Laboratório de Absorção Atômica (LAATOM)

 

Contato:

E-mail: laatom@puc-rio.br

 

Área de atuação:
O LAATOM desenvolve pesquisa cientifica voltada para o desenvolvimento de métodos baseados na espectrometria atômica de absorção e de fluorescência, desenvolvimento e aperfeiçoamento de instrumentação e projeto de apoio para o controle de qualidade de parceiros como a Petrobras.

 

Relevância / Impactos:
Forma recursos humanos altamente capacitados, desenvolvendo dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, além de oferecer programas de treinamento nas diversas técnicas de espectrometria atômica.

 

Breve histórico:
Empreende pesquisas no desenvolvimento de métodos analíticos de Análise de Traços e de Especiação usando a Espectrometria Atômica como principal ferramenta de detecção, e de sua aplicação a problemas ambientais, de saúde e industriais.

 

Equipamentos principais:

Espectrômetro de absorção atômica de chama e fonte de luz contínua (CONTRAA 300 – Analytikjena); Espectrômetro de absorção atômica de chama e forno de grafite com fonte contínua (CONTRAA 700 – Analytikjena); Espectrômetro de absorção atômica de chama e forno de grafite e amostrador de sólidos (AAS ZEENIT 60 – Analytikjena); Espectrômetro de absorção atômica de forno de grafite com correção Zeeman (ZEEMAN 3030, Perkin-Elmer); Espectrômetro de massa com fonte ICP (modelo 7500, Agilent); Sistema de fluorescência atômica para elementos formadores de hidreto (PSA/OS-ANALYTICAL, Agilent); Sistema de cromatografia gasosa para especiação de mercúrio (MERX); Espectrômetros multipasso para determinação de mercúrio por absorção atômica do tipo vapor frio (Lumex).

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Sistema de destilação de ácido em PTFE do tipo subboiling (ECO IR, MAASSEN); Sistema de análise em fluxo para adaptação em sistemas de espectrometria atômica (FIAS 200, Perkin-elmer)

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, Subsolo/ Sala 079L
Telefone: (21) 3527-1314

 

Laboratório de Absorção Atômica (LAATOM)

Laboratório de Biocombustíveis (LABIO)

 

Coordenadora:  Profa. Maria Isabel Pais da Silva

e-mail: isapais@puc-rio.br 

 

Área de atuação:

Realiza análises para especificação, tais como: Determinação de Glicerina, Índice de Iodo, Índice de Acidez Total entre outros e auxiliando no controle da produção de biodiesel, analisando matéria prima e co-produtos. Seu objetivo é solicitar a acreditação até dezembro de 2013 em alguns ensaios de especificação de biocombustíveis.

 

Breve histórico:

O laboratório de BioCombustíveis (LABIO) da PUC-Rio possui grande experiência na determinação de parâmetros químicos e físico-químicos em biocombustíveis e atuando também, na área de pesquisa. Possui diversos projetos, tendo a Petrobrás como maior parceiro no setor de prestação de serviços e pesquisa. Uma equipe composta de 4 doutores e 2 mestres totalizando 17 profissionais

Equipamentos principais:

Espectrofotômetro de Infravermelho próximo do tipo FT-IR (Spectrum GX / NIR, Perkin Elmer); Espectrofotômetro de Infravermelho médio do tipo FT-IR (Spectrum S100 / Med-IR, Perkin Elmer); Espectrofotômetro de Infravermelho médio e afastado do tipo FT-IR (Spectrum S400 / Med-IR e FAR-IR, Perkin Elmer); Espectrofotômetro Raman dispersivo (Raman Station 400, Perkin Elmer); Espectrofotômetro na região do UV-Vis (Cary 100, Agilent); Analisador Térmico (Pyris 1 TGA, Perkin Elmer); Analisador de Corrosão ao Cobre (9011 (Herzog); Viscosímetro Cinemático Automático (miniAV-X, Cannon); Analisador de Estabilidade Oxidativa (Rancimat 893, Metrohm); Titulador Karl Fisher Coulumétrico (756 KF, Metrohm); Titulador Potenciométrico (809 Titrando (Metrohm); Cromatógrafo a gas com detector FID (7890A Agilent).

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Medidor de pH; Medidor de condutividade; gerador de hidrogênio.

 

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, Subsolo/ 5º andar, sala 580

 

Laboratório de Biocombustíveis (LABIO)

Laboratório de Bioeletroanalítica e Química de Superfícies (BIOEANA)

CoordenadorPércio Augusto Mardini Farias

E-mail: pfarias@puc-rio.br

 

Área de Atuação: 

Realiza estudos eletroanalíticos de interação entre biomoléculas e íons metálicos em solução aquosa. Desenho e desenvolvimento de sensores eletroquímicos baseados na modificação do grafeno com bioreceptores. Utilização da voltametria cíclica e por onda quadrada para estabelecer os mecanismos das reações na superfície dos eletrodos.

 

Equipamentos:

Analisador voltamétrico (BASi); Analisador voltamétrico com eletrodo rotatório (Epsilon BASi); Analisador voltamétrico (EGG PARC).

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Medidor de condutividade; Medidor de pH.

Laboratório de Caracterização de Águas (LABAGUAS)

 

Coordenador: Prof. José Marcus de Oliveira Godoy

E-mail: labaguas@puc-rio.br

 

Área de atuação:

Laboratório especializado no estudo e caracterização de águas superficiais e subterrâneas, incluindo aspectos hidrogeoquímicos. Atua no INCT-Transferência de Matérias na Interface Continente-Oceano e no projeto SIBRATEC voltado para laboratórios de análise de águas. O laboratório, também, desenvolve pesquisa em parceria com a Petrobras visando a análise de água de formação e de água produzida.

Os principais ensaios realizados são:

  1. Água
    1. pH
    2. Condutividade
    3. Cor
    4. Turbidez
    5. Resíduo seco
    6. Alcalinidade
    7. Dureza
    8. Radioatividade na fonte
    9. Ra-228, Ra-226 e Pb-210
    10. Cátions principais (Na, K, Ca e Mg) por cromatografia de íons
    11. Metais traço por ICP-MS
    12. Amônio
    13. Ânions (sulfato, cloreto, nitrato, nitrito, fosfato e fluoreto, por cromatografia de íons)
    14. Sulfeto
    15. Fósforo e nitrogênio totais
    16. Matéria orgânica dissolvida
    17. DQO
    18. Oxigênio dissolvido
    19. Delta(D) e delta(O-18)
  2. Solo/Sedimentos
    1. Metais após dissolução total ou lixiviação
    2. Sulfetos voláteis (AVS)
    3. Datação sedimentos com Pb-210
  3. Material Particulado no Ar
    1. Metais após dissolução total ou lixiviação
    2. Íons solúveis em água (sulfato, cloreto, nitrato, sódio, potássio, cálcio, magnésio, amônio)

 

Relevância / Impactos:

o Laboratório conta com quatro cromatógrafos de íons, dois ICP-MS e equipamentos para análise isotópica de água (delta(D) e delta(O-18)) e de carbono (delta(C-13)). De modo a garantir a qualidade dos seus serviços, o Laboratório possui um sistema da qualidade implantado, com a realização periódica de auditorias e participação em exercícios inter-laboratoriais, estando em fase de solicitação de acreditação frente ao INMETRO.

 

Breve histórico:

O Laboratório de Caracterização de Águas (LABAGUAS) começou a operar em 1989 e, desde então, vem fortalecendo e ampliando sua área de atuação. O LABAGUAS conta com uma equipe de quatro doutores em Química Analítica, quatro técnicos de nível médio e dois auxiliares administrativos. Adicionalmente, compõem a equipe do laboratório um conjunto de estagiários, alunos de iniciação científica e alunos da pós-graduação do Departamento de Química.

 

Equipamentos principais:

Espectrômetro de massa com fonte ICP (7500C, Agilent); Cromatógrafos de íons (modelos 200 e 5000, DIONEX); Analisador isotópico para amostras de água (L1102, PICARRO); Analisador isotópico para amostras de água (LGR); Analisador isotópico para CO2 (LGR); Analisador isotópico para carbono (PICARRO) acoplado a analisador de carbono (OI Technology); Detector para cintilação em meio-líquido (Hidex 300SL).

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Titulador automático Methron; Espectrofotômetro (Merck Nova 60), Medidores de condutividade; Medidores de pH

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, Subsolo/ Sala 076L
Telefone: (21) 3527-1854

 

Laboratório de Caracterização de Águas (LABAGUAS)

Laboratório de Caracterização de Combustíveis (LACCOM)

 

Coordenadora: Profa. Maria Isabel Pais da Silva

e-mail: isapais@puc-rio.br

 

Área de atuação:

Caracterização e Análise de Amostras da Indústria de Óleo e Gás por Espectrometria de Absorção Atômica

 

Equipamentos:

Cromatógrafos a gás com detecção FID; Cromatógrafo a gás com detector de massas; Espectômetro de fluorescência de raios-X do tipo EDX (Shimadzu); Ressonância magnética nuclear 200 MHz (Varian); Sistema de medição de radiação Infravermelha para determinar MON/RON; Analisador de teor de água do tipo Karl Fischer (Metrohm); espectrômetros de absorção atômica por chama e forno de grafite (Varian). –

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Medidor de viscosidade; Equipamento para determinar pontos de entupimento, névoa e fluidez; medido de viscosidade; Medidor de pH; Analisador de resíduo de carbono; Analisador de corrosividade ao cobre; Analisador de índice de acidez; Medidor de teor de goma em gasolina; Medidor de pressão de vapor; Medidores de ponto de fulgor; Densímetro

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 2º Andar/ Sala 278L
Telefone: (21) 3527-1323

 

Laboratório de Caracterização de Combustíveis (LACCOM)

Laboratório de Caracterização de Nanomateriais e Compósitos  (Nano ChemLab)

Coordenador: Prof. Omar Pandoli

E-mail: omarpandoli@puc-rio.br

Área de atuação:

Laboratório especializado na caracterização da morfologia, potencial de superfície e das propriedades Quanto-NanoMecânicas (QNM do módulo de elasticidade, adesão e deformação) de materiais nanoestruturados e compósitos mediante microscopia de força atômica (AFM-multimode 8, Bruker) em modalidade Tapping Mode,  Kelvin Probe Force Microscopy, Peak Force Tapping e Peak Force QNM.

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 2º Andar/ Sala 273L
Telefone: (21) 3527-1320

 

Laboratório de Espectroanalítica e Eletroanalítica Aplicada (LEEA)

 

Coordenador: Prof. Ricardo Queiroz Aucélio

E-mail: aucelior@puc-rio.br

 

Área de atuação:

Desenvolve pesquisa científica em química analítica utilizando técnicas instrumentais modernas, qualificar recursos humanos, e realizar serviços especializados de análise laboratorial, com qualidade, garantindo a segurança e a saúde da sua força de trabalho, respeitando as demais partes interessadas, com responsabilidade social e ambiental.
Relevância / Impactos:

O LEEA trabalha alinhado com a ABNT NBR ISO 17025, no que diz respeito a gestão da qualidade em laboratório, BS OHSAS 18001, para gestão da saúde e segurança ocupacional dos que ali trabalham, e ABNT NBR ISO 14001, para gestão de meio ambiente.
Breve histórico:

O Laboratório de Espectroanalítica e Eletroanalítica Aplicada (LEEA) atua na pós-graduação do departamento de Química e do Programa de Pós-graduação em Metrologia Qualidade e Inovação com a formação de Mestres e de Doutores. Diversos projetos científicos vêm sendo desenvolvido tendo a Petrobras como maior parceiro. O LEEA também atua na prestação de serviços, possuindo pessoal capacitado para trabalhar com técnicas analíticas como voltametria, espectrometria de fluorescência de raios X (FRX), cromatografia líquida (HPLC), eletroforese capilar e espectrometria de luminescência, podendo desenvolver métodos e implementar ensaios, de acordo com as necessidades dos clientes e/ou parceiros.

 

Equipamentos principais:

Espectrofotômetros de luminescência (LS-55 e LS-45, Perkin-Elmer); Espectrofotômetro de luminescência (Fluoromax 4, Horiba); Cromatógrafo líquido com detectores de fluorescência e absorciométrico (série 200, Perkin-Elmer); Espectrofotômetro de absorção molecular (Lambda 35, Perkin-Elmer) Cromatógrafo líquido com detector de fluorescência (Breeze, Waters); Cromatógrafo líquido de resolução rápida com detectores de fluorescência e absorciométrico (série 1200, Agilent); Sistema de eletroforese capilar com detecção absorciométrica (Agilent) e com detector de fluorescência induzida por laser (Picometrics); Espectrômetro de fluorescência de raios-X por dispersão de energia (EDX-800HS, Shimadzu); Espectrômetro de raios-X por dispersão de frequência (Shimadzu); Analisador voltamétrico (Metrohm-Autolab); Analisador de carbono total (Shimadzu); Analisadores elementares de CHNSO (Thermo); Tituladores automáticos (Metrohm).

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Bomba criostática de hélio líquido para espectroscopia de alta resolução em ambiente criogênico (Janis); Acessórios de criogenia (banho de troca de calor com nitrogênio líquido); Aparato para detecção por fibra óptica; Aparato para medição em substrato sólido; Microsistema de fluxo; Estufa a vácuo; Medidor de condutividade; Medidores de pH; Fonte laser de nitrogênio (NL100); Sistema para análise de injeção em fluxo (FIA-2000); Moinho para pulverização de amostras

 

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 2º Andar/ Sala 280L

Telefone: (21) 3527-1819

 

Laboratório de Espectroanalítica e Eletroanalítica Aplicada (LEEA)

Laboratório de Espectrometria Atômica (ICP OES e ICP-MS) (LABSPECTRO)

 

Coordenadora: Profª. Tatiana Dillenburg Saint’Pierre

E-mail: tatispierre@puc-rio.br

 

Área de atuação:

O grupo LABSPECTRO tem colaborado, há muitos anos, em projetos de pesquisa em parceria com a Petrobras (CENPES) e, através da Rede de Análises, realizado serviços de análises químicas na sua área de especialização (métodos espectrométricos). Através da Fundação Padre Leonel Franca está prestando, atualmente, serviços de análise inorgânica para os seguintes segmentos:

  • Hospitais: Controle de qualidade de água para hemodiálise;
  • Indústria: Elementos tóxicos em produtos farmacêuticos e suplementos alimentares;
  • Laboratórios Clínicos: Caracterização multielementar de tecido capilar (“mineralograma”).

Além desses, o grupo LABSPECTRO ainda possui acessórios para introdução de amostra nos espectrômetros, tais como nebulizador ultrassônico, vaporizador eletrotérmico; equipamentos para preparo de amostra (liofilizador, forno de micro-ondas, bloco digestor, centrífuga, estufas, banho de ultrassom, etc.) e aparelhagem comum de laboratórios analíticos (titulador automático, pHmetro, condutivímetros, sistemas para purificação de água e de ácidos, etc.).

 

Relevância / Impactos:

Caracterização química multielementar de petróleo, suas frações, águas associadas, sedimentos e rochas-reservatório, visando aplicações geoquímicas e industriais. Desenvolvimento de metodologias para análise inorgânica de biodiesel com aplicações em estudos de procedência e na avaliação de impactos ambientais. Estudos sobre concentração e especiação de elementos tóxicos em efluentes de refinarias de petróleo. Caracterização química de material particulado atmosférico por ICP-MS, ICP OES e cromatografia de íons para estudos de impactos ambientais na cidade do Rio de Janeiro e outras. Desenvolvimento e aplicação de metodologias para especiação de antimônio em amostras clínicas de pacientes tratados com antimoniato de meglumina. Aperfeiçoamento de metodologias, incluindo preparo de amostras complexas, para analise em ICP OES e ICP-MS, com ênfase em: Introdução direta de solventes orgânicos no plasma (ICP).

 

Breve histórico:

O grupo LABSPECTRO iniciou suas atividades na década de 1980, pela iniciativa dos Professores Norbert Miekeley e Carmem Lucia Porto da Silveira, e foi um dos primeiros laboratórios no Brasil a realizar trabalhos em P&D nas áreas de espectrometria de emissão ótica e de massa, ambas com plasma indutivamente acoplado (ICP OES e ICP-MS). Desde 2008, a coordenação do grupo LABSPECTRO passou para a Professora Tatiana D. Saint’Pierre.

 

Equipamentos: 

Espectrômetros de massas com plasma indutivamente acoplado com célula de colisão e de reação (NexIon 300X e DRC II, PerkinElmer), Espectrômetros de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (Optima 4300DV e 7300DV, PerkinElmer); Cromatógrafo de íons; Cromatógrafo líquido com detecção absorciométrica com possibilidade de acoplamento com ICP-MS.

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

forno de micro-ondas; bloco digestor; destilador para purificação de ácidos; sistema FIAS de injeção em fluxo, titulador automático, analisador Karl-Fischer

 

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 4º Andar/ Sala 479L
Telefone: (21) 3527 1327

 

Laboratório de Espectrometria Atômica (ICP OES e ICP-MS) (LABSPECTRO)

 

Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais (LabMAM)

marca-vertical-labmam

Coordenador: 

Prof. Renato Carreira

E-mail: carreira@puc-rio.br

 

Área de atuação:

As principais atividades de pesquisa do LabMAM incluem: o desenvolvimento de técnicas analíticas para a determinação de compostos orgânicos em nível de traço em amostras ambientais; o desenvolvimento e validação de novas estratégias para monitoramento ambiental; a aplicação de estudos ambientais relacionados à presença, degradação, geocronologia e transporte de contaminantes. O LabMAM possui, ainda, linha de pesquisa voltada para adaptação da química forênsica de petróleo a ambientes tropicais e à geoquímica orgânica.

As pesquisas realizadas focam principalmente, mas não exclusivamente, o ambiente marinho, incluindo ambientes costeiros e oceânicos.

 

Capacidade Analítica para Matrizes Ambientais (Biota, Sedimento e Água)

  • Determinação de HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) Totais (espectrofluorimetria) e individuais (CG/EM – compostos alquilados e não alquilados)
  • Determinação de compostos alifáticos
  • Determinação de organoestânicos e organoclorados
  • Determinação de metabólitos de HPAs (biota)
  • Determinação de BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno)
  • Determinação de carbono orgânico dissolvido e particulado
  • Determinação de salinidade, alcalinidade, pH, pE, material particulado
  • Determinação de pigmentos
  • Determinação de C:H:N
  • Determinação de nutrientes
  • Determinações de fenóis em água
  • Determinação de esteróis, ácidos graxos, hopanos e esteranos como marcadores moleculares
  • Determinação de isótopos estáveis de C, N, O, H
  • Determinação de gases C1 a C6 (gasometria) em solos e sedimentos

 

Técnicas Especiais:

  • Uso de monitores biológicos (mexilhões e caranguejos)
  • Aplicação de biomarcadores para acessar causa e efeito de poluentes
  • Avaliação de efeitos ecotoxicológicos associados à contaminação por organoestânicos e HPAs
  • Aplicação de técnicas de imunoensaio para a determinação de HPAs e BTEX (águas continentais)

 

O trabalho laboratorial é baseado em sólida experiência científica e em moderna infraestrutura, tal como: CG/EM Polaris e GCQ, CG/FID/PID-Purge and Trap Finnigan, CG/FID Finnigan, CG/ECD/FID Varian, CG/PFPD Varian, HPLC-Shimadzu, Ion Chromatogaph Dionex, TOC Analyser Shimadzu, Gel Permeation HPLC, LC/MS ThermoFinnigan, CG/IRMS Delta ThermoFinnigan, equipamentos diversos de pequeno porte (liofilizadores, freezers, balanças, etc.), equipamentos para coleta de águas e sedimentos, e todas as instalações necessárias para trabalho limpo e conservação de amostras.

Procedimentos de controle e garantia de qualidade são rotineiramente aplicados e para a maior parte das aplicações são usados os protocolos EPA de análise.

A avaliação dos dados, que serve de base aos estudos científicos, utiliza de métodos estatísticos paramétricos e não-paramétricos diversos (Statistica 8.0), conforme adequado, da elaboração de mapas temáticos (ArcGis 9) e de outras ferramentas que venham a ser adequadas a cada estudo em particular.

A PUC-Rio dispõe de biblioteca com grande acervo de documentação científica e tem acesso irrestrito ao site de Periódicos da CAPES. O LabMAM conta um suporte administrativo próprio, mas também com o apoio da secretaria do departamento de Química (4 funcionários), espaço no almoxarifado do departamento e demais infraestrutura administrativa de apoio ao trabalho científico e a serviços analíticos.

 

Relevância / Impactos:

O LabMAM já desenvolveu ou desenvolve trabalhos em conjunto com os seguintes parceiros: Petrobras, Esso, Shell, Biodinâmica, Hydros, CH2M-Hill, ResLab, Oceansat, Analytical Solutions, Amirada Hess, FEEMA, CRA, ANP, SEMADS-Rio de Janeiro, SECT-Rio de Janeiro, Plymouth Marine Laboratory/University of Plymouth, Université Pierre et Marie Curie/Geochemie Marine, Universitá Ca’Foscari/Veneza, Florida State University, University of Virginia, COPPE/UFRJ, UERJ, UFF, UFBA, UFPR, UFCE, UFPE, UFRN. Atualmente, em parceria com outras universidades brasileiras, o LabMAM está envolvido em estudos ambientais nas mais relevantes bacias de petróleo do Brasil (Campos, Potiguar).

 

Breve histórico:

O LabMAM (Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais) é um centro de excelência em planejamento e condução de estudos de impacto ambiental e de programas de monitoramento. No LabMAM está disponível moderna infraestrutura e pessoal especializado para atuar na execução de pesquisas ambientais através de abordagens inovadoras.

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 6º Andar/ Sala 676L
Telefone: (21) 3527 1330

 

Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais (LABMAM)

Laboratório de Físico-química de Surfactantes (LASURF)

 

Coordenadora: Aurora Pérez Gramatges

e-mail: aurora@puc-rio.br

 

Área de atuação:

Desenvolvimento e caracterização de agregados supramoleculares baseados na auto-organização de surfactantes, polímeros e nanopartículas em solução e em interfaces. As aplicações desses agregados coloidais incluem a melhoria de desempenho de métodos analíticos, a formação de materiais nanoestruturados funcionais e formulações para a indústria do petróleo e cosméticos.

 

Equipamentos relevantes:

Tensiômetro de Anel (Du Nuoy) e de Placa (Wilhelmy); Medidor de Ponto de Névoa; Equipamentos para determinação de Espumabilidade e Estabilidade de Espumas (Ross-Miles e Bikerman); Espectrofotômetro UV-vis (Boeco) com célula termostatizada

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Medidor de condutividade; Medidor de pH; Centrífuga; Banho crio e termostático com recirculação externa; Banho de Ultrassom, Balança Analítica.

 

lasurf-logotipo

 

Laboratório de Fluidos Complexos

 

Coordenador: Prof. André Silva Pimentel

e-mail: a_pimentel@puc-rio.br

 

Área de interesse:

Filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett, Nanotecnologia, Química de Interfaces, Química Atmosférica, Planejamento de Fármacos e Química Computacional

(1) Síntese, caracterização e aplicação de surfactantes biodegradáveis:

surfactantes-biodegradaveis_asurfactantes-biodegradaveis_b

(2) Estrutura e dinâmica de surfactantes interagindo com poluentes na interface ar/água:

surfactantes-interagindo-com-poluentes

(3) Estrutura, estabilidade e dinâmica de surfactante pulmonar interagindo com drogas e poluentes na interface ar/água:

surfactante-pulmonar

(4) Estrutura, estabilidade e dinâmica de modelos de membrana celular e sistemas lipoproteicos interagindo com drogas e
poluentes:

 

sistemas-lipoproteicos:

 

Técnicas e Equipamentos:

cuba
Cuba de Langmuir e Langmuir-Blodgett

 

microscopia
Microscopia de Fluorescência

sonda
Sonda Kelvis

 

Informações de contato:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Departamento de Química Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea – Rio de Janeiro – RJ – Brasil Cep: 22453-900
Tel: 55-21-3527-1955/1332
Lab: 55-21-3527-1865
Fax: 55-21-3527-1637

Prof Andre Pimentel

andre_pimentel

Educação:
Bacharel (BSc) em Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991-1996.
Doutor em Ciências (DSc) em Físico-Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1996-2001.
Posdoutorado na Universidade de Michigan, Ann Arbor, MI 2001-2002.
Posdoutorado no NASA Goddard Space Flight Center, Greenbelt, MD 2002-2004.
Posdoutorado na Universidade de São Paulo, São Carlos, SP 2005-2007.
Pesquisador Visitante no National Center for Atmospheric Research (NCAR), Boulder, CO 2000, 2008, e 2012
Pesquisador Visitante na Universidade do Colorado, Boulder, CO 2012.

Prêmios:
Jovem Pesquisador de Nosso Estado 2010-2012.
Prêmio Destaque Iniciação Científica – Categoria PIBIC – CTC/PUC-Rio/CNPq. 2008
Destaque do Ano na Iniciação Científica 2008 (Orientador), CNPq. 2008
Prêmio Destaque Iniciação Científica – Categoria PIBIC – CTC/PUC-Rio/CNPq. 2010
Prêmio Destaque Iniciação Científica – Categoria PIBITI – CTC/PUC-Rio/CNPq. 2014
Prêmio Destaque Iniciação Científica – Categoria PIBITI – CTC/PUC-Rio/CNPq. 2015

Laboratório de Funcionalização dos Materiais Luminescentes  (LAB-Lumin)

Coordenador: Jiang Kai

e-mail: jkai@puc-rio.br

 

Área de Atuação:

Materiais multifuncionais a base dos Elementos Terras Raras (REE), com ênfase nas propriedades de luminescência e magnética para aplicação nas áreas de energia renovável, marcadores fotônicos, compósitos poliméricos e dispositivos inteligentes. Química de coordenação e de estado sólido, processos de transferência de energia e espectroscopia de íons REE.

Laboratório de Funcionalização dos Materiais Luminescentes (LAB-Lumin) atua na realização de pesquisa envolvendo a síntese, caracterização e funcionalização dos compostos luminescentes, principalmente a base dos Elementos Terras Raras, visando suas aplicações como materiais multifuncionais e dispositivos inteligentes nas áreas de energia renovável e nanotecnologia.

 

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 4º Andar/ Sala 481L e 5º Andar/ Sala 574L
Telefone: (21) 3527-2616

Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas (M&N Lab)

Coordenadora: Ana Maria Percebom                                                                                           

e-mail: apercebom@puc-rio.br

 

Área de atuação:

Formulações contendo polímeros e surfactantes (para cristais líquidos, emulsões, micelas, lipossomas, cosméticos). Controle de autoassociação de nanopartículas de ouro e polímeros para biossensores colorimétricos. Obtenção de nanopartículas com caráter Janus (propriedades anfifílicas levam a autoassociação e aumento de incorporação por células). Caracterização de sistemas coloidais e nanomateriais por técnicas de espalhamento ( DLS, SAXS) para determinação de tamanhos, potencial zeta e estruturas para diferentes sistemas coloidais.

 

Equipamentos:

Espectrofotômetro UV-Vis (Boeco) com célula termostatizada; Analisador de Birrefringência por Polarizadores Cruzados; Tensiômetro de Anel (Du Nuoy) e de Placa (Wilhelmy)

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Medidor de condutividade; Medidor de pH; Centrífuga; Homogeneizador tipo Vortex; Banho de Ultrassom, Balança Analítica

 

mn-lab-imagem-3 mn-lab-imagem-2 mn-lab-imagem-1

Laboratório de Química Atmosférica (LQA)

 

Coordenadora: Profa. Adriana Gioda

E-mail: gioda@puc-rio.br

 

Área de atuação:

Atuação nas seguintes linhas de pesquisa: Química Ambiental e Analítica, com ênfase nos seguintes temas: Química Atmosférica, Química Toxicológica, Qualidade do Ar de Interiores e Saúde.

 

Equipamentos principais:

Cromatografo de ions (ICS5000, Dionex); amostradores de material particulado PM2.5 e PM10.

 

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Autosampler (AS-AP), geladeira, agitadores, centrifuga, balanças

 

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 2º Andar/ Sala 278L
Telefone: (21) 3527-1829

 

Laboratório de Química Atmosférica (LQA)

Laboratório de Química em Dispositivos Microfluídicos (MicroFlow ChemLab)

Coordenador: Prof. Omar Pandoli

E-mail: omarpandoli@puc-rio.br

 

Área de atuação:

Laboratório especializado na síntese e caracterização de nanopartículas metálicas (prata, ouro, titânio e QDs) aplicadas em química analítica e química orgânica. Desenvolve métodos de microfabricação de dispositivos microfluídicos “Lab-on-Chip” para biosensores, síntese orgânica, fotocatálise e organocatálise em fluxo contínuo. Cria sistemas microfluídicos biomiméticos a partir da matriz vegetal de Bambu engenheirados com diferentes metais com propriedades catalíticas.

 

Equipamentos principais:

Sistemas de injeção em fluxo para meso e microrreatores, plasma cleaner de O2 para microfabricação de microrreatores e funcionalização de superfície de vidro, espectrômetro de fluorescência e espectrômetro UV-Vis para monitoramento das sínteses em fluxo continuo (Ocean Optics), fornos horizontal tubulares para reações em fluxo em regime de temperatura controlada até 600˚C.

 

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 2º Andar/ Sala 273L
Telefone: (21) 3527-1320

Laboratório de Síntese Orgânica e Desenvolvimento de Metodologias Sintéticas (LabSint)

 

Coordenadora: Profa. Camilla Djenne Buarque Muller

E-mail: camilla-buarque@puc-rio.br

 

Área de atuação:

O LabSint atua em linhas de pesquisa focadas no planejamento e síntese de substâncias bioativas para a terapia do câncer e doenças parasitárias (doenças negligenciadas) assim como no planejamento e síntese de materiais nanoestruturados para a captura de gases, sistemas magnéticos e liberação prolongada de fármacos.

 

Relevância / Impactos:

Planejamento e síntese de substâncias bioativas para o tratamento do câncer e parasitoses

Sintetizamos as substâncias biotivas em escala laboratorial e através de parcerias realizadas para a parte biológica do projeto com a Fiocruz-RJ (ação leishmanicida), Fiocruz-MG (ação antimalarial), UFRJ e UFPe (ação antineoplásica), selecionamos os compostos mais promissores para serem testados in vivo de forma a seguir com os testes pré-clínicos e clínicos.

Realizamos parcerias com empresas para a realização do scale up dos compostos mais promissores

 

Breve histórico:

Planejamento e síntese de materiais nanoestruturados, com diversas aplicações, como a captura de gases para minimizar o efeito estufa, combustíveis limpos como o H2, catálise, sistemas magnéticos e liberação controlada de fármacos.

Planejamos a síntese destes materiais em escala laboratorial e através de parcerias potenciais, estes materiais serão testados quanto as possíveis aplicações tais quais como a captura de gases para minimizar o efeito estufa, combustíveis limpos como o H2, catálise, sistemas magnéticos e liberação controlada de fármacos.

 

Equipamentos Principais: Rotaevaporador, sistema de alto vácuo, capelas e equipamentos da central analítica para a caracterização de compostos orgânicos: Espectrofotômetro na região do UV-Vis (Lambda, Perkin Elmer); Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio (Bruker), infravermelho, CG-MS.

 

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 2º Andar/ Sala 278L
Telefone: (21) 3527-1829

 

Laboratório de Síntese de Compostos Bioativos e Materiais Nanoestruturados (LASCBMN)

Laboratório de Síntese Orgânica e Química de Coordenação aplicada ao Sistema Biológico (LABSO-BIO)

 

Coordenador: Prof. Nicolás Adrián Rey

e-mail: nicoarey@puc-rio.br

 

Breve histórico:

Laboratório de Síntese Orgânica e Química de Coordenação Aplicada a Sistemas Biológicos (LABSO-BIO) possui a infra-estrutura necessária para a realização de pesquisa envolvendo a síntese e caracterização de ligantes e complexos metálicos com potenciais aplicações farmacológicas, biotecnológicas e nanotecnológicas.

Equipamentos principais:

Espectrofotômetro na região do UV-Vis (Lambda, Perkin Elmer); Titulador Potenciométrico (809 Titrando, Metrohm); Potenciostato (Epsilon EC, BASi).

Acessórios relevantes e equipamentos de apoio:

Medidor de condutividade; medidor de pH; equipamento de P.F.; microscópio ótico, hidrogenador

 

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 6º Andar/ Sala 670L

Telefone: (21) 3527-1956

Laboratório de Caracterização de Nanomateriais e Compósitos  (Nano ChemLab)

Coordenador: Prof. Omar Pandoli

E-mail: omarpandoli@puc-rio.br

 

Área de atuação:

Laboratório especializado na caracterização da morfologia, potencial de superfície e das propriedades Quanto-NanoMecânicas (QNM do módulo de elasticidade, adesão e deformação) de materiais nanoestruturados e compósitos mediante microscopia de força atômica (AFM-multimode 8, Bruker) em modalidade Tapping Mode,  Kelvin Probe Force Microscopy, Peak Force Tapping e Peak Force QNM.

 

Outras informações relevantes:

Prédio Cardeal Leme, 2º Andar/ Sala 273L
Telefone: (21) 3527-1320