Evento online “Hyperbolic Interweaving in Dynamics” contará com palestrantes de diversos países

Os 60 anos do Prof. Titular Lorenzo J. Díaz, do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio, são motivo de homenagem do Instituto de Matemática da Academia Polonesa de Ciências (IMPAN). Ao promover a conferência internacional “Hyperbolic Interweaving in Dynamics”, o IMPAN ressalta a importância de Lorenzo nessa área da matemática e celebra seu aniversário. O evento será online, de 06 a 08/09, e as inscrições, que se encerram dia 01/09, podem ser feitas pelo link https://www.impan.pl/en/activities/banach-center/conferences/21-hyperbolic.

O comitê científico do evento é formado por pesquisadores do próprio IMPAN, da Universidade Bourgogne/França, da Universidade Cornell/EUA, do International Centre for Theoretical Physics (ICTP)/Itália e da UFRJ, com a participação da Profª. Maria José Pacífico. Pacífico também faz parte do comitê organizador junto com Welington Cordeiro, da Universidade Nicholas Copernicus, em Torún/Polônia.

Palestrantes de diversos países estão confirmados na conferência e a programação completa pode ser conferida nesse link - https://www.impan.pl/en/activities/banach-center/conferences/21-hyperbolic/program:

• Christian Bonatti, da Universidade de Bourgogne/França;
  • Sylvain Crovisier, da Universidade Paris-Sud/França;
  • Katrin Gelfert, da UFRJ/Brasil;
  • Fabio Tal, da USP/Brasil;
  • Anton Gorodetski, da Universidade California Irvine/EUA;
  • Federico Rodriguez-Hertz, da Universidade Estadual da Pennsylvania/EUA;
  • Amie Wilkinson, da Universidade de Chicago/EUA
  • Shin Kiriki, da Universidade de Tokai/Japão;
  • Carlangelo Liverani, da Universidade de Roma Tor Vergata/Itália;
  • Omri Sarig, do Instituto Weizmann de Ciência/Israel;
  • Sebastian van Strien, do Imperial College/Inglaterra;
  • Carlos Vasquez, da PUC de Valparaíso/Chile;

Díaz tem como foco de pesquisa a área de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica com ênfase nas relações entre bifurcações e formalismo termodinâmico. Professor da PUC-Rio há 27 anos, ele é formado pela Universidade Complutense de Madri e tem doutorado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O professor também é editor executivo da revista Ergodic Theory and Dynamical Systems, faz parte do corpo editorial de Nonlinearity e do Projeto Euclides (IMPA) e é vice-coordenador do Instituto INCTMat. Díaz é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 2012, e da The World Academy of Sciences (TWAS), desde 2018. Em 2016, recebeu o prêmio Academia Mundial de Ciências (TWA) por seus estudos sobre a teoria dos Sistemas Dinâmicos.

quarta-feira, 1 de setembro de 2021