Laboratório SIMDUT, do Departamento de Engenharia Mecânica, completa 20 anos em cerimônia com professores e profissionais do mercado

Laboratório SIMDUT, do Departamento de Engenharia Mecânica, completa 20 anos em cerimônia com professores e profissionais do mercado

Núcleo de Simulação Termo-hidráulica de Dutos (SIMDUT) comemora os excelentes resultados em duas décadas de atuação

 

O Núcleo de Simulação Termo-hidráulica de Dutos (SIMDUT), do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), acaba de completar 20 anos e o acontecimento foi comemorado no dia 19 de dezembro, no Auditório do Decanato do CTC/PUC-Rio. O coordenador do SIMDUT, o Prof. Luis Fernando Azevedo, e Rogério Rebello, gerente de integridade de dutos da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), presentes à cerimônia, comentaram sobre as parcerias industriais e as pesquisas acadêmicas do laboratório que contribuíram para desenvolvimento do setor de transporte de óleo e gás no país. Uma placa comemorativa das duas décadas do projeto foi entregue para celebrar a data.

O SIMDUT é focado na área de escoamentos de líquido e gás em dutos, tendo firmado colaborações com instituições como Petrobras, Transpetro, TAG, NTS, TBG, ANEEL, GASMIG, Logum e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o Prof. Luis Fernando Azevedo, o objetivo sempre foi atuar em atividades como desenvolvimento de programas de simulação, formação de recursos humanos, treinamento de operadores e produção de manuais de operação da malha dutoviária brasileira. “O trabalho começou com uma aproximação da Transpetro que necessitava desenvolver análises de sua malha de dutos par aumentar a segurança e eficiência de suas operações. Anos se passaram e nós continuamos com muitos projetos e desafios na área”, conta.

Para Sidnei Paciornik, Decano do CTC/PUC-Rio, o laboratório é uma peça fundamental para colocar a universidade à frente das pesquisas no setor de óleo e gás. Segundo o Decano, a distribuição por dutos passa por grandes mudanças tecnológicas e as pesquisas do SIMDUT acompanham as atualizações do mercado. “O SIMDUT é exemplo de sucesso espetacular. Ele exibe a excelência da pesquisa científica da PUC-Rio e destaca o empreendedorismo de nossos professores. Além disso, aproxima os nossos alunos de graduação do mercado”, destacou Paciornik.

Ao longo dessas duas décadas, o SIMDUT produziu mais de 4 mil análises técnicas de dutos e terminais e 140 manuais de operação de dutos no Brasil. Criou dezenas de programas especializados para análise de equipamentos e cenários de operação de dutos. Desenvolveu 48 códigos de simulação de dutos voltados para o treinamento de operadores de dutos (na maior parte das vezes, equipes da Transpetro), que somaram mais de 4 mil horas de formação com técnicos do SIMDUT. Cerca de 70 profissionais que trabalharam no laboratório nesses 20 anos, hoje atuam no setor dutoviário. Os pesquisadores do SIMDUT também estiveram envolvidos no curso de Especialização de Dutos da PUC-Rio, que já formou mais de 400 especialistas na área. O SIMDUT já produziu mais de 50 trabalhos científicos em periódicos e congressos nacionais e internacionais, e deu origem a uma tese de doutorado, 11 dissertações de mestrado, 14 monografias de especialização e 19 projetos de graduação do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio.

 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022
Carregando