RioBotz completa o quadrimestre com importantes títulos conquistados dentro e fora do país

Em 21 anos de história, equipe de robôs do CTC da PUC-Rio ultrapassa 100 medalhas de ouro

No fim do mês de abril, a RioBotz foi a grande campeã da primeira edição do Bots Fight Club, evento no cenário brasileiro de robótica, organizado pelo renomado youtuber Rato Borrachudo em parceria com a Max Arena. O palco foi montado para receber os oito melhores robôs da categoria Featherweight do Brasil, entre eles os construídos pela equipe do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.

Composta por adversários fortes, inclusive com times de engenheiros formados, a RioBotz cravou mais uma vez o seu nome no cenário nacional, conquistando o primeiro lugar de forma invicta, destacando-se ainda que as conquistas decorreram por nocaute! Desde a primeira, sobre o robô do Rato Borrachudo, até a grande final, sobre a equipe do Paraná, AGVS, que era a grande favorita do evento. Nesta, o combate durou apenas 45 segundos dentre os 3 minutos possíveis de round. 

"Passamos por verdadeiras batalhas épicas, lutando contra os melhores da categoria. Nosso desempenho foi importante para testarmos as melhorias que estamos fazendo no projeto, enquanto aguardamos as próximas disputas da temporada", afirma o coordenador Prof. Marco Antonio Meggiolaro, do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio.

Maioridade histórica

Anteriormente, ainda em meados do mês passado, entre 11 e 14 de abril, a RioBotz foi a grande vencedora da BattleBots All-Star Week – liga de combate de robôs mais famosa do mundo –, que aconteceu em Las Vegas, Nevada, EUA. O robô Minotaur (113 kg) foi o que obteve mais vitórias, superando três confrontos por nocaute e tido uma derrota por decisão dos juízes. Pelo seu desempenho, a equipe recebeu o troféu Most Destructive Award, prêmio conquistado pela segunda vez desde 2016, e entregue por Trey Roski, um dos fundadores da BattleBots.

Além do coordenador, a equipe da PUC-Rio contou com as participações do aluno Matheus Amaral e do piloto Daniel Freitas, e suporte dos veteranos Carlos Junior e David Steagall.

Em 2024, a RioBotz completa 21 anos de existência e após o término do primeiro quadrimestre, continua a dar demonstrações de sua alta competitividade. Vale ressaltar ainda que, no fim de março, o time representante do CTC/PUC-Rio ultrapassou a marca histórica de 100 medalhas de ouro, ao vencer as competições nas categorias de Combate e Sumô Robótico na Iron Cup 2014, realizada, em Santa Rita do Sapucaí (MG).

O próximo desafio do time será na Robocore Experience 2024, entre os dias 10 e 14 de julho, durante a Campus Party Brasil, que será realizada na Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Estaremos na torcida!

segunda-feira, 6 de maio de 2024
Carregando