Aluno do CTC/PUC-Rio é primeiro colocado geral na categoria Universitária da Olimpíada Brasileira de Matemática

Em nove anos de participação no torneio, o jovem acumula nove premiações, sendo essa um inédito primeiro lugar  

 

Pela primeira vez, George Lucas, 24 anos, conquista o primeiro lugar geral da categoria Universitária da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A cerimônia de entrega de premiação acontecerá no próximo dia 27/01, no Rio de Janeiro. O então estudante de Matemática, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, e agora profissional de matemática formado, realizou a prova em 2022, durante seu último período de graduação, competindo com cerca de 1.400 alunos de todo o país.  

 

Representando a PUC-Rio, George Lucas já foi ouro sete edições da OBM. Antes disso, também participou da competição em 2014, 2015, 2016, no nível 3 do Ensino Médio e 2017 e 2018, durante o pré-vestibular, mas já no nível universitário. Para o campeão, a conquista do primeiro lugar geral na categoria Universitária está diretamente associada ao conhecimento obtido durante a graduação: “Aprendi muito com os professores que tive ao longo desses últimos anos. Todos sempre me estimularam a desenvolver técnicas e prestar atenção para solucionar problemas, que na hora da prova foi muito importante. Fora o apoio emocional que também conta muito”, afirma.  

 

A prova aconteceu de maneira hibrida, com alguns alunos presencialmente e outros online. Entre as 6 questões, essa edição apresentou um formato diferente dos anos anteriores, o que para George Lucas pode ter confundido muitos participantes: “Havia problemas considerados fáceis em posições de problemas difíceis e vice-versa. Isso confundiu muitas pessoas acostumadas ao formato usual da OBM. Também elevaram bastante as notas. Mas em geral, eu gostei”.  

 

O competidor também revela que sentirá falta de participar dos desafios: “Eu gosto de resolver problemas e competir. Acho bem divertido ficar horas e horas pensando e deixando minha criatividade trabalhar. Vou sentir saudades das Olimpíadas de Matemática”.  

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023
Carregando