Departamento de Química do CTC/PUC-Rio busca alunos interessados em pesquisa com bambu

O estudo "Bambutrônica", uma parceria entre o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), está em busca de alunos interessados em pesquisar tecnologia capaz de oferecer condutividade elétrica ao bambu. Se você tem curiosidade e aptidão para pesquisas nessa área, basta enviar e-mail para omarpandoli@puc-rio.br. Podem participar estudantes de graduação em Química e em Engenharia Química das instituições do RJ, do 5º período em diante.

Liderado pelos pesquisadores Omar Ginoble Pandoli e sua equipe do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio e também Murilo Santhiago e Mathias Strauss, do CNPEM, o projeto já obteve resultados importantes e teve um artigo publicado no renomado Journal of Materials Chemistry A, da Royal Society of Chemistry.

O bambu já é conhecido por sua resistência mecânica, aproveitada na construção civil e indústria moveleira, mas seu conducibilidade elétrica trouxe uma nova função, em que ele pode ser explorado na confecção de produtos tecnológicos, sustentáveis e inteligentes.

O projeto foi patenteado com recursos da FAPERJ e do Instituto Serrapilheira, e intermediação da Agência de Inovação da PUC-Rio e da área de inovação da Unidade Embrapii Biomassa, do CNPEM.

 

 

Friday, June 11, 2021
Carregando