O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) oferece anualmente bolsas integrais para os melhores colocados no exame da Prova Desafios PUC-Rio, assim como os medalhistas das respectivas Olimpíadas Brasileiras em cada disciplina, buscando conquistar alunos de destaque para os Bacharelados em Física, Matemática e Química. Para fazer a prova, os interessados precisam ser aprovados na primeira convocação do Vestibular PUC-Rio para o Ciclo Básico do CTC (Engenharia, Física, Matemática e Química) do ano vigente. Para este ano, cinco alunos foram contemplados, mas um deles optou por não aparecer na matéria.
Todos os detalhes sobre cada uma das provas Desafios, como editais, provas anteriores, cronograma, contato e resultados, podem ser acessados em: https://www.puc-rio.br/desafios/
Departamento de Física

Este ano, a conquista do aluno para o Departamento de Física foi uma surpresa: Igor Gonçalves da Cunha, de 18 anos, foi prata na prova Desafios de Matemática e medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática, mas acabou optando por ingressar no curso de Física, sem perder o direito à bolsa. A troca revelou-se uma ótima notícia, pois os aprovados no Desafio de Física não chegaram a se matricular na PUC-Rio. “Para meu primeiro ano pretendo buscar envolvimento com projetos em conjunto com outros alunos, e me integrar devidamente à comunidade da PUC-Rio, além de manter a excelência acadêmica”, disse Igor Cunha.
Departamento de Matemática
Os aprovados no Desafio de Matemática também recebem a Bolsa Arquimedes, no valor de R$ 500,00, durante o primeiro ano da graduação. Ela poderá ser renovada de acordo com o desempenho acadêmico de cada um deles. Este ano, os alunos contemplados pela bolsa foram: João Marcelo Ribeiro Monteiro de Carvalho e Arthur Vieira.

Para o calouro João Marcelo Ribeiro Monteiro de Carvalho, o ingresso na Universidade será uma oportunidade de novos desafios e realizações, pois acredita que a ciência pode ser acessível para todos “Eu espero que eu possa me desafiar ainda mais com a entrada no curso de matemática. Além disso, quero poder contar com a ajuda dos professores e incentivo dos projetos da Universidade. A matemática é uma das ciências mais democráticas: só precisa de papel e caneta. Não importa sua classe social, etnia, raça ou gênero, se você demonstra corretamente que algo está certo ou errado, então é aquilo e pronto”, afirma o estudante.
Departamento de Química
O Departamento de Química abriga as duas meninas aprovadas no Desafio em Química.

A medalhista de ouro, Sthefany Faber Passos, tem grandes expectativas para 2022: “Aprender muito, me dedicar bastante e fazer valer minha saída da Marinha! Eu não conhecia o desafio, me enviaram o convite por e-mail e me interessei. Estudei também pelos desafios dos anos anteriores e consegui ir bem na prova. Achei que esta é uma oportunidade sensacional que a PUC dá aos alunos dedicados, demonstrando ainda mais seu interesse na educação. Espero corresponder a esse presente!”

Já Amanda Batuli Bloch, medalhista de prata, quer aprender muito, fazer novas amizades e aprofundar os conhecimentos para adentrar mais no mundo da Química. “Tenho ótimas expectativas para o ano! O que me levou a participar do Desafio foi a ótima oportunidade dada aos candidatos que merecem ganhar as bolsas. Já que não só é um teste de conhecimento, mas também uma pesquisa pessoal e de interesses”, ressalta a estudante. Amanda, inclusive, foi aluna do “PUC Por Um Semestre”, projeto semanal voltado para estudantes de Ensino Médio conhecerem os cursos de graduação da PUC-Rio, e foi a partir dessa experiência que ela descobriu sua aptidão pela Química.