Boas-Vindas aos Calouros do CTC - 2023.1

Prezado(a) calouro(a),

Seja muito bem-vindo(a) à PUC-Rio!

Nosso período letivo inicia-se na próxima sexta-feira, 03 de março, com o evento Meu Primeiro Dia na PUC. Neste dia, nossa equipe estará esperando por todos os calouros do CTC (Ciência da Computação, Engenharias, Física, Matemática e Química) no Ginásio da PUC-Rioàs 14h. Sua presença é muito importante!

Obs.: Para mais detalhes da programação do Meu Primeiro Dia na PUC, acesse o servidor do CTC no Discord

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA

A partir de 2023.1, entra em vigor a estrutura do Nivelamento de Matemática, que visa não só dar apoio aos calouros em tópicos básicos de Matemática, mas também desenvolver a competência de aprendizado autônomo. O nivelamento será oferecido na forma de disciplina presencial (disciplina MAT4001) e também na forma de acompanhamento online (pela plataforma Moodle, com avaliações presenciais ao longo do semestre).

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA PRESENCIAL

• Todos os calouros do CTC (Ciência da Computação, Engenharias, Física, Matemática e Química) que tenham obtido nota menor ou igual a 3.0 na prova de Matemática do Vestibular ou nota menor ou igual a 540 na prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM foram inscritos pelo Ciclo Básico na disciplina MAT4001 - Nivelamento de Matemática I (presencial, com dias e horários fixos).

Observação: Estes alunos estão dispensados da prova de nivelamento que ocorrerá no dia 07 de março, pois não cumprirão o Nivelamento de Matemática Online.

Atenção! Para verificar se você foi inscrito na disciplina MAT4001 - Nivelamento de Matemática I, cadastre sua primeira senha no SAU - Sistema Acadêmico, acesse o sistema e clique em "Horários e Salas".

A aprovação na disciplina MAT4001 confere 02 créditos de disciplinas eletivas aos alunos e, ainda mais importante, é um dos pré-requisitos para que o aluno se inscreva na disciplina MAT4161 - Cálculo a uma Variável em seu segundo período.

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA ONLINE

• Todos os calouros de Ciência da Computação, Física, Matemática e Química que tenham obtido nota da prova de Matemática do Vestibular entre 3.0 e 7.0, ou nota da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM entre 540 e 870 realizarão obrigatoriamente uma prova de Nivelamento de Matemática no dia 07 de março, presencial, em horário e sala a serem divulgados em breve. De acordo com o desempenho do calouro nesta prova, será decidido se ele será ou não inscrito no Nivelamento de Matemática Online

Observação: Obter o status "Cumprido" no Nivelamento de Matemática Online não confere créditos (por este não se tratar de uma disciplina), mas é um dos pré-requisitos para que o aluno se inscreva na disciplina MAT4161 - Cálculo a uma Variável em seu segundo período.

• Os calouros de Ciência da Computação, Física, Matemática e Química que tenham obtido nota da prova de Matemática do Vestibular maior ou igual a 7.0, ou nota da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM maior ou igual a 870 estão dispensados da prova de nivelamento, e obterão automaticamente o status "Cumprido" no Nivelamento de Matemática Online.

• Todos os calouros das Engenharias que não tenham sido inscritos nas disciplinas MAT4001 - Nivelamento de Matemática I ou MAT4181 - Cálculo a uma Variável Especial realizarão obrigatoriamente uma prova de Nivelamento de Matemática no dia 07 de março, presencial, em horário e sala a serem divulgados em breve. De acordo com o desempenho do calouro nesta prova, será decidido se ele será ou não inscrito no Nivelamento de Matemática Online.

• Os calouros das Engenharias que tenham sido inscritos na disciplina MAT4181 - Cálculo a uma Variável Especial estão dispensados da prova de nivelamento, e obterão automaticamente o status "Cumprido" no Nivelamento de Matemática Online.

- Currículos e Blocos de Calouros

- Links Úteis para Calouros