Guia para avaliação de contaminação por petróleo na Baía Marinha e Sedimentos: docente também falará sobre o tema em seminário transmitido via YouTube

O Prof. Renato Carreira, do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio, é coautor do novo “Guia para Avaliação de Contaminação por Petróleo na Biota Marinha e Sedimentos”. O texto detalha todos os procedimentos necessários para formular uma resposta rápida e eficaz em casos de derramamento de petróleo, incluindo metodologias de amostragem e de análises químicas em água, sedimento e organismos de áreas impactadas, indicadores biológicos de exposição e níveis de referência para contaminantes. Além do Prof. Carreira, outros 19 autores das Universidades Federais do Rio Grande do Norte e Ceará contribuíram para o informativo.

O guia foi coordenado pela iniciativa conjunta Inct AmbTropic Fase II das Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. Ela foi criada como resultado da Ação Emergencial de 2019, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), após o aparecimento de manchas de petróleo ao longo de 3000 km da costa brasileira no final daquele ano. Segundo o site da instituição, o guia visa “a avaliação de como a heterogeneidade espaço-temporal dos ambientes marinhos tropicais poderá determinar os padrões de resposta desses ambientes e sua resiliência às mudanças climáticas que afetarão o norte-nordeste do Brasil neste século”.

O Prof. Renato Carreira, enquanto coordenador do Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da PUC-Rio (LabMAM), também vai detalhar as ações do laboratório na Ação Emergencial de 2019 durante o seminário Pesquisa em Detecção, Gestão de Risco e Impactos de Óleo no Mar, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI). O objetivo é promover a troca de dados, informar órgãos governamentais e prestar contas à população sobre os mecanismos de avaliação ambiental e resposta a derramamentos de petróleo na costa brasileira. O evento ocorrerá entre 26 e 29 de julho, em Salvador (BA), podendo ser acompanhado através de transmissões ao vivo no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCsmYWCYVCyD-sEQMlbFgg8w.

terça-feira, 26 de julho de 2022