Decano do Centro Técnico Científico da PUC-Rio apresenta resultados de 2023 na Congregação CTC

Apresentação do Decano Prof. Sidnei Paciornik, no dia 4 de dezembro, lotou o RDC

Como acontece todos os anos, o Decano do CTC, Prof. Sidnei Paciornik, apresentou no dia 4 de dezembro, para um RDC lotado, os resultados de 2023 do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. A apresentação foi dividida em tópicos, ressaltando pontos positivos, expectativas e desafios para 2024. “Esta é uma oportunidade de dialogarmos e apresentarmos ações que nem sempre são visíveis ao corpo docente do CTC”, reforçou.

Entre os destaques, o professor mostrou os vídeos produzidos sobre os laboratórios e cursos de graduação do Centro. “Essa é uma iniciativa cujo objetivo é atrair alunos para o CTC”, ressaltou. Nessa mesma linha, Paciornik ressaltou o segundo ano de campanha para o Vestibular da PUC, onde a sequência “prova-aprovação-matrícula-ano letivo” precisa ser continuamente bem-sucedida. Ao citar os calouros, o Decano parabenizou a ação Minha Primeira Semana na PUC — uma evolução do Meu Primeiro Dia na PUC. “Ela se revelou um excelente modo de integrar e acolher os cerca de 450 novos alunos do CTC que recebemos nos dois semestres de 2023, de uma forma leve, divertida e atraente”, disse.

Nessa mesma linha de acolhimento, o trabalho do SOU (Serviço de Orientação ao Universitário) foi elogiado, com ênfase no atendimento dado aos alunos que entraram via PROUNI. Cerca de 75 alunos participaram dos projetos Matemática e Computação nas Férias, para reforço dos temas que costumam ser os mais difíceis no Ciclo Básico do CTC/PUC-Rio. Esta iniciativa foi deflagrada pelo Departamento de Informática e contou com apoio do Departamento de Matemática.

O Decano aproveitou para apresentar os espaços interdisciplinares InovaFab e Stone Lab, que estão em desenvolvimento. Ambos reforçam o perfil inovador do CTC e são um atrativo a mais para empresas interessadas em parcerias para projetos de pesquisa. Paciornik ressaltou ainda os editais InterCriar. Eles fazem parte do projeto FAPERJ de Fomento à Inovação, coordenado pelo Prof. Marcelo Gattass, que financia diversas iniciativas na universidade (InovaFab, DHLab etc.) em projetos propostos pelos próprios alunos. Neste ano, o aplicativo Rodas App, que junta skate e projetos sociais, já foi lançado.

O evento Semana Integrada de Engenharia, criado, conduzido e gerenciado pelos alunos com apoio do CTC, também tem se revelado uma ação atraente para os estudantes, pesquisadores e empresas, gerando oportunidades para todos.

Na pós-graduação, o Decano revelou que, em abril de 2024, será inaugurado o Seminário de Pós-graduação do CTC, com a apresentação de pesquisas realizadas, formação de pessoal, palestras de convidados, entre outras atividades. “É uma forma de valorizar o trabalho realizado pelos alunos e integrar os diferentes departamentos do CTC”, contou o decano.

Paralelamente, o Prof. Sidnei Paciornik chamou atenção para o trabalho feito pela Coordenação Central de Desenvolvimento e Integração (CCDI), subordinada à Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Integração. Entre suas funções, está a de coordenar o conjunto de laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que compõem o Parque Científico-Tecnológico da PUC-Rio e desenvolvem projetos em parceria com entidades externas.

Para o ano que vem, está prevista ainda a inauguração da plataforma que vai reunir a Base de Dados de Laboratórios da PUC-Rio. Por meio da parceria com a spin off Soul Science, a proposta é facilitar a divulgação desse diferencial do CTC, mostrando as facilidades, equipamentos, potencialidades e, opcionalmente, serviços que podem ser prestados.

Segundo o decano, avaliando apenas os projetos patrocinados ligados à área de petróleo (ANP), a PUC-Rio está em 2º lugar no Brasil entre as universidades que mais receberam projetos da cláusula de PD&I desde 2016. São ao todo 814 projetos de 212 parceiros, somando cerca de R$ 1,1 bilhão em receita, perdendo apenas para a UFRJ, que recebeu o dobro. “É um resultado espetacular, levando em conta a comparação de tamanho e estrutura que nós temos em relação ao 1º lugar. Temos que parabenizar essa força de trabalho e qualidade que nós temos, se revelando um elevado fator competitivo entre todas as universidades do Brasil”, ressaltou.

A apresentação foi encerrada com o tópico referente à Internacionalização do CTC/PUC-Rio, seja recebendo alunos e pesquisadores estrangeiros, seja enviando brasileiros do Centro para o exterior. Um workshop ainda neste mês, com o INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique), busca promover cooperações Brasil França na área de energia. “Temos convênios com mais de dez países e a oportunidade de duplo diploma é um forte argumento para atrair alunos interessados em uma formação qualificada dentro e fora do Brasil”, finalizou o Decano.

Para ter acesso à apresentação completa de 2023, basta consultar este link no site do CTC/PUC-Rio.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023