Sidnei Paciornik toma posse como novo Decano do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Em cerimônia virtual com quase 200 participantes, cargo foi oficializado após fase de transição com a crise de 2020

 

Na manhã do dia 10 de dezembro, o Prof. Sidnei Paciornik tomou posse como Decano do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) em uma cerimônia virtual, com quase 200 participantes, entre funcionários da PUC como um todo, alunos e familiares do professor. Em função da pandemia da Covid-19 e do consequente impacto no dia a dia da Universidade, a posse, que seria no início do ano, foi adiada, fazendo de 2020 um ano de transição. O Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J., abriu o evento lendo a Portaria nº 48/2020 que oficializou Paciornik como Decano do CTC pelos próximos dois anos (2021 e 2022).

Em seguida, o Prof. Silva Mello passou o cargo de Decano e falou sobre seus nove anos à frente do Decanato e o papel fundamental de Paciornik neste ano de crise devido à pandemia. Silva Mello agradeceu ao Reitor e às equipes do CTC, vice-reitores e demais Decanos da PUC-Rio pelo apoio durante sua gestão. Ressaltou ainda como pontos positivos desde 2012 a renovação do quadro de professores, com profissionais à altura da excelência acadêmica da Universidade, o crescimento da produção acadêmica no período, a conquista de duas notas máximas na Capes e o aumento de sete vezes do volume financeiro nos projetos para a indústria. O ex-decano reforçou que a crise atual se mostra muito mais ampla do que as vividas por ele na PUC-Rio nas décadas de 1980, 1990 e 2000 e que, sem a adesão coletiva e engajamento dos professores e alunos, assim como dos profissionais do CTC denominados como sendo do “Gabinete de crise”, não seria possível responder com rapidez e excelência às demandas dessa nova realidade. “Desejo sorte ao Prof. Sidnei Paciornik, pois, competência e vontade não lhe faltam”, finalizou Silva Mello.

A fala voltou ao Reitor, que agradeceu aos anos de dedicação de Silva Mello ao cargo, com seu espírito de colaboração e diálogo permanente com a reitoria. Na ocasião, o Reitor aproveitou também para oficializar o novo cargo do ex-decano, que passa a ser Coordenador Central de Projetos Patrocinados, sob comando da Vice-reitoria para Assuntos Administrativos.

O Prof. Sidnei Paciornik começou seu depoimento agradecendo ao Reitor e demais participantes da reunião pela confiança e parceria de aprendizado com o Prof. Silva Mello ao longo de 2020. Paciornik reforçou a importância da integração entre todos os Centros da PUC-Rio e dos desafios para 2021, como é o caso das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Engenharia. “A juventude mudou a forma de aprender e é preciso melhorar e modernizar o ensino da Engenharia”, ressaltou o novo Decano. Paciornik defendeu ainda a necessidade de novas alternativas de financiamento em P&D, como projetos ambientais coerentes com a missão da PUC-Rio. “Somos pequenos, se comparados a outras universidades de excelência acadêmica como a nossa, mas vencemos os limites de tamanho por meio da integração e eficiência dos departamentos do CTC e seus programas de pós-graduação”, disse Paciornik.

Paciornik apresentou seus vice-decanos, mantendo os professores Luiz Fernando Martha e Márcio Carvalho nos seus cargos de Coordenadores Setoriais de Graduação e Pós-graduação, respectivamente. O Prof. José Marcus Godoy, do Departamento de Química, assume o Vice-decanato de Desenvolvimento e o Prof. Sérgio Lifschitz, do Departamento de Informática, o de Internacionalização. O novo Decano encerrou, de forma emocionada, ao citar o Projeto de Inclusão Digital, ação liderada por ele para a criação de um fundo de apoio aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para acesso a computadores e pacote de dados em 2020, que já beneficiou 513 estudantes. “Solidariedade é palavra que faz parte do nosso pertencimento à PUC-Rio. Esse processo demonstrou a alma da Universidade”, reforçou Paciornik. 

A cerimônia foi encerrada pelo Reitor, reforçando os desafios que o novo Decano terá em sua gestão: manter a sadia e sábia articulação com os demais decanatos, buscar soluções e saída para os problemas que a PUC-Rio vai enfrentar no futuro, buscar um diálogo permanente com os diretores do CTC na construção de uma maior interdisciplinaridade tanto no ensino, quanto na pesquisa, reforçar a abertura para novas linhas de pesquisas, diversificando as matrizes, manter o lugar especial do CTC nas avaliações internas e externas, estudar novas propostas de mudanças entre os demais setores da PUC-Rio com o estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo e, por último, elogiou Paciornik por sua sensibilidade social, que reflete o modo de ser da PUC-Rio. O novo Decano agradeceu a todos, reforçando que está com “portas e janelas abertas para todos que queiram contribuir com o CTC”, com uma reação espontânea de aplausos, apoio e parabéns entre os quase 200 participantes da cerimônia de posse.

Friday, December 11, 2020
Carregando