Aula Magistral “Microscopia de Materiais, Análise de Imagens e Inteligência Artificial”, por Sidnei Paciornik
Evento simboliza diplomação do Professor Titular do Centro Técnico Científico da PUC-Rio
Calouro de Engenharia Elétrica, Sidnei Paciornik iniciou a sua jornada pelos corredores do Centro Técnico Científico da PUC-Rio em 1977. Desde então, percorreu aulas, foi monitor, participou de projetos de iniciação científica, encantou-se pela Física, cursou o mestrado e doutorado, até se tornar professor associado do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, em 1989.
De lá para cá, dedicou-se à pesquisa, ao ensino e descobriu outros talentos pelo meio do caminho – como gestão e administração. Intercalou alguns anos para atuar em outras partes do mundo, retornando à universidade para dar continuida à sua carreira. O reconhecimento por seu trabalho no CTC/PUC-Rio veio em 2021, mas o mundo sofria com uma pandemia e o registro simbólico da titulação recebida em 28 de abril 2024, teve que ser adiado.
Na última quarta-feira, 28 de agosto de 2024, o auditório do RDC lotou para ouvir o Decano e Professor Titular da PUC-Rio, que ministrou sua Aula Magistral sobre “Microscopia de Materiais, Análise de Imagens e Inteligência Artificial”, tema central em sua linha de trabalho. Com equilíbrio, dosou o conteúdo até a conclusão, sem deixar de trazer exemplos compreensíveis até para os leigos em ciências exatas. Abordou assuntos apaixonantes de uma vida comum, como música e a beleza da botânica.
Tudo dito para mostrar e preparar para o ponto final: o impacto da Inteligência Artificial, revolucionando também o ofício do engenheiro. O Professor Paciornik é do time que acredita que o recurso poderá trazer mais benefícios do que ameaças, desde que trabalhado com eficiência e seriedade.
“Como qualquer ferramenta, mais ou menos revolucionária, a IA poderá ser bem ou mal utilizada. Ela traz inúmeras vantagens nas mais diversas áreas. No caso da análise digital de imagens, ela permite obter resultados que não seriam atingíveis com técnicas tradicionais. Portanto, em que pese os receios de que profissões possam desaparecer, a recomendação é que os atuais e futuros profissionais sempre se mantenham atualizados e saibam utilizar estas novas ferramentas para valorizar seu trabalho e suas carreiras”, opinou o professor titular do CTC/PUC-Rio, Sidnei Paciornik, para uma plateia recheada de professores, alunos, familiares e amigos, lembrados em seus agradecimentos.
Para conferir a aula completa, clique aqui.