Laboratório da Engenharia Mecânica firma parceria com a PRIO para aumento do fator de recuperação de petróleo em campos maduros
Projeto do Laboratório de Microhidrodinâmica e Escoamento em Meios Porosos estuda o efeito de micro emulsões na injeção de água como método de recuperação avançada
O Laboratório de Microhidrodinâmica e Escoamento em Meios Porosos (LMMP), vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica, do CTC/PUC-RIO, a acaba de firmar parceria com a PRIO, empresa de óleo e gás do Brasil. Segundo o coordenador do LMMP, Márcio Carvalho, o objetivo é refinar os efeitos do tamanho de gota em emulsões na água injetada no reservatório, visando limitar caminhos preferenciais pelos quais a água de injeção escoa e deixando o óleo para trás. Com isso, a intenção é otimizar as características das emulsões injetadas e estimar seus efeitos no controle da produção excessiva de água, incorporando uma linha de pesquisa ativa.
“Já desenvolvemos o processo de injeção de emulsões óleo-água como método de recuperação avançada há alguns anos. Neste projeto, vamos caminhar na direção da otimização e aplicação dessa técnica levando-se em conta as características específicas de dois campos da PRIO. Estamos muito animados com a parceria e com os resultados que ela vai trazer para o laboratório e a empresa”, explica o docente do Centro Técnico Científico (CTC/PUC-Rio). Também integram o projeto, os pesquisadores Bruna Costa Leopércio, Leonardo Augusto Moreira e Lisbeth Manchego.
A iniciativa faz parte do propósito da PRIO de buscar melhores soluções do mercado com foco em alta performance e resultado, voltando mais atenção e investimentos em pesquisa, inovação e tecnologia.