EXCELÊNCIA EM ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 

Sendo a ciência tão dinâmica quanto a vida, o Centro Técnico Científico não poderia ser diferente. Na busca constante pelo conhecimento, a inovação e o entendimento sobre os avanços tecnológicos e seus impactos globais, o Centro valoriza a criatividade e a iniciativa empreendedora em todas as suas atividades.

Reunindo Ciências e Engenharia em um ambiente interdisciplinar, o Centro Técnico Científico (CTC) dispõe de um corpo docente de aproximadamente 200 professores em regime de tempo contínuo, com doutorado obtido nas melhores instituições do país e do mundo. Esses professores atuam na Pós-Graduação e na Graduação, exercendo o papel de docentes e de pesquisadores de reconhecida excelência, permanentemente ligados à comunidade científica nacional e internacional, bem como ao setor produtivo por intermédio de acordos de cooperação e de convênios com empresas.

As interações com o mercado se dão pelas consultorias e prestação de serviços altamente especializados; pelo desenvolvimento de produtos e processos; e pela capacitação ou aperfeiçoamento de recursos humanos. Essas parcerias não apenas oferecem uma oportunidade para a participação dos alunos, como afinam a sintonia com as necessidades dos diferentes setores, apontando nichos de inserção da pesquisa aplicada.

Desde a Graduação, e principalmente ao longo da Pós-Graduação, os estudantes são parte integrante de toda a pesquisa, o que lhes proporciona, além do aprendizado, um contato direto com as demandas da indústria e a possibilidade de montar ou participar de novos negócios.

Por intermédio da transferência de resultados inovadores, os professores do Centro Técnico Científico auxiliam, ainda, a formação de empresas emergentes de base tecnológica, em parceria com o Instituto Gênesis para Inovação e Ação Empreendedora da PUC-Rio.

Decano do Centro Técnico Científico da PUC-Rio