Laboratório de Caracterização de Fluidos

 

Coordenador: Prof. Paulo Roberto de Souza Mendes

E-mail: pmendes@puc-rio.br

Site:http://greo.mec.puc-rio.br/instalacoes/#lcf

 

O Laboratório de Caracterização de Fluidos (LCF) está equipado para medir diferentes propriedades de líquidos, e executar calibração de vidrarias (volume e micro-volume) e de instrumentos utilizados em medições destas propriedades. Dentre estas propriedades, citam-se massa específica, viscosidade de líquidos newtonianos, tensão interfacial, ângulo de contato, etc. Conta com os mais modernos equipamentos e pessoal altamente especializado. O LCF é credenciado junto ao INMETRO nas grandezas Massa Específica, Viscosidade e Volume, sendo um dos laboratórios integrantes da Rede Brasileira de Calibração (RBC).

 

Serviços Laboratoriais

  • Calibração de densímetros, viscosímetros e vidrarias
  • Treinamentos Especializados

 

Agências Financiadoras

  • FINEP, FAPERJ, CNPq e Petrobrás.

 

  • Laboratório de Caracterização de Fluidos
  • Laboratório de Caracterização de Fluidos

Laboratório de Caracterização Reológica

 

Coordenador: Prof. Paulo Roberto de Souza Mendes

E-mail: pmendes@puc-rio.br

Site:http://greo.mec.puc-rio.br/instalacoes/#rheo

 

Capacidade de realizar praticamente todos os tipos de ensaios reológicos ao cisalhamento de interesse na faixa entre -50°C e 600°C. Além das mais variadas geometrias e de outros acessórios, estão disponíveis a microscopia, “light scattering”, células de pressão e geometrias para medir reologia interfacial.

 

Agências Financiadoras

  • ANP, CNPq, FINEP, FAPERJ e Petrobrás.

Laboratório de Combustão e Turbulência

 

Coordenador: Prof. Luís Fernando Figueira da Silva

E-mail: luisfer@esp.puc-rio.br

 

Apresentação

O Laboratório de Combustão e Turbulência atua desde 2006 na caracterização experimental de chamas turbulentas. Os estudos realizados visam detalhar os processos aerotermoquímicos que controlam as interações entre combustão, turbulência e mistura. Esta caracterização emprega técnicas de medição não intrusivas, baseadas no uso de lasers, e envolve uma forte interação com os resultados computacionais obtidos no Laboratório de Computação em Fenômenos de Transporte.

 

Área de Atuação

Este laboratório encontra-se vinculado à área de concentração Termociências e, mais especificamente, à linha de pesquisa de Transferência de Calor e Massa.

 

Relevância/Impactos

A combustão é uma ciência que permeia quase todos os setores das sociedades, em qualquer parte do mundo, independentemente do grau de desenvolvimento da nação. O processo de combustão é responsável por mais de 85 % da energia utilizada pelo homem, sendo estratégico para a economia de todos os países. A geração de energia a partir da combustão de derivados do petróleo, gás natural, carvão mineral, lenha, carvão vegetal e dos derivados da cana de açúcar corresponde a mais de 80 % da energia utilizada no Brasil, de acordo com o balanço energético nacional publicado pelo MME.

A ciência e a tecnologia da combustão têm grande impacto nos setores industrial, de transporte e de geração de energia elétrica. No setor de petróleo e de gás natural o processo de combustão é, na maioria das vezes, o destino final dos hidrocarbonetos e, também, o meio utilizado para a geração de energia durante os processos de extração, transporte e refino.

Nos processos de combustão, com o objetivo de maximizar a taxa de conversão de reagentes em produtos, a queima ocorre frequentemente em escoamentos turbulentos. O aumento da eficiência dos processos industriais envolvendo combustão e, simultaneamente, o respeito às normas de impacto ambiental e emissões, cada dia mais restritivas, não podem ser atingidos com o conhecimento atualmente disponível do processo de combustão em escoamentos turbulentos. Embora grandes progressos na compreensão da combustão em escoamentos turbulentos tenham ocorrido nos últimos 30 anos, diversos problemas permanecem abertos e são objetos de intensas pesquisas.

Neste contexto, os principais resultados alcançados no Laboratório são:

  • Estudo das propriedades médias e flutuantes de processos de combustão em escoamentos turbulentos;
  • Realização de medidas simultâneas de velocidade (PIV) e luminosidade do OH (PLIF);
  • Construção de bases de dados de validação e desenvolvimento de modelos computacionais;
  • Combustão turbulenta de diferentes combustíveis (CH4, H2, C2H5OH) e de ar em queimador tipo corpo rombudo;
  • Estudo de situações físico/químicas que se situam fora das hipóteses de modelos clássicos de combustão turbulenta:
  • Reagentes parcialmente prémisturados;
  • Estrutura de chama intermitente;
  • Geração de turbulência pela frente de chama;
  • Capacitação de pesquisadores de outras instituições nas técnicas de medição empregadas;
  • “The Naked Flame”: 1o lugar no Concurso Latino Americano Caribenho de Vídeos Minuto Científico. http://www.youtube.com/watch?v=98sZG9pWJ8A

 

Equipamentos

Os principais equipamentos disponíveis no Laboratório são:

  • Sistema para medições da Fluorescência Induzida por Plano Laser (PLIF): medição de OH, CH e outros radicais químicos característicos do processo de combustão;
  • Sistema de Velocimetria por Imagem de Partículas Estéreo (PIV): campo instantâneo de velocidade;
  • Sistema de Termometria Rayleigh: temperatura dos produtos de combustão;
  • Sistema de Incandescência Induzida por Laser (LII): distribuição e concentração de partículas de fuligem;
  • Sistema de Ombroscopia: diâmetro, distribuição e velocidade de gotas;
  • Queimador tipo “corpo rombudo”: ensaios com diferentes combustíveis (CH4, H2, C2H5OH) em regime turbulento;
  • Queimador tipo flare: interação entre frentes de chama turbulentas.

 

Fomento

O laboratório conta com apoio de recursos do CNPq (MCT/CT-Energ) e da Petrobras (Redes Temáticas de Fluidodinâmica Computacional em Processos de Refino e de Combustão e Gaseificação em Processos Industriais).

 

Fotos
Superposição de vetores velocidade e da luminescência induzida por laser do radicalOH para três diferentes chamas turbulentas de gás natural e de ar: (i) chama colada à superfície do queimador com extinções parciais; (ii) chama descolada da superfície do queimador de forma intermitente e (iii) chama descolada da superfície do queimador, com prémistura parcial entre reagentes.

  • (i) chama colada à superfície do queimador com extinções parciais
  • (ii) chama descolada da superfície do queimador de forma intermitente
  • (iii) chama descolada da superfície do queimador, com prémistura parcial entre reagentes
Queimador representativo de um flare: (i) dispositivo experimental, (ii) imagem direta da chama turbulenta média.

  • (i) dispositivo experimental
  • (ii) imagem direta da chama turbulenta média

Laboratório de Computação Avançada

 

Coordenadora: Mônica F. Naccache

E-mail: naccache@puc-rio.br

Site: www.mec.puc-rio.br/dem_lab_detalhes.php?id=19

 

Apresentação

O Laboratório de Computação Avançada é composto por uma rede de microcomputadores e impressoras. Esta rede está ligada ao Centro de Computação da Universidade (RDC) e à Internet. Todos os professores, laboratórios e salas de estudos dos alunos de pós-graduação encontram-se ligados na mesma rede, podendo utilizar os recursos do Laboratório de Computação Avançada remotamente. Sua criação contou com recursos da CAPES, CNPq, FAPERJ e FINEP. Desde então o laboratório tem sido periodicamente atualizado de modo a garantir a modernidade de suas máquinas.

 

Áreas de Atuação

As atividades do laboratório incluem pesquisas de todas as áreas do Departamento de Engenharia Mecânica, a saber, mecânica aplicada, termociências e petróleo e energia. Além das atividades de pesquisa e desenvolvimento, os equipamentos são utilizados pelos alunos de pós-graduação nos cursos regulares.

 

Relevância / Impactos

Os trabalhos de ensino, pesquisa e desenvolvimento relacionados ao desenvolvimento de programas, e à simulação numérica de problemas de interesse da engenharia mecânica fazem uso intensivo do laboratório. Além dos computadores e impressoras disponíveis, estão instalados na rede diversos programas comerciais para simulação de problemas relacionados a mecânica dos fluidos, transferência de calor, combustão, mecânica dos sólidos e dinâmica, entre outros.

Desde a sua criação, o Laboratório contribui para a formação de um grande número de mestres e doutores do DEM, bem como auxilia na formação de alunos de graduação, que utilizam o LCA em seus projetos de iniciação científica e projetos de fim de curso. Além disso, as atividades desenvolvidas no LCA contribuem de forma significativa para a manutenção e aumento da produção científica do DEM, seja através de publicações em periódicos relevantes da área acadêmica ou em participações em conferências.

 

Laboratório de Computação Avançada

Laboratório de Computação Avançada

Laboratório de Computação em Fenômenos de Transporte

 

Coordenadores:

Prof: Angela Ourivio Nieckele

E-mail: nieckele@puc-rio.br

e

Prof. Luis Fernando Figueira da Silva

E-mail: luisfer@esp.puc-rio.br

 

Apresentação

O Laboratório de Computação em Fenômenos de Transporte atua desde 1990 na modelagem computacional e na simulação de alto desempenho. Neste laboratório são realizadas análises de escoamentos em presença de transferência de calor e massa. Um ponto forte é o desenvolvimento de softwares próprios destinados a estudos de escoamentos bifásicos, escoamentos turbulentos e escoamentos em presença de combustão e compressibilidade. Os desenvolvimentos realizados também contam com a utilização de softwares comerciais e de livre acesso (Fluent, CFX, OpenFoam). Desde 2005 o laboratório vem se equipando com cluster de computação de alto desempenho operando no sistema aberto Linux.

 

Área de Atuação

Este laboratório encontra-se vinculado às áreas de concentração Termociências, Petróleo e Energia e, mais especificamente, às linhas de pesquisa de Engenharia de Fluidos, Transferência de Calor e Massa, Engenharia de Dutos, Engenharia de Petróleo.

 

Relevância / Impactos

O estudo de processos de forma de atender requisitos de garantia de escoamento é considerado como uma das áreas mais importantes da indústria de petróleo. O conhecimento desenvolvido no laboratório do fenômeno de deposição de parafina visa prevenir a parada de produção de petróleo devido a obstrução de linhas em plataformas offshore. O estudo dos diferentes padrões de escoamento (anular e golfadas) que ocorrem durante o transporte de hidrocarbonetos em dutos auxilia o projeto e a otimização de linhas de transporte. A modelagem do escoamento bifásico é realizada utilizando as metodologias VOF (Volume Of Fluid) e Modelo de Dois Fluidos. Para o estudo do regime turbulento empregam-se as técnicas RANS (Reynolds Average Navier-Stokes) e LES (Large Eddy Simulation).

O aumento da eficiência dos processos industriais envolvendo combustão e, simultaneamente, o respeito às normas de impacto ambiental e emissões, cada dia mais restritivas, não podem ser atingidos com o conhecimento atualmente disponível do processo de combustão em escoamentos turbulentos. Para responder à estes desafios, são realizados desenvolvimentos de novos modelos de combustão, baseados em metodologias de simulação numérica das grandes escalas (LES ─ Large Eddy Simulation), Função Densidade de Probabilidade Transportada e cinética química detalhada, os quais permitem caracterizar simultaneamente, a interação entre a aerodinâmica e o processo de reação.

 

Equipamentos

O laboratório dispõe de um cluster de computadores em paralelo, em permanente evolução, que conta atualmente com nós Dell (Intel Xeon e AMD Opteron 2,66 GHz) 168 CPUs escravas, e 3,000 GB de memória distribuída.

O cluster é ligado ao Laboratório de Computação Avançada, com o Centro de Computação da Universidade (RDC) e à Internet.

 

Fomento

O laboratório conta com apoio de recursos do CNPq; Petrobras (Redes Temáticas de Dinâmica dos Fluidos Computacional, Combustão e Gaseificação em Processos de Refino e Escoamento Multifásico em Dutos).

 

Quebra de vórtices (Critério Q) - LES

Quebra de vórtices (Critério Q) – LES

 

Bolha subindo, passando em de restrição de área. Método Volume of Fluid.

Bolha subindo, passando em de restrição de área. Método Volume of Fluid.

 

Fusão de Metal Líquido na presença convecção natural. Coordenada curvilínea e móvel

Fusão de Metal Líquido na presença convecção natural. Coordenada curvilínea e móvel.

Laboratório de Desenvolvimento de Veículo “Fora de Estrada”

 

Coordenador: Prof. José Alberto dos Reis Parise

E-mail: parise@puc-rio.br

Sitehttp://www.mec.puc-rio.br/?pag=laboratorios&aba=1

 

 

Este laboratório oferece o espaço adequado para a concepção, projeto e desenvolvimento de um veículo monoposto de uso “off-road”. Desde a sua idealização, o veículo segue desenvolvimento baseado nas regras estabelecidas pela SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), para que venha futuramente competir na categoria Baja SAE. Para atingir este objetivo, é necessário: (i) conhecimento técnico e teórico sobre os diversos componentes e sistemas automotivos; (ii) proceder a análise criteriosa do modelo, utilizando para tal poderosas ferramentas gráficas (CAD/CAM) e a ensaios mecânicos de componentes; (iii) construir o veículo, adotando técnicas de fabricação adequadas; (iv) proceder a programa de ensaios do protótipo; e (v) organizar-se em equipe para participação em competição de âmbito nacional. Todo o programa Baja PUC-Rio é conduzido por alunos de Engenharia, sob a supervisão e apoio de professores do departamento de Engenharia Mecânica.

Laboratório de Dinâmica e Vibrações

 

Coordenadores:

Prof. Rubens Sampaio Filho

E-mail: rsampaio@puc-rio.br

E

Prof. Hans Ingo Weber

E-mail: hans@puc-rio.br

Site: www.mec.puc-rio.br/dem_lab_detalhes.php?id=13

 

O Laboratório de Dinâmica e Vibrações possibilita a realização de estudos relativos a problemas dinâmicos de tensões e deformações, vibrações mecânicas, impacto e som. Os equipamentos eletrônicos de que é dotado servem especialmente para excitar sistemas físicos, medir e analisar diversas variáveis desses sistemas e também para simular fenômenos com o auxílio de computadores analógicos. É dotado de vibradores eletrônicos de 22 e 540 kgf com faixas de freqüência de 5 a 10.000 Hz e 5 a 3.000 Hz, respectivamente. Dispõe também de amplificadores de potência e medição, gerador de sinais senoidais e aleatórios, acelerômetros e outros transdutores, estroboscópios, transdutores capacitivos e indutivos, gravador de alta qualidade, osciloscópio com memória, analisador espectral e traçador de nível, equipamento para leitura dinâmica de extensômetros, máquinas de fadiga e máquina de simulação de vibração com dois graus de liberdade.

Laboratório de Engenharia de Fluidos

 

Coordenador:  Prof. Luis Fernando Alzuguir Azevedo

E-mail: lfaa@puc-rio.br

Site: www.mec.puc-rio.br/dem_lab_detalhes.php?id=5

 

O Laboratório de Mecânica dos Fluidos está preparado para conduzir experimentos que envolvam medições em escoamento de fluidos, pressão e temperatura, através da utilização de modernos sistemas de aquisição de dados. Estudos avançados em visualização de escoamento de fluidos podem ser realizados com técnicas de captação de imagens por fotografia, filmagem rápida e aquisição e análise digital de imagens. O Laboratório desenvolve sistemas a laser para medidas de campos instantâneos de velocidade em regiões extensas do escoamento, utilizando técnicas de acompanhamento de partículas traçadoras (Particle Tracking Velocimetry, PTV) e por análise estatística de imagens de grupos de partículas (Particle Image Velocimetry). No Laboratório de Mecânica dos Fluidos também são desenvolvidos trabalhos na área de tecnologia de aerossóis. Estes trabalhos incluem o desenvolvimento de equipamento para coleta e classificação de materiais particulados em suspensões, bem como estudos fundamentais da dispersão turbulenta de particulados.

 

Equipe

  • Bruno Azevedo Gomes
  • Fábio Jessen Werneck de A. Martins
  • Helena Veiga
  • Igor Braga
  • Juliana Kuhlmann Abrantes
  • Leonardo Pinhal Silva
  • Luciana Boher e Souza
  • Paula Stofer Cordeiro de Farias

 

Campos de Atuação

  • Medição de velocidade, temperatura e pressão em escoamentos

 

Setores Industriais Alvo

  • Petróleo e gás
  • Meio ambiente

 

Clientes

  • Petrobras

 

Equipamentos

  • Anemômetro laser-Doppler de 2 componentes da TSI
  • Sistema de velocimetria por imagem de partículas bi-dimensional, PIV da TSI
  • Sistema de velocimetria por imagem de partículas tri-dimensional estereoscópico
  • Anemômetro de fio quente de 1 componente da TSI
  • Túnel de vento com seção de 40×50 cm e 30m/s
  • Sistemas de aquisição de dados Agilent
  • Microscópio estereoscópico Zeiss

 

Laboratório de Engenharia Veicular da PUC-Rio

 

Coordenador: Prof.Sérgio Leal Braga

E-mail: slbraga@puc-rio.br

Site: www.mec.puc-rio.br/dem_lab_detalhes.php?id=24

 

Este laboratório é resultado da união de diversas competências e parcerias entre a PUC-Rio, o Governo Federal e empresas privadas dos ramos automotivo e de combustíveis. Suas instalações civis foram construídas com recursos próprios e seus equipamentos e sistemas periféricos foram financiados por projetos apoiados pela FINEP e pela PETROBRAS. Localizado no campus da PUC-Rio, o LEV iniciou em setembro de 2003 e tem no seu pavimento térreo três salas, uma para testes de motores, outra para testes veículos e a terceira dedicada à operação e controle dos equipamentos.

No piso superior foram criados em 2005 um Laboratório de Eletrônica, dedicado ao desenvolvimento de unidades de controle e instrumentação específica para atender às necessidades do LEV. Duas outras salas também entraram em operação com as finalidades de abrigar alunos e o desenvolvimento de pesquisas e a prestação de serviços. Com o apoio da CEG, o LEV dispõe de fornecimento de gás natural encanado em alta pressão, o que facilita o uso deste combustível nos ensaios.

Equipamentos

  • Dinamômetro de bancada com freio elétrico AVL/ALPHA
  • Dinamômetro de bancada AVL/APA
  • Dinamômetro de Rolo de Grande Diâmetro AVL
  • Sistemas para medida das emissões de poluentes
  • Piloto-Robô
  • Alimentador Automático de Combustível
  • Elevador pantográfico com capacidade para 3.500 kg
  • Detector de folgas de suspensão
  • Banco de potência para veículos até 250 HP
  • Regloscópio
  • Módulo de teste de alinhamento da suspensão
  • Módulo de teste de eficiência de suspensão
  • Módulo de teste dos freios de serviço e estacionamento

Agências Financiadoras

  • FINEP, Petrobrás e PSA – Peugeot/Citröen

Apoios

  • CEG

Laboratório de Fadiga e Mecânica da Fratura

 

Coordenador: Prof. Jaime Tupiassú P. de Castro

E-mail: jtcastro@puc-rio.br

Site: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=laboratorios&aba=1

 

O Laboratório de Fadiga e Mecânica da Fratura do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio desenvolve pesquisas na área de Comportamento Mecânico dos Materiais, com ênfase na prevenção de falhas de componentes estruturais sujeitos a carregamentos reais de serviço. O Laboratório dispõe de duas máquinas servo-hidráulicas computadorizadas para ensaios dinâmicos, uma de 250kN e outra de 100kN, com uma grande coleção de acessórios como garras, extensômetros, células de carga, etc.; um sistema de correlação digital de imagens de última geração; diversos equipamentos de extensometria; 2 multímetros de 8 1/2 dígitos para medidas de tamanho de trinca por queda de potencial; uma máquina Charpy instrumentada; lupa estéreo e vários outros equipamentos óticos para medir e acompanhar trincas; osciloscópios, multímetros, fontes, etc.; equipamentos metrológicos diversos; fornos para tratamentos térmicos; além de microcomputadores de alto desempenho, que rodam o Vida, um software próprio para pesquisa em Fadiga e Mecânica da Fratura, e programas de elementos finitos e de controle de equipamentos eletrônicos. O laboratório também possui uma pequena oficina de apoio.

Laboratório de Fotomecânica

 

Coordenador: Prof. José Luiz de França Freire

E-mail: jlfreire@puc-rio.br

Site: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=laboratorios&aba=1

 

Este Laboratório está equipado para a análise experimental de tensões utilizando técnicas de fotoelasticidade tridimensional, bidimensional e por reflexão, método de shadow Moiré , correlação digital de imagens (DIC) e técnicas de medição por extensômetros de resistência elétrica. O Laboratório possui o equipamento necessário para fundição e manufatura de modelos tridimensionais,fornos fotoelásticos para fixar a anisotropia ótica e polariscópios de transmissão e reflexãp para a análise dos modelos. A área de correlação digital de imagens permite o estudo da distribuição de deslocamentos em componentes planos e tridimensionais abrange campos de imagens com tamanhos de 1000mmx1000mm a 1mmx1mmm. A área de Moiré utiliza técnicas de análise digital de imagens para contagem de franjas. A área de extensometria está equipada com condicionadores de sinais para análises estáticas e dinâmicas.

Laboratório de Mecânica dos Fluidos não Newtonianos

 

Coordenador: Prof. Paulo Roberto de Souza Mendes

E-mail: pmendes@puc-rio.br

Site: http://greo.mec.puc-rio.br/instalacoes/#mecflunn

Está equipado para conduzir experimentos que envolvem medições diversas em escoamento de fluidos complexos, através da utilização de modernos instrumentos e sistemas de aquisição de dados.

Apoio: CNPq, CAPES, FAPERJ, FINEP

 

Laboratório de Metrologia Dimensional

 

Coordenador: Prof. Gregório Salcedo Muñoz

E-mail: gregorio@puc-rio.br

Site: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=laboratorios&aba=1

O Laboratório de Metrologia Dimensional, compartilhado com o ITUC, está equipado com moderna aparelhagem de alta precisão para trabalhos relacionados com: medições lineares e angulares de peças e perfis variados, de cones, roscas, circulares e controle de rodas dentadas; análise de superfícies (rugosimetria) por processos de contato ótico e exames de micro-dureza.

Laboratório de Micro Hidrodinâmica e Meios Porosos

 

Coordenador: Prof. Márcio da Silveira Carvalho

E-mail: msc@puc-rio.br

Site: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=laboratorios&aba=1

Laboratório destinado ao estudo de escoamentos em micro escalas, como o que ocorre em processos de revestimento de filmes finos e escoamentos em meios porosos.

Laboratório de Processos Atmosféricos e Tecnologia de Aerossóis

 

Coordenador: Prof. Marcos Sebastião de Paula Gomes

E-mail: mspgomes@puc-rio.br

 

O laboratório desenvolve pesquisas experimentais e numéricas em Engenharia Ambiental – Poluição Atmosférica, nas áreas de: dispersão de poluentes particulados (aerossóis) e gasosos – experimentos em túnel de vento e modelagem numérica; desenvolvimento (projeto, testes e calibração) de instrumentação para a caracterização de aerossóis – impactadores, analisadores de mobilidade diferencial; influência de aerossóis atmosféricos no efeito estufa; monitoramento de emissões atmosféricas (fontes fixas e móveis) e de qualidade do ar, incluindo ambientes de trabalho; desenvolvimento de inventários de emissões atmosféricas; simulações numéricas de processos de combustão – otimização energética de fornos e queimadores, desempenho com combustíveis alternativos e previsão de poluentes; desenvolvimento de métodos e equipamentos para o controle da poluição atmosférica de fontes fixas e móveis; avaliação de emissões em combustíveis alternativos (gás-natural, biogás, biodiesel, etc…)

Laboratório de Refrigeração Condicionamento de Ar e Criogenia

 

Coordenador: Prof. José Alberto dos Reis Parise

E-mail: parise@puc-rio.br

Site: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=laboratorios&aba=1

O Laboratório de Refrigeração e Aquecimento (LRA) é uma iniciativa do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio. Com o apoio das agências governamentais (Ministério de Ciência e Tecnologia, CNPq e CAPES) e empresas do setor produtivo, concentra atualmente as atividades da PUC-Rio referentes ao estudo e desenvolvimento de sistemas de refrigeração, ar condicionado e aquecimento. O LRA tem por objetivo contribuir para o avanço tecnológico na área de refrigeração, aquecimento e ar condicionado. Com a utilização de técnicas experimentais avançadas e o desenvolvimento de códigos computacionais de simulação, pretende o LRA atuar na formação de recursos humanos e desenvolvimento de sistemas de refrigeração e aquecimento mais econômicos e de menor impacto ambiental.

Criado em 1995, o LRA é o resultado de 18 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento, durante os quais chegou-se a uma produção significativa de teses de mestrado e doutorado, relatórios técnicos, artigos científicos, assim como de projetos financiados por órgãos governamentais e empresas, tanto estatais quanto privadas, todos relacionados aos temas de refrigeração, aquecimento, ar condicionado e trocadores de calor em geral. O LRA está localizado no campus da PUC-Rio, no bairro da Gávea, Rio de Janeiro.

Laboratório de Robótica

 

Coordenador: Prof. Marco Antonio Meggiolaro

E-mail: meggi@puc-rio.br

Site: http://www.mec.puc-rio.br/dem_lab_detalhes.php?id=18

 

O Laboratório de Robótica tem como objetivo desenvolver e controlar sistemas robóticos baseado na integração de conhecimentos físicos fundamentais destes sistemas com metodologias computacionais avançadas. Para alcançar esse objetivo, os projetos usualmente requerem modelagem e análise detalhadas, simulações computacionais e estudos experimentais, envolvendo engenharia mecânica, elétrica, de controle, e inteligência computacional. Principais Tópicos: Projeto e Controle de Manipuladores Robóticos de Alto Desempenho – Manipuladores Elétricos, Pneumáticos e Hidráulicos; Controle de Alta Frequência de Sistemas Hidráulicos; Robôs Móveis Autônomos – Projeto, Controle de Tração, Estabilidade, Auto-Localização, Mapeamento e Planejamento; Desenvolvimento de Atuadores Robóticos Avançados (Músculos Artificiais); Interfaces Homem-Máquina, incluindo interfaces cerebrais e musculares.

 

Responsáveis

 

Contato

Marco Antonio Meggiolaro: meggi@puc-rio.br

 

Equipamentos

  • Veículos robóticos
  • Manipuladores robóticos
  • Microcomputadores
  • Placas para aquisição de dados
  • Programas para simulação de manupuladores robóticos
  • Programas para simulação de circuitos eletro-eletrônicos
  • Sistemas pneumáticos

 

Localização

Prédio Cardeal Leme – Pilotis

 

Agências Financiadoras

Capes, CNPq, Faperj, FINEP, Petrobras, PSA – Peugeot/Citröen, ANP

Laboratório de Sensores a Fibra Óptica

 

Coordinator: Arthur M. B. Braga

E-mail: abraga@puc-rio.br

 

Sensor Installation on the Field

Laboratórios de Microcomputação

 

Coordenador: Prof. Marcelo de Andrade Dreux

E-mail: dreux@puc-rio.br

Site: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=laboratorios&aba=1

Os Laboratórios de Microcomputação visam disponibilizar, para os alunos de Graduação e de Pós-Graduação, microcomputadores padrão PC. Estes laboratórios fornecem aos alunos uma infraestrutura computacional que serve de apoio às suas atividades de Ensino e Pesquisa, além de propiciar a formação nos mesmos de uma “cultura de informática”. Nos computadores estão instalados diversos programas destinados à prática das disciplinas do curso, tais como: Word, Excel, Matlab, Ansys, Fluent, Fortran, entre outros. Além dos laboratórios específicos de computação, os alunos contam com os computadores dos grupos de pesquisa coordenados pelos professores do DEM, disponíveis nos laboratórios do Departamento

Núcleo de Simulação Termohidráulica de Dutos (SIMDUT)

 

Coordenador: Prof. Luis Fernando Alzuguir Azevedo

E-mail: lfaa@puc-rio.br

Site: http://www.simdut.com.br

O SIMDUT é um laboratório do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio dedicado às atividades de simulação numérica de escoamento em dutos de petróleo e gás. O laboratório é fruto de uma parceria de cerca de dez anos entre pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-RIo e da TRANSPETRO/PETROBRAS.

 

Responsáveis

Responsáveis

  • Alexsander Moreira Alves Valeriano
  • Aline de Aguiar Gonçalves
  • Andrew David Mendes Guedes
  • Claudio Veloso Barreto
  • Fernando Luiz Santos Silva
  • Francisco Miguelangel Tacora Amasifuen
  • Leonardo Motta Carneiro
  • Luis Fernando Gonçalves Pires
  • Marcelo de Souza Cruz
  • Marcelo Varejão Casarin
  • Philipe Barroso Krause
  • Rafael Paes de Oliveira Alves
  • Rodrigo de Oliveira Nogueira Barreto
  • Thomás Machado Martinoia
  • Tuanny Magalhães Branco

 

Site: http://www.simdut.com.br

 

Campos de Atuação

  • Simulação de Escoamento em Dutos

 

Setores Industriais Alvo

  • Petróleo e gás

 

Clientes

  • Petrobras
  • Transpetro
  • ANEEL
  • EPE

 

Equipamentos

  • Microcomputadores

 

Serviços Laboratoriais

  • Análise e Simulação de Escoamento em Dutos

 

Treinamentos Especializados

  • Simulação de Dutos

Núcleo de Simulação Termohidráulica de Dutos (SIMDUT)