Equipes de competição do CTC/PUC-Rio serã beneficiadas com mais de R$ 250 mil para participação em torneios nacionais e internacionais

Equipes de competição do CTC/PUC-Rio “RioBotz” e “Reptiles Baja” recebem juntas mais de R$ 250 mil reais para projetos contemplados em edital da Faperj

A conquista permitirá que as equipes desenvolvam novas tecnologias e participem de torneios nacionais e internacionais

A RioBotz, equipe de robótica e competições de robôs, e a Reptiles Baja, equipe de competições de veículos off-road, tiveram seus projetos selecionados no Edital FAPERJ Nº 03/2022 – Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional. Juntas, receberam um financiamento de R$ 250 mil que irá beneficiar cerca de 47 alunos (das duas equipes), apoiar o desenvolvimento de robôs, de um novo carro e participação das equipes em desafios nacionais e internacionais. Os projetos “Desenvolvimento de Robôs de Competição para Eventos Internacionais” e “Formação de pessoal discente de base tecnológica multidisciplinar mediante participação em competições de caráter educacional” foram aprovados por terem como foco estimular o desenvolvimento acadêmico e técnico, por meio de atividades reais.

Na RioBotz, que conta com 25 integrantes, o valor de cerca de R$ 148 mil aprovado será concentrado na participação nos três principais eventos internacionais dos próximos 12 meses: NHRL e BattleBots, nos Estados Unidos, e o Techfest, o maior evento tecnológico da Asia, que acontecerá na Índia. Esse financiamento, mais o apoio da PUC-Rio, permitirá que a equipe desenvolva os robôs e faça seu transporte juntamente com três integrantes, por evento.

Para o coordenador da RioBotz, Prof. Marco Antonio Meggiolaro do Departamento de Engenharia Mecânica, a conquista desse edital é fundamental para os próximos desafios e uma oportunidade de aumentar visibilidade para a instituição internacionalmente: “Com esse aporte, vamos poder financiar os custos das viagens internacionais, e assim concentrar o investimento da PUC-Rio na otimização das tecnologias dos robôs, para que eles estejam em suas melhores versões durante os torneios, aumentando nossas chances de vitória. Além disso, temos a chance de mostrar que a equipe de robótica mais premiada do mundo vem da PUC-Rio”, afirma.

Já na Reptiles Baja, o financiamento de R$ 118 mil será usado pelos 22 alunos na construção de um novo veículo off-road, para as competições Estaduais e Regionais da SAE – Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), que acontecem no dia 24 de setembro e entre os dias 18 e 20 de novembro, respectivamente.

Um dos coordenadores da Reptiles Baja, Prof. Jose Paulo Silva de Paula, do Departamento de Engenharia Mecânica, afirma que o valor do edital, somado ao apoio da PUC-Rio e de outros patrocinadores, permite que os alunos participem de competições que estimulam o desenvolvimento acadêmico e prático: “O projeto visa proporcionar aos estudantes o aprendizado por meio  de atividades reais, obtendo assim uma formação de base tecnológica e multidisciplinar”, diz.

Em ambas equipes, são desenvolvidos conhecimentos em áreas da Engenharia Mecânica, Física, Eletrônica e Programação, além de trabalho em equipe, Marketing, Administração e Empreendedorismo.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022