Equipe Reptiles conquista três troféus na 29ª Competição Nacional Baja SAE BRASIL

Resultado em São José dos Campos foi o melhor desempenho já disputado na categoria

A Reptiles, equipe Baja SAE do Centro Técnico Científico da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), conquistou três troféus na 29ª Competição Nacional Baja SAE BRASIL, realizada entre os dias 20 e 24 de março, em São José dos Campos (SP). No total, foram mais de 60 equipes participantes de diversas universidades do Brasil.

“O programa Baja SAE BRASIL desafia os estudantes a aplicar conhecimentos adquiridos ao longo de seus cursos na solução de um problema real de engenharia trabalhando em uma equipe multidisciplinar, desenvolvendo um veículo off road, desde sua concepção, projeto, fabricação e testes. Essa experiência é muito importante na preparação dos alunos para o mercado de trabalho”, explica o Prof. Márcio Carvalho, professor de Engenharia Mecânica da PUC-Rio e orientador da equipe.

No torneio disputado em São José dos Campos, o maior destaque foi a conquista do 3º lugar na prova de Enduro, na qual o protótipo é submetido a condições extremas em uma pista “off road”, com duração de quatro horas. Além disso, a Reptiles conquistou a 2ª colocação na prova de manobrabilidade e outro 3º lugar na prova de frenagem. Na classificação geral, o quadro ficou na 8ª posição, sendo a 2ª melhor com protótipos 4 X 2.

“Com esses resultados, tivemos o melhor desempenho da nossa história em competições Baja SAE BRASIL, o que evidencia a qualidade e evolução do projeto e a construção do novo protótipo, o Agama”, finaliza o docente.

A equipe Reptiles conta com estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação e é orientada pelos Profs. Marcio Carvalho e José Paulo Silva de Paula, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio.

terça-feira, 9 de abril de 2024