Hidrogênio sustentável é tema de relatório desenvolvido pelo Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC)

Hidrogênio sustentável é tema de relatório desenvolvido pelo Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC)

Instituto do CTC/PUC-Rio ressalta substância como alternativa para o uso de combustíveis fósseis

Seis professores e alunos do Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC), do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), prestaram consultoria à Confederação Nacional da Indústria (CNI) para a produção do estudo “Hidrogênio Sustentável”, sobre o potencial energético do hidrogênio (H2), suas utilidades, principalmente no setor industrial, seus benefícios, desafios e os programas nacionais e internacionais relacionados à produção do combustível. 

O H2 é uma solução inovadora, limpa e potencialmente lucrativa para a descarbonização da rede energética mundial proposta pelo Acordo de Paris. Quando queimado, o elemento libera grande quantidade de energia e deixa apenas água como subproduto. O principal desafio é a escassez de fontes naturais de hidrogênio em sua forma pura. Existem diversos métodos de produção artificial da molécula (azul, branco, marrom, preto, rosa, musgo turquesa, etc.), sendo o foco do estudo o verde (H2V), caracterizado pela hidrólise da água, mas todos eles demandam altas quantidades de eletricidade. O recurso é responsável por até 70% do custo de produção de H2 e muitos países ainda o obtêm majoritariamente através da queima de combustíveis fósseis. 

O Brasil possui grande potencial de geração de energia limpa e está em posição favorável para a produção sustentável de H2V em larga escala, destinado à exportação ou uso pela indústria nacional. O país já financia o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) e a CNI se propõe como catalisadora de novos projetos nacionais na área. 

Leia mais sobre essa revolução energética através do link: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/sustentabilidade/cni-aponta-caminhos-para-brasil-adotar-hidrogenio-sustentavel-como-nova-fronteira-energetica/ 

segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Carregando