cupons de Ifood no valor de R$ 50,00 e um par de fones sem fio. Os três primeiros colocados por desempenho individual ganharam vouchers de desconto para compras na loja de materiais escolares da PUC-Rio, uma semana de almoço grátis no restaurante Na Medida e troféus feitos em uma impressora 3D.  

Pódio de vencedores da gincana

sexta-feira, 17 de março de 2023
Carregando