Luiz Henrique de Figueiredo, Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes criaram a linguagem de programação Lua há 29 anos

Criadores da linguagem de programação Lua são homenageados pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro com Medalhas Pedro Ernesto

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação promoveu evento no Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio no Dia do Programador, 13 de setembro

Em 1993, três jovens que trabalhavam no Instituto Tecgraf, do Departamento de Informática (DI) do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio  — Roberto Ierusalimschy (tinha 33 anos, era professor/pesquisador do DI na época, onde atua até hoje), Luiz Henrique de Figueiredo (tinha 31 anos, era pós-doutorando no IMPA, onde trabalha hoje como pesquisador) e Waldemar Celes (tinha 29 anos, era doutorando no DI na época e é professor/pesquisador do DI hoje) — resolveram criar a linguagem de programação Lua. Nessas quase três décadas, Lua tornou-se referência internacional, é reconhecida e premiada no mundo inteiro e não para de evoluir: já está na versão 5.4. Hoje, Lua roda em praticamente todas as plataformas e é sucesso na programação de mais de 30 jogos digitais, como como Angry Birds, World of Warcraft e Roblox, e está presente em painéis de carros da Mercedes e da Volvo, em teclados da Logitech, em roteadores da Cisco, além do software que roda a Wikipedia.

Por representar tão bem a cidade do Rio de Janeiro, os três criadores foram homenageados nesta terça, 13, Dia do Programador, com o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, a maior honraria dada pela da Câmara dos Vereadores da capital do Rio de Janeiro, a personalidades que contribuíram para a cidade.  O evento, realizado no RDC, auditório da PUC-Rio, contou com a presença do vereador Marcelo Arar, presidindo a mesa, acompanhado do ex-secretário Chicão Bulhões, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), do Decano do CTC Sidnei Paciornik, do diretor do DI Prof. Markus Endler e do Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação e também Diretor de Instituto Tegraf Prof. Marcelo Gattass.

“Lua teve uma repercussão global inimaginável para nós na época e não poderia ter saído de outro lugar que não fosse a PUC-Rio. Com o apoio do Prof. Carlos Lucena, do DI, e do Prof. Marcelo Gattass, do Tecgraf, tivemos todo o suporte necessário para Lua virar realidade. Muito obrigado pela homenagem, agradeço também aos meus parceiros na criação de Lua, aos meus alunos pela constante troca de ideias e parcerias e à minha família”, ressaltou Roberto Ierusalimschy ao receber a medalha. Waldemar Celes também agradeceu a homenagem e reforçou o sonho de usar Lua para o ensino de programação para crianças em escolas municipais. “Presente em diversos jogos, milhares de crianças têm contato com Lua desde cedo. Estamos num mundo baseado em soluções digitais.” Do IMPA, o pesquisador Luiz Henrique de Figueiredo agradeceu o privilégio de ter Roberto e Waldemar como parceiros nestes quase 30 anos. “A linguagem de programação é um componente invisível dos softwares que dominam a nossa vida digital. O sucesso de Lua é medido por seu impacto na indústria global e a única criada fora do primeiro mundo a ter essa relevância. Agradeço a todos pelo apoio que permitiu criarmos Lua com liberdade e criatividade”, reforçou ele.

Na mesa do evento, os presentes exaltaram a tecnologia brasileira. “A homenagem foi aprovada na Câmara por unanimidade e reforça o valor da mais popular tecnologia brasileira já exportada”, reforçou Aras, que acrescentou: “Temos que agradecer a esses três grandes mestres que transmitiram tantos ensinamentos a milhares de cariocas de diferentes gerações.” O Prof. Sidnei Paciornik, Decano do CTC, que cursou a graduação na PUC-Rio com Roberto Ierusalimschy, agradeceu pelo reconhecimento do poder público aos criadores de Lua: “Eu sempre soube do brilhantismo do Roberto e o sucesso deles reforça a missão da Universidade de disseminação do conhecimento e traduz o que a PUC tem de melhor: dedicação, competência, inteligência e criatividade em produtos que afetam de forma muito positiva a sociedade.” O ex-secretário Chicão Bulhões, por sua vez, ressaltou o potencial da cidade do Rio de Janeiro para ser reconhecida como capital da inovação e tecnologia, tendo a PUC-Rio como um agente importante nesse reconhecimento: “Lua é uma inspiração e reforça a força da Universidade na criação de startups que transformam conhecimento em negócio.”

Lua foi uma resposta às limitações encontradas em outras linguagens de programação utilizadas para especificação de diálogos (DEL) e descrição de objetos (SOL), presentes em trabalhos do Tecgraf com a Petrobras. Os três criadores, que faziam parte do Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio, tinham como proposta inicial desenvolver algo para uso interno do DI e que priorizasse a simplicidade, a portabilidade, a eficiência, ser acoplável e trazer uma sintaxe facilitada para engenheiros, geólogos etc. Para atingir esses objetivos, era preciso que Lua fosse leve e permitisse o desenvolvimento e a comunicação em múltiplas linguagens, com foco na descrição de dados.

Hoje, milhões de pessoas no mundo inteiro programam em Lua regularmente, seja na customização de jogos ou no desenvolvimento de novos programas. Em 2010, a publicação inglesa IT PRO, especializada em tecnologia da informação, considerou Lua a mais popular tecnologia brasileira exportada para o mundo. Em 2011, Lua recebeu da revista Game Developer Magazine o Front Line Award de melhor ferramenta para programação de jogos. Em 2017, Lua foi exibida na exposição “Inovanças – Criações à Brasileira” no Museu do Amanhã como uma das “criações pensadas e desenvolvidas por brasileiros que transformam vidas no país e no mundo.”

Para saber mais sobre Lua, visite http://www.Lua.org/portugues.html

quarta-feira, 14 de setembro de 2022