Cargo reforça a importância do Instituto de Energia da PUC para a formação e pesquisa em óleo & gás, energias sustentáveis e eficiência energética

Eloi Fernández y Fernández, engenheiro e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, acaba de ser nomeado diretor do Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC). Seu trabalho no IEPUC vem desde 2003, coordenando projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) liderados pelo Instituto em diferentes linhas de pesquisa. Essas linhas de pesquisa podem ser identificadas desde energias renováveis a fontes convencionais, passando pelos aproveitamentos energéticos do gás natural como vetor da transição energética e seus desafios na descarbonização, exigidas no cenário de mudanças climáticas. Tais ações envolvem aspectos de engenharia, particularmente no setor de normalização e padronização de equipamentos e processos, inclusive em eficiência energética, bem como econômicos e regulatórios, além de projetos em inclusão digital, indústria 4.0 e IoT. O IEPUC conta hoje com vários parceiros e clientes no desdobramento desses desafios.

Paralelamente, o Instituto vem promovendo a formação de profissionais capazes de conduzir essa mudança com a aplicação de seu conhecimento. Treinamentos in company, cursos livres e principalmente por meio da pós-graduação MBE Energia, lançado em 2018. A grade acadêmica do MBE considera abordagem teórica e prática, com o objetivo de oferecer ferramental para o debate e aprendizagem, potencializando a capacidade de resolução de problemas e tomada de decisões.

Por seu trabalho no IEPUC, o Prof. Eloi Fernández y Fernández é reconhecido na indústria de óleo & gás como um dos mais renomados estudiosos da área de energia. Além da pesquisa, sua atuação profissional inclui a direção de importantes organizações do setor, como ANP e ONIP. Toda essa bagagem contribui para a proposta do IEPUC, que é oferecer aos alunos e à indústria uma visão interdisciplinar da energia, envolvendo fatores técnicos, regulatórios, econômicos, sociais e ambientais, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento de tecnologias e serviços no setor energético brasileiro. “Sigo os valores do IEPUC, reforçando a importância da energia sustentável e buscando auxiliar em melhores políticas e estratégias de energia para o Brasil”, comemora o novo diretor Prof. Eloi Fernández y Fernández.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022
Carregando