Investimento do LEM-DEC em equipamentos se deu graças à aprovação em editais da FAPERJ, Petrobras, FURNAS (Eletrobras) e FINEP

O Laboratório de Estruturas e Materiais do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (LEM-DEC) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é referência no Brasil por receber grandes investimentos, aprovar projetos com frequência e estar em constante modernização. Com infraestrutura e equipamentos de alta qualidade, o LEM-DEC é frequentado pelos alunos desde a graduação em diversas engenharias, o que estimula a interação com pesquisadores de mestrado e doutorado da comunidade científica.

Com duas lajes de reação e diversos sistemas de transporte e içamento de peças estruturais e equipamentos, o LEM-DEC realiza ensaios de estrutura de concreto armado e protendido, estruturas metálicas e mistas, materiais sustentáveis, materiais compósitos cimentícios, poliméricos e metálicos, além de protótipos especiais e de sistemas construtivos. Por meio de equipamentos e sistemas de ensaios mecânicos de última geração, são desenvolvidos estudos sobre fadiga, carregamentos dinâmicos, impacto, entre outros.

Para a fabricação de componentes com geometria otimizada ou complexa, a partir de materiais cimentícios ou poliméricos, o LEM-DEC tem investido na ampliação do Laboratório de Fabricação Digital, que atualmente conta com pelo menos três impressoras comerciais de pequeno porte e uma customizada de grande porte. Além disso, novos equipamentos continuam sendo adquiridos e desenvolvidos, incluindo uma impressora dobrável e impressoras para fabricação digital de rochas. O laboratório atualmente abriga dois projetos voltados para aplicação em construções de cunho social.

Coordenado pelo Prof. Flávio de Andrade Silva, o laboratório de 600m² acabou de ser contemplado pelo edital “Programa de Apoio às Fronteiras da Ciência e Inovação RJ - Infraestrutura Multiusuária em Equipamentos de Grande Porte”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O projeto vai receber cerca de R$ 7 milhões para a instalação de equipamentos de grande porte essenciais para o desenvolvimento de pesquisas na área de comportamento mecânico de materiais compósitos sob condições extremas de carregamento.

Em 2020, o LEM-DEC também recebeu verbas da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Petrobras, que permitiram o investimento e instalação de novos equipamentos, incluindo uma nova máquina para ensaios axiais e torcionais, da MTS. No final de 2021, o coordenador do laboratório teve mais um projeto aprovado para desenvolvimento dentro do LEM-DEC: Edital FAPERJ Nº 30/2021 – Programa de Apoio à Manutenção de Equipamentos Multiusuários – Projeto: “Manutenção de Equipamentos Multiusuários para Caracterização Mecânica e Físico-Química de Materiais Compósitos do Laboratório de Estruturas e Material”.

Atualmente, o LEM está divido em 11 setores: laje de reação #1, com 90 m², laje de reação 2, com 46 m², laboratório de ensaios mecânicos, laboratório de mecânica das rochas, laboratório de fluência e retração, laboratório de análise microestrutural, laboratório de dosagem e fabricação de materiais compósitos cimentícios e poliméricos, oficina mecânica, laboratório de preparação de amostras e instrumentação, laboratório de computação de alto desempenho e laboratório de fabricação digital. “O LEM-DEC é um dos melhores laboratórios de estruturas e materiais do Brasil e sempre realiza projetos de consultoria que beneficiam toda a sociedade. Investimos em equipamentos modernos que podem ser encontrados em universidades de ponta no exterior”, evidencia o Prof. Flávio Silva.

Para saber mais detalhes ou agendar uma visita, acesse o site do LEM-DEC: http://www.lem.civ.puc-rio.br/.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022