Departamento de Informática

Instituto de Tecnologias de Software (ITS)

O Instituto de Tecnologias de Software (ITS) foi criado em 1994 para proporcionar um arranjo organizacional que permitisse uma melhor articulação do Departamento de Informática (DI) com parceiros industriais, o tratamento aprofundado de temas experimentais da Computação em laboratórios temáticos especializados e a residência de alunos de graduação e pós-graduação em projetos desses laboratórios.

Ao longo dos anos, tendo começado com apenas 5 laboratórios, o ITS se transformou em uma federação de 13 laboratórios autônomos nas mais diferentes áreas de P&D em software, cada um deles organizado de forma a melhor se inserir no setor acadêmico e empresarial do qual faz parte.

A totalidade dos participantes nos laboratórios temáticos ultrapassa 300 professores, alunos e pesquisadores. Merece destaque o fato que o número de pesquisadores doutores dedicados à pesquisa em tempo integral é muito maior do que o corpo docente permanente do DI. Espacialmente, os laboratórios estão distribuídos em 4 diferentes prédios da PUC-Rio e três deles possuem sub-sedes fora do campus (total de 5) para atender seus perfis de interação com a indústria.

LabLUA

Coordenador:

Site: www.lua.inf.puc-rio.br

O LabLUA é dedicado ao desenvolvimento da já consagrada linguagem de programação Lua. Esta linguagem ficou mundialmente famosa por sua aplicação no desenvolvimento de jogos, onde foi usada pela primeira vez pela Lucas Arts para a criação do jogo Grim Fandango. Recentemente também foi adotada no Ligtroom, um novo aplicativo para a edição de imagens da Adobe. Lua é um software livre e tem como principal diferencial sua leveza. Hoje já existem vários livros sobre esta linguagem e a sua lista de discussão na internet já tem cerca de mil participantes regulares.

Laboratório de Algoritmos e Tecnologia da Decisão

ATD-LAB

Coordenadores:

Site: http://www.inf.puc-rio.br/blog/laboratorio/atd-lab/

O Laboratório de Algoritmos e Tecnologia da Decisão é um laboratório de pesquisa vinculado ao DI da PUC-Rio que tem como principal foco o desenvolvimento e a aplicação de métodos algorítmicos para manipulação e análise de grandes volumes de dados e para otimização de recursos em sistemas de médio e grande porte. Os integrantes do laboratório são estimulados a desenvolverem uma forte competência em métodos quantitativos, trabalhando com técnicas clássicas de projeto de algoritmos, técnicas de programação matemática e técnicas de aprendizado de máquina.

Laboratório de CAD e Jogos Inteligentes

Coordenadores:

Site: http://www.icad.puc-rio.br

O ICAD foi fundado no fim da década de 80 pelo professor Bruno Feijó. Inicialmente o laboratório atuou na área de Computação Gráfica e CAD. No início da década de 90 o laboratório começou a desenvolver projetos em animação, especialmente animação comportamental. Em 2000 o ICAD tornou-se ICAD-IGames e iniciou a desenvolver projetos e pesquisas em jogos. Uma das primeiras teses de mestrado na área de jogos e entretenimento digital foi defendida nesta época. Em 2003 o laboratório recebeu uma ajuda institucional para tornar-se um centro de referência nacional em visualização, tornando-se em ICAD-IGames/VisionLab. O laboratório tem como missão procurar novas tecnologias, arquiteturas e ferramentas em CAD, Animação por computador, efeitos especiais, jogos e entretenimento digital. ICAD-Igames/VisionLab é um laboratório interdepartamental, envolvendo muitos departamentos, tais como informática, engenharia mecânica e Artes & Design.

Responsáveis

Bruno Feijó (Depto. de Informática)

Marcelo Dreux (Depto. de Eng. Mecânica)

Campos de Atuação

  • Animação
  • Computação Gráfica
  • Design
  • Inteligência Artificial
  • Jogos
  • Modelagem de Sólidos

Equipamentos

  • Cluster Unix
  • Estações de trabalho Unix e Windows

Serviços Laboratoriais

  • Prestação de serviço nas áreas de jogos e entretenimento digital

Localização:

  • Sala do 6º andar (Prédio Cardeal Leme)

Laboratório de Engenharia de Algoritmos e Redes Neurais (LEARN)

Coordenador:

Site: learn.inf.puc-rio.br

O Laboratório de Engenharia de Algoritmos e Redes Neurais (LEARN) atua na construção e implementação de algoritmos eficientes para aplicações avançadas. Dentre as aplicações desenvolvidas estão Sistemas Multi-agentes com Aprendizado; Sistema Supervisório para Redes de Polidutos; e, Planejadores de Transporte em Polidutos. Mais recentemente, estão sendo desenvolvidos Extratores de Informação para a Web, com a utilização intensa de Machine Learning. A experiência acumulada do LEARN permitiu o desenvolvimento de dois frameworks para construção de sistemas. Com o primeiro deles foi gerado o LearnAgents, um sistema multiagentes que obteve o terceiro lugar na “Trading Agent Competition 2004_. O segundo framework é para aprendizado semisupervisionado e ativo. Com este são gerados extratores para text mining hoje em uso por importantes empresas de mídia digital.

Laboratório de Engenharia de Software (LES)

Coordenadores:

Participantes:

Site: www.les.inf.puc-rio.br

O Laboratório de Engenharia de Software (LES) desenvolve projetos inovadores de pesquisa avançada em áreas de engenharia de software que requerem a aplicação e análise de técnicas e soluções altamente complexas. O LES conta com moderna infraestrutura laboratorial, com 60 postos de trabalho, equipados com máquinas de última geração para o desenvolvimento da pesquisa de técnicos, mestres e doutores associados ao Departamento de Informática. No âmbito de transferência de tecnologia, várias empresas foram formadas a partir de trabalhos desenvolvidos no LES. Dentre os principais projetos destacam-se: o ESSMA (Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes), que trata do estudo e validação dos fundamentos de sistemas baseados em multi-agentes e suas aplicações em Comércio Eletrônico, Computação Móvel, Educação à Distância e Otimização de Sistemas; o AulaNet, um ambiente de software baseado na Web para a administração, criação, manutenção e participação em cursos pela Web; o projeto Estado da Prática da Engenharia de Requisitos, que tem como objetivo estabelecer bases para o aumento da qualidade dos processos de produção de software com ênfase na utilização da Engenharia de Requisitos; Análise de Riscos em Segurança da Informação (SARSI) e Arquitetura de Software (QASA), que desenvolve sistemas para captura de dados de inspeção da aderência a padrões de qualidade em segurança da informação e arquitetura de software.

Laboratório de Métodos Formais (TecMF)

Coordenador:

Site: www.tecmf.inf.puc-rio.br

O Laboratório TecMF tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação de tecnologia formal, isto é, na utilização de modelos matemáticos no apoio ao processo de desenvolvimento de software em todas as suas fases. O grupo desenvolveu know-how no uso de técnicas de transformação de programas, como por exemplo a geração de programas a partir de especificações de alto nível e sua aplicação ao problema de código legado. O problema de código legado é crítico na manutenção de sistemas pois trata da adaptação destes sistemas a novos modelos e novas tecnologias. Em se tratando de modelagem e validação de sistemas, o grupo vem desenvolvendo considerável expertise no aspecto de interoperabilidade formal em arquiteturas de software. O TecMF também desenvolve provadores de teoremas e verificadores de modelos e suas interfaces que são aplicáveis tanto em validação de software crítico como em análise de conformidade de padrões de segurança.

Laboratório de Web Enginering (TecWeb)

Coordenador:

Site: www.tecweb.inf.puc-rio.br

O Laboratório de Web Enginering (TecWeb) é um laboratório dedicado a pesquisas e desenvolvimento na área de Engenharia de Aplicações Web (Web Engineering). Estas aplicações são vistas como parte de um time homem-máquina que executa tarefas. Dentre as principais tecnologias desenvolvidas estão o Object-Oriented Hypermedia Design Method (OOHDM) e seu sucessor, o Semantic Hypermedia Design Method (SHDM), que são metodologias dirigidas por modelos especializados. Uma das principais áreas de aplicação é a Gestão do Conhecimento, assim como aprendizado. Estes métodos têm suporte através de vários softwares de dominio público desenvolvidos no TecWeb. Diversos produtos do Laboratório são utilizados por empresas incubadas ou graduadas da Incubadora Gênesis da PUC-Rio, com as quais mantém estreita colaboração. O Laboratório possui intercâmbios com grupos atuando nas suas áreas de interesse nos EUA, Alemanha, Itália, Espanha e Irlanda.

Laboratório TeleMídia

Coordenador:

Site: www.telemidia.puc-rio.br

O Laboratório TeleMídia tem como finalidade oferecer suporte à pesquisa e desenvolvimento de projetos nas áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Sistemas Multimídia. As várias pesquisas do Laboratório geraram tecnologias e os protótipos de produtos que podem ser aplicados nas mais diversas áreas, tais como suporte ao desenvolvimento de programas de TV interativa, suporte à construção de aplicações que requerem qualidade de serviço (QoS), entretenimento, ensino a distância, comércio eletrônico etc. Dentre as principais tecnologias desenvolvidas estão a Ginga, um middleware para TV interativa, a NCL (Nested Context Language), uma linguagem declarativa para autoria de documentos hipermídia, o HyperProp, um formatador de documentos Hipermídia, e QoSOS, um framework para QoS em Sistemas Operacionais, bem como ferramentas para autoria hipermídia.

Laboratory for Advanced Collaboration (LAC)

Coordenador:

Site: www.lac.inf.puc-rio.br

O Laboratory for Advanced Collaboration (LAC) tem como missão criar ferramentas que auxiliem o desenvolvimento de software para redes móveis e ambientes ubíquos. Para tal, estão sendo desenvolvidos frameworks e middleware para sistemas distribuídos em redes sem fio e dispositivos móveis. Exemplos são o MobiCS, um framework para simulação de protocolos para redes móveis e a MoCA, uma arquitetura de middleware para o desenvolvimento de aplicações adaptativas cientes do contexto e da localização. Em particular, foi desenvolvido um serviço da MoCA que infere a localização aproximada de qualquer dispositivo móvel que possua uma interface IEEE 802.11 (WiFi). MoCA tem sido usada na PUC e outras universidades para o desenvolvimento de inúmeros serviços baseados em localização (LBS) e outros middlewares específicos. Mais recentemente, está sendo usada para aplicações ubíquas em salas de aula.

Semiotic Engineering Research Group Laboratory (SERG)

Coordenadora:

Site: www.serg.inf.puc-rio.br

O SERG – Semiotic Engineering Research Group laboratory é um laboratório de pesquisa em Interação Humano-Computador onde são investigados métodos e modelos para a avaliação e o projeto de interfaces de usuário visando a melhoria da qualidade de uso de sistemas e o aumento do apoio tecnológico a atividades humanas. São feitas também pesquisas qualitativas sobre as expectativas dos usuários e o impacto da introdução de tecnologias em suas atividades. A pesquisa do SERG é pautada pela Engenharia Semiótica, teoria de IHC inovadora, desenvolvida originariamente pelos membros do SERG ao longo de mais de uma década. Dentre os projetos acadêmicos recentes do laboratório, destacam-se a ICDL-Brasil, uma biblioteca digital internacional para crianças; os projetos Ink-a-Sketch e FLEC, sobre o uso de Tablet PCs em aulas de IHC, financiados pela Microsoft Research e pela Hewlett-Packard; e o projeto Maestro/Ginga-NCL, sobre autoria para TV digital interativa, em parceria com o laboratório Telemídia. Dentre os produtos do SERG, destaca-se o OriOn, um tipo inovador de fórum de discussão online que permite relacionar falas utilizando marcadores retóricos, facilitando a leitura, a compreensão e a recuperação das discussões. O SERG presta também serviços de consultoria, realiza cursos, palestras e workshops para empresas que necessitem melhorar a usabilidade de seus produtos.

Tecnologia em Computação Gráfica (TecGraf)

Coordenador:

Gerente:

Site: www.tecgraf.puc-rio.br

O TecGraf/PUC-Rio, fundado em 1987, agrega vários grupos de P&D e desenvolve software técnico-científico de Visualização, Modelagem e Simulação aplicados principalmente à Indústria de Petróleo e Gás. Os mais de 60 sistemas desenvolvidos em cooperação com a PETROBRAS estão em produção nas tarefas de Visualização e Interpretação de Dados Geofísicos, Simulação em Geologia Estrutural, Sistemas de Informação para Monitoramento do Ambiente Marinho, Sistemas de Logística, Computação e Visualização Científica, Projeto e Monitoramento de Unidades Navais, Sistemas de Ancoragem de Plataformas, Gerência e Simulação de Reservatórios, Acompanhamento da Perfuração de Poços, Sedimentologia e Estratigrafia. Além da PETROBRAS o Tecgraf/PUC-Rio também atua, em menor escala, em parceria com a Marinha do Brasil, com a Infraero e com diversas Empresas Nacionais.

O Tecgraf/PUC-Rio conta com uma equipe de cerca de 216 pessoas, incluindo Professores, Pesquisadores Doutores, Mestres e Alunos de Pós-Graduação (Doutorado e Mestrado) e de Graduação. Esta equipe está dividida nos seguintes grupos temáticos:

Tecnologias de Gerência de Dados em Bioinformática (LaBBio)

Coordenador:

O LaBBio (Tecnologias de Gerência de Dados em Bioinformática) é um dos laboratórios temáticos mais recentes do ITS. Atuando em um tema naturalmente interdisciplinar, tem como objetivos principais desenvolver pesquisas e ferramentas computacionais, além da prestação de serviços, que dêem suporte aos pesquisadores envolvidos em projetos Genoma e similares. Em cooperação estreita com pesquisadores e laboratórios de pesquisa da FIOCRUZ e UFRJ, os pesquisadores do LaBBIO investigam prioritariamente aspectos relacionados à gestão, persistência e acesso eficiente de dados da área de biologia molecular e bancos de dados científicos em geral. Podemos citar como aplicações já existentes e em desenvolvimento as ferramentas BioAXS (integração de dados biológicos), BLASTO (WU-BLAST otimizado com gerência ad-hoc de memória), BioProvider (escalonador de processos e driver para dados), BLAST// (versão BLAST com base distribuída e paralelismo) e o BioNotes (apoio a anotações).

Carregando