Laboratório de Computação

Área de atuação:

O Laboratório está fisicamente distribuído em diversas salas do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, interligadas através de rede local Windows, com acesso à Internet em todos os postos de trabalho. Atualmente, aproximadamente 130 micros estão em rede, incluindo-se as salas para alunos, salas de trabalho dos professores e secretaria do Departamento.

A rede departamental foi também expandida para todas as salas de estudo dos alunos (9 salas com capacidade para 130 alunos) contemplando cada mesa de trabalho com um ponto de conexão a rede.

Em 2009 foram reformadas as salas que sediam o Laboratório com a instalação de novas bancadas, sistema de refrigeração, sistema de controle de acesso e atualização dos computadores. Adicionalmente foi criada mais uma sala com infraestrutura computacional para os alunos de pós-graduação.

Coordinator: Prof. Marcel

E-mailmarcel@puc-rio.br

Site: http://www.civ.puc-rio.br/laboratorios/computacao/

Laboratório de Estruturas e Materiais (LEM-DEC)

Área de atuação:

Laboratório de Estruturas e Materiais (LEM-DEC) da PUC está capacitado para a execução de ensaios de estruturas de concreto armado e protendido, estruturas de aço e mistas, além de materiais e protótipos especiais e sistemas construtivos.

A infraestrutura disponível abrange diversos sistemas de atuadores hidráulicos, estáticos (até 5000 kN) e dinâmicos (até 500 kN) servo-controlados ou de acionamento manual, além de diversos sistemas de medição de deformações e deslocamentos em estruturas.

O Laboratório possui área de 600 m2, com duas lajes de reação (piso forte) de 46 m2 e de 90 m2, contando com ponte rolante suspensa e outros sistemas de içamento e transporte de peças. O sistema MTS servo-controlado foi atualizado em 2012 e permite a execução de ensaios com carregamentos cíclicos ou repetitivos, com vistas a estudos de fadiga e efeitos de carregamentos dinâmicos em estruturas.

A execução de ensaios no Laboratório conta com sistemas completos de aquisição e tratamento de dados que possibilitam medições de carga e demais dados de instrumentação, armazenamento e interpretação de resultados, com gerenciamento automático dos processos de ensaio.

Relevância / Impactos:

Os equipamentos e instalações do LEM-DEC são utilizados para ensino e pesquisas de graduação e pós-graduação, bem como para a prestação de serviços para a indústria da Construção Civil e de infraestrutura rodoviária, ferroviária e de petróleo e gás.

Breve histórico:

O LEM-DEC foi criado em 1969. Em 1975 foi implantada a primeira laje de reação e instalados equipamentos MTS para ensaios estruturais. Em 1990 foi feita uma ampliação substancial da área do laboratório, com a execução de uma segunda laje de reação. Em 2012 foram instalados uma ponte rolante e equipamentos MTS de última geração.

Outras informações relevantes:

O LEM-DEC situa-se no térreo do Prédio Cardeal Leme próximo ao Prédio do Rio Datacentro. Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea, Rio de Janeiro – RJ

Contato: Tel: (21) 3527-1198

E-mail: civil-lem@puc-rio.br

Site: http://www.lem.civ.puc-rio.br/

Grupo de Geofisica Aplicada

O grupo de geofísica aplicada GPR_PUC vem atuando nos últimos dez anos no desenvolvimento de aplicações geotécnicas e ambientais para o radar de penetração (gpr). No decorrer de sua existência o GPR PUC desenvolveu procedimentos que permitiu a utilização do gpr em uma variedade de aplicações incluindo:

• Detecção de utilidades
• Mapeamento de jazidas
• Avaliação de processos de melhoria de solos
• Determinação de elementos de fundação
• Estratigrafia
• Detecção de vazamentos
• Inspeção de pavimentos
• Inspeção de paredes diafragma
• Localização de elementos enterrados

O grupo é constituído por engenheiros e técnicos da PUC-Rio e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições.

Coordenador: Professor José Araruna

E-mail: araruna@puc-rio.br

Contato: (21) 3527-1188/1189/1190

Site: http://www.gpr.civ.puc-rio.br/

Laboratório de Geotecnia e Meio Ambiente (LGMA)

Área de atuação:

O LGMA tem como finalidades principais o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas nas áreas de Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas, Geologia de Engenharia, Monitoramento e Instrumentação Geotécnica e Ambiental, Solos Não Saturados, Geotecnia Ambiental, Microbiologia Ambiental e Geomecânica do Petróleo, e a capacitação de recursos humanos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia Geotécnica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo.

Na pesquisa básica, os objetivos principais compreendem o projeto, dimensionamento e operacionalização de equipamentos e acessórios, bem como de técnicas experimentais, que propiciem o conhecimento ou um avanço no conhecimento do comportamento hidro-termo-mecânico de solos e rochas, do comportamento geotécnico de resíduos de diferentes origens, da interação bio-físico-química entre solos e rochas com fluidos aquosos ou não e da caracterização mineralógica e bio-físico-química de solos residuais e sedimentares.

No contexto de pesquisas aplicadas, o LGMA objetiva implementar metodologias e técnicas experimentais que contribuam para a solução de problemas e o desenvolvimento de projetos cientificamente embasados dentro do contexto das diferentes áreas de conhecimento mencionadas. O LGMA também atende a solicitações de execução de investigações e ensaios de campo e laboratório especiais por parte da indústria, instituições públicas, instituições não governamentais e beneficentes, através de convênios, projetos de pesquisa ou consultoria específicos e prestações de serviços.

Breve histórico:

O Laboratório de Geotecnia e Meio Ambiente do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (LGMA/DEC/PUC-Rio) teve sua origem no início da década de 1970, mais precisamente no ano de 1971, quando os primeiros equipamentos de cisalhamento direto, adensamento e triaxiais do país foram colocados operacionais. À época, o denominado Laboratório de Mecânica dos Solos ocupava um espaço com menos de 70m2 e visava, essencialmente, o atendimento ao recém implantado Programa de Mestrado em Engenharia Civil, área de Geotecnia, da PUC-Rio.

Em 2008 a presente área útil de cerca de 400m2 do laboratório foi atingida, com a introdução das áreas de Microbiologia Ambiental e Geomecânica do Petróleo.

Outras informações relevantes:

O LGMA situa-se no Campus da PUC-Rio, frente ao Prédio Leme. Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea, Rio de Janeiro – RJ.

Contato: Tel: (21) 3527-1201

E-mail: civ-lgma@puc-rio.br

Site: http://www.lgma.civ.puc-rio.br/

Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo – GTEP

O Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo, GTEP, constitui-se no braço tecnológico do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da PUC-Rio para atuar junto à indústria do petróleo em projetos de pesquisas e desenvolvimento. A missão deste grupo é desenvolver, adaptar e implantar tecnologia com o apoio da engenharia civil e de mecânica computacional para o aproveitamento dos recursos de óleo e gás do Brasil.

Desde 1991, este grupo vem atuando junto à indústria do petróleo no desenvolvimento de aplicativos para problemas na engenharia do petróleo. O GTEP tem trabalhado, prioritariamente, no desenvolvimento de ferramentas de análise para auxiliar no planejamento de poços e reduzir os custos das operações de perfuração e gerenciamento da produção.

A estratégia dominante das atividades deste Grupo é o compromisso total a longo prazo com assuntos que fazem parte dos objetivos prioritários dos programas estratégicos de diversas empresas que atuam na área. O GTEP desenvolve suas atividades de P&D através de 3 Laboratórios Associados: Laboratório Computacional de Geociências, Laboratório de Interação Rocha-Fluido e Laboratório Computacional de Engenharia de Petróleo.

Além disto, o GTEP participa ativamente das atividades de graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, através da coordenação de cursos e disciplinas na área de petróleo, orientação de dissertações e teses. O GTEP faz parte do programa de Recursos Humanos da ANP junto a PUC-Rio.

Site: http://www.gtep.civ.puc-rio.br/

Laboratório de Topografia

Os estudos da disciplina de Topografia contam com uma infraestrutura de laboratório, que dá suporte para as atividades de campo em levantamentos topográficos e locações, como também para as atividades de escritório em processamento de dados, cálculos e desenhos topográficos informatizados.

No laboratório de Topografia estão disponibilizados diversos equipamentos e acessórios de última geração, que permitem desde o estudo, implementação e desenvolvimento de suas atividades de acordo com as técnicas clássicas consagradas, até o emprego dos avanços tecnológicos atuais. Iniciando-se com o estudo e uso de Teodolitos Eletrônicos e Trenas Laser Digitais de Precisão, para a medição e obtenção de ângulos e distâncias nas tarefas de detalhamento e/ou locação; Georreferenciamento de bases e pontos topográficos com a utilização de receptores de satélites no padrão GNSS; Estações Totais avançadas com medição de longo alcance utilizando bastão e prisma refletor e medição sem prisma com mira laser, onde se destacam as técnicas automatizadas de triangulação, poligonação e levantamento cadastral, com armazenamento em cadernetas digitais e transmissão de dados via bluetooth; Níveis Eletrônicos Automáticos de leitura analógica e de leitura digital, com recursos de cálculos e referências altimétricas, utilizando réguas com código de barras; Estereoscópios de bolso e de mesa para fotointerpretação e foto análises em aerofotogrametria; Calculadora Científica, Curvímetros, Planímetros e acessórios de desenho para medições e cálculos gráficos em mapas e plantas topográficas diversas.

Estão disponíveis também diversas salas com microcomputadores interligados em rede e com acesso a internet, utilizando softwares do pacote Office otimizados para uso em Topografia, com cadernetas de campo e planilhas eletrônicas pré-programadas com rotinas de cálculos específicos de projeto; Softwares GIS para estudos e planejamento de atividades e etapas visualizando regiões; Softwares CAD para desenhos topográficos e modelagem de terrenos; e Software Topográfico Específico.