Inscrições abertas até dia 14/07 para 20 vagas, dez para cada departamento

Atariando: oficina vai reunir alunos de Informática e Design para a criação de projetos compatíveis com o Atari

Inscrições abertas até dia 14/07 para 20 vagas, dez para cada departamento

Os laboratórios ICAD/Visionlab, do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio (DI), e LINC-Design/NINJA, do Departamento de Artes e Design (DAD), se uniram e estão lançando a oficina “Atariando” de criação e desenvolvimento de jogos para o Atari2600, o icônico videogame lançado em 1977 nos EUA. A oficina oferece 20 vagas e vai acontecer nos dias 19 e 21 de julho, com o apoio do LIFE/Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais, do DAD, no subsolo do Edifício Kennedy da PUC-Rio, totalizando oito horas de trabalho. As inscrições vão até dia 14/07 pelo link https://forms.gle/FkxcRZMwcanCaaVG6 e é aberta a alunos de ambos os cursos. Dez alunos de cada departamento (DI e DAD) serão selecionados e trabalharão em duplas para a criação dos projetos.

O evento é uma iniciativa dos professores Guilherme Xavier (conhecido como Guix), do DAD, e Augusto Baffa, do DI. Guix pesquisa e cria jogos com a estética e funcionalidades retrô e Baffa projeta hardwares de máquinas antigas como o retrocomputador “Baffatari 2600”, tendo o Atari como referência. “Os alunos terão que criar projetos funcionais na arquitetura 8 bits, baseados em suas narrativas cotidianas pessoais e validadas no Baffatari”, explica Baffa. Guix complementa: “É uma oportunidade de adquirir experiência real no desenvolvimento de jogos eletrônicos para consoles de videogame.”

No primeiro dia, o aprendizado será voltado para operações como instalação e uso dos programas, conceito e parametrizações técnicas, em especial de narrativa, estética, mecânica e tecnologia. O segundo será reservado para implementação, testes e apresentações. O evento se encerra no dia 26 de julho, com a exibição e disponibilização online dos jogos finalizados.

quinta-feira, 7 de julho de 2022