Departamento de Informática e Sociedade Brasileira de Computação, realizam o 35º Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados

Estão abertas as inscrições para o Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD) 2020, que será realizado de 28/09 a 02/10, das 8h30h às 20h. Pela primeira vez, o evento será no formato virtual e transmitido via Zoom, devido à pandemia. O tradicional encontro da comunidade cientifica de base de dados e principal fórum latino-americano na área é organizado pelo Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As inscrições vão até o dia 02/10, com o limite máximo de 300 (trezentos) participantes. 

Durante os cinco dias de evento, o SBBD 2020 vai reunir pesquisadores e desenvolvedores (nacionais e internacionais) em palestras, minicursos e debates para expandir ideias, trocar novos conhecimentos e experiências. Todos os inscritos receberão certificados SBBD 2020 e poderão interagir com os palestrantes nas salas virtuais. Os valores das inscrições desta edição correspondem a 10% dos usualmente cobrados nos anos anteriores.  

Quem não conseguir se inscrever, em função do limite de inscrições, poderá assistir ao conteúdo do SBBD 2020 via streaming no canal do YouTube da SBC. Estes, no entanto, não poderão participar dos debates e não terão direito ao certificado.  

Para o coordenador geral da SBBD 2020 e professor do Departamento de informática do CTC/PUC-Rio, Sérgio Lifschitz, o evento é uma oportunidade de se atualizar e estar em contato com as mais relevantes pesquisas mundiais na área de banco de dados: "O fato de ser online facilitou a participação dos estrangeiros como palestrantes e tutorialistas. Além disso, muitos estudantes e pesquisadores brasileiros que nem sempre podiam participar presencialmente agora terão a oportunidade de aproveitar a programação do evento." 

O SBBD conta com patrocínio da Google e foi aprovado no Edital 16/2019 - Programa Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no RJ, da Faperj. 

PROGRAMAÇÃO

  • Keynote speakers: 

Tova Milo (Univ. Tel Aviv/Israel): "Getting Rid of Data" - Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade Hebraica de Jerusalém, professora titular de Gestão da Informação na Universidade de Tel Aviv. Sua pesquisa se concentra em aplicativos de gerenciamento de dados em grande escala, como integração de dados, informações semiestruturadas, processos de negócios centrados em dados e crowd-sourcing, estudando aspectos teóricos e práticos. 
 
Tim Kraska (MIT/U.S.A): "Towards Learned Algorithms, Data Structures, and Systems" - professor associado de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação no Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT e codiretor do Laboratório de Sistema de Dados e AI do MIT (DSAIL @ CSAIL)  

  • Tutoriais: 

Altigran Soares da Silva (UFAM/Brasil): "Palavras, apenas - Métodos e Técnicas para Interfaces de Linguagem Natural em Bancos de Dados
Patrick Valduriez (INRIA/France): "Principles of Distributed Database Systems: spotlight on NewSQL
Amr El Abbadi (UC Santa Barbara/U.S.A): "Database and Distributed Computing Foundations of Blockchains"  

  • Minicursos: 

Daniel Silva, Artur Ziviani e Fabio Porto (LNCC/RJ): "Aprendizado de Máquina aplicado a Grafos de Conhecimento
Igor da Costa, Carlos Eduardo Pires e Leandro Balby (UFCG/PB): "Data Analytics in Sports: changing de game

 

  • Oito Sessões Técnicas para apresentações de artigos técnicos selecionados 
  • Workshop de teses e dissertações em bancos de dados (WTDBD) 
  • Sessão de ferramentas (Demos) 
Serviço: 
Evento: XXXV SBBD 2020 

Inscrições: https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/sbbd2020

Data: De 28/09 a 02/10/20 

Horário: Das 8h30 às 20h 

Link: https://sbbd.org.br/2020/   

 

Wednesday, September 23, 2020
Carregando