Inscrições vão até 07 de julho e vaga é para a área de materiais e nanotecnologia, com ênfase em materiais para energia

O Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) está com processo seletivo aberto para a contratação de professor do quadro principal, com inscrições até o dia 07 de julho. A vaga é voltada para a área de Materiais e Nanotecnologia, com ênfase em Materiais para Energia. O processo seletivo inclui envio da documentação (informações abaixo) e entrevista com a comissão de seleção, para apresentação de projeto de pesquisa e prova didática. Todos os detalhes podem ser conferidos nesse link.

O DEQM procura um candidato para aulas na graduação e pós-graduação, com perfil proativo em pesquisa, publicação científica e internacionalização, capaz de desenvolver sua linha de pesquisa de forma rápida e independente. O salário inicial bruto é de R$ 13.154,44 (treze mil, cento e cinquenta e quatro reais e quarenta e quatro centavos) e o contratado passará por um período probatório de 3 a 5 anos antes de ser incorporado ao quadro principal do departamento, a fim de comprovar suas capacidades científicas, de atração de projetos de pesquisa e de ensino.

Para se candidatar, são exigidos os seguintes pré-requisitos:

• Graduação, mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais, Engenharia de Nanotecnologia, Física ou em outra área afim;
  • Aptidão para lecionar disciplinas de graduação e de pós-graduação em Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia de Nanotecnologia;
  • Aptidão para orientar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado;
  • Aptidão para participar, futuramente, em órgãos colegiados do DEQM e atuar em outros cargos de estrutura departamental;
  • Produção de pesquisa de nível internacional em um, ou mais, tópicos da área de Materiais para Energia;
  • Capacidade de interagir com os grupos de pesquisa já existentes no DEQM.

Os Interessados devem enviar a documentação abaixo ao e-mail deqm@puc-rio.br, especificando o assunto “PROCESSO SELETIVO DOCENTE DEQM – MATERIAIS PARA ENERGIA” até a data limite de inscrição (07/07):

• Currículo Lattes atualizado. Para estrangeiros, Curriculum Vitae.
  • Diplomas pertinentes.
  • Comprovante de experiência de docência se tiver.
  • Separatas dos artigos científicos publicados em revistas indexadas entre 2017 e 2022.
  • Carteira de Identidade e CPF. Para estrangeiros, passaporte.
  • Projeto de pesquisa com plano de trabalho (máximo de cinco páginas).
  • Documento, de até duas páginas, que relacione a produtividade científica do candidato, nos últimos cinco anos, com o assunto de Projeto de Pesquisa.
  • Duas cartas de referência exclusivamente dos últimos orientadores/supervisores enviadas exclusivamente de e-mails institucionais. Outras cartas de recomendação não serão aceitas.
terça-feira, 14 de junho de 2022