Instituto Tecnológico da PUC-Rio

Laboratórios do ITUC

Diretor: Sergio Leal Braga

Site: http://www.ituc.puc-rio.br

Histórico e Perfil

O Instituto Tecnológico da PUC-Rio, ITUC, inaugurado em 12 de abril de 1959 com o nome de Institutos Tecnológicos, dedica-se a atividades de desenvolvimento e prestação de serviços tecnológicos, tanto em apoio às atividades acadêmicas do CTC (Centro Técnico Científico) e de outros centros da PUC-Rio, como em atendimento à indústria e a outros setores da economia.

Ao longo desses anos, o ITUC tem procurado adequar o seu perfil de atuação, de modo a acompanhar as transformações pelas quais têm passado a universidade e o país, e conseqüentemente a demanda por seus serviços. Nessa trajetória, o Instituto acumulou experiência e competência em serviços, consultoria e projetos de desenvolvimento de tecnologia, realizados tanto de forma autônoma, como em parceria com outros departamentos da PUC, outras universidades, centros de tecnologia, órgãos de governo e empresas privadas, evidenciando a flexibilidade e agilidade do Instituto em se adequar às necessidades de cada fase do processo de desenvolvimento tecnológico brasileiro, característica marcante de sua atuação.

Outra característica importante é a capacidade de nuclear empreendimentos novos na universidade. Nesse aspecto, o ITUC atua fornecendo suporte tecnológico, administrativo, político e financeiro, através de projetos patrocinados, para o surgimento de novos negócios que, com o passar do tempo, atingem maturidade e autonomia. Dentre eles, pode-se citar a Incubadora de Empresas Gênesis, o Mestrado em Metrologia, o Instituto de Energia (IEPUC), a Certificação de Próteses Femorais, o Centro de Avaliação Não Destrutiva e o Centro de Desenvolvimento Veicular.

O Instituto Tecnológico é uma unidade com atuação abrangente, que gera recursos, conhecimento e projeção para a PUC-Rio, com potencial para realizações de maior porte, sob condições adequadas de apoio e investimento.

Em decorrência de seu perfil, o ITUC desenvolveu sua capacidade de agregar competências, por conhecer bem de perto as atividades de diversos departamentos do CTC e mesmo de outros centros, e também por dispor de uma administração acostumada a interagir com os órgãos internos da universidade, departamentos e empresas, no que concerne à prestação de serviços. Essa característica é potencialmente importante para se somar a outros esforços do CTC com objetivo de captar projetos, serviços e receita no meio externo.

Atribuições no Contexto da PUC-Rio

Segundo o seu Regimento Interno, revisto e aprovado em novembro de 2006 pelo Conselho Departamental do Centro, o ITUC é uma “Unidade Complementar do Centro Técnico Científico – CTC, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, na forma do disposto nos Arts. 4° e 6° do Estatuto da Universidade”, tendo como finalidades “prestar serviços de desenvolvimento tecnológico, em coerência com o Art. 6° do Estatuto da PUC-Rio, visando:

Atender à demanda interna da PUC-Rio, como órgão de suporte às atividades de ensino e de pesquisa dos seus Departamentos e Unidades.
Atender à demanda externa, oriunda de empresas privadas e públicas, órgãos de governo etc, como elemento de integração da universidade com a comunidade.
Buscar a contratação de projetos para desenvolvimento tecnológico de interesse de empresas públicas ou privadas, isoladamente ou em conjunto com outros Departamentos da PUC-Rio.”

Atividades e Laboratórios

No ramo da Engenharia de Materiais, o ITUC atende a uma demanda por serviços em materiais e componentes mecânicos e estruturais para determinação de causas de colapso, avaliação de desempenho, desenvolvimento de processos de fabricação, perícias e certificação em processos comerciais ou judiciais, que exigem laboratório idôneo e capacitado a fornecer parecer técnico. A realização desses serviços quase sempre requer o envolvimento de diversos laboratórios, inclusive de outros departamentos do CTC (Centro Técnico Científico). Os setores responsáveis por esses serviços são o Núcleo de Análise de Materiais e Produtos (NMP) e o Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM).

Os ensaios e análises oferecidos nesse grupo são, em linhas gerais:

  • Análise microestrutural quantitativa e qualitativa;
  • Análise fractográfica;
  • Análise de falhas;
  • Análise de tensões e de integridade estrutural;
  • Análises químicas;
  • Ensaios mecânicos convencionais;
  • Ensaios de fadiga e mecânica da fratura;
  • Análise de corrosão.

Esses serviços, por sua natureza complexa, agregam competências de diversas áreas de conhecimento: ciência dos materiais, química, comportamento mecânico e análise de tensões (teórica e experimental). O ITUC utiliza suas próprias instalações e pessoal técnico, e também a infra-estrutura e pessoal de outros departamentos, em particular os de Química, Engenharia Mecânica e Ciência dos Materiais e Metalurgia. Esse conjunto de competências permite a realização dos serviços empregando técnicas avançadas, dentre as quais podem ser citadas:

  • Microscopia ótica;
  • Microscopia eletrônica de varredura;
  • Microanálises por EDS (Energy Dispersive Spectroscopy);
  • Fluorescência e Difração de raios-X;
  • Espectrometria de emissão ótica;
  • Extensometria;
  • Análise de tensões por elementos finitos;
  • Análise de tensões experimental;
  • Simulação numérica.

Os serviços de Metrologia constituem um dos ramos de atuação do ITUC. Essa atividade é rastreada a padrões do INMETRO. Para as grandezas força e dureza, o setor responsável por esses serviços é o Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM) que atende a uma demanda regular da indústria por calibração de instrumentos de medição utilizados na produção e em laboratórios de controle de processos industriais. O ITUC também conta com o Laboratório de Metrologia Dimensional (LMD) que presta serviços diversos de medidas lineares e angulares, para setores industriais de natureza similar. Todos os laboratórios citados atendem aos alunos da graduação e pós-graduação da Instituição PUC-Rio.

No âmbito de projetos de desenvolvimento tecnológico, o ITUC atua em parceria com o Grupo de Sistemas Veiculares e Robóticos (DEM) em projetos de P&D de veículos autônomos (robôs) para inspeção remota em ambientes inacessíveis ou potencialmente perigosos.

Na área de pesquisa em tecnologias de petróleo e gás, o “Projeto de Fortalecimento da Cadeia de Suprimentos do Setor de Petróleo e Gás através do Desenvolvimento de Produtos e Protótipos”, em fase de aprovação, deverá viabilizar o Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Protótipos. Esse laboratório será parte da Rede de Laboratórios Integrados de Desenvolvimento de Produtos e Protótipos da PUC-Rio, em parceria com a ONIP (Organização Nacional da Indústria de Petróleo), que tem por objetivo apoiar empresas e organizações, em especial às de pequeno e médio porte, que atuam no segmento de petróleo e gás, particularmente no que se refere ao desenvolvimento de produtos e protótipos.

Carregando