CTC/PUC-Rio abre inscrições para nove programas de pós-graduação nas áreas de exatas e ciências

Segundo avaliação CAPES 2013-2016, seus programas de pós-graduação estão entre os mais conceituados do Brasil na área de exatas. Inscrições são gratuitas, pós-graduação segue o modelo das universidades federais brasileiras — em que os alunos podem obter bolsas — e aulas começam em março de 2021 

Nove programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado Stricto Sensu, com aulas começando no primeiro semestre de 2021. Com cinco programas nota máxima na CAPES, um nota seis e outros três com nota cinco, o CTC/PUC-Rio confirma a excelência do ensino oferecido em sua pós-graduação. Para mais informações sobre cada programa, basta clicar nos links abaixo: 

A pós-graduação na PUC-Rio segue o modelo das universidades federais brasileiras, em que os alunos podem obter bolsas da CAPES, CNPq, FAPERJ e dos projetos de cada departamento, dependendo da classificação nos processos de seleção. Também não há taxas de inscrição para nenhum dos programas. Cada programa conta com suas respectivas áreas de concentração, cada uma delas com linhas de pesquisa exclusivas, que, por sua vez, podem tratar de projetos de pesquisas específicos. Desta forma, o número de opções se multiplica, oferecendo uma ampla gama de escolha, de acordo com a atuação que o aluno busca no mercado de trabalho ou na área acadêmica. 

Reconhecido como um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil, o CTC/PUC-Rio tem um corpo docente formado por cerca de 180 professores. Todos têm doutorado (a maioria no exterior), oferecendo aos alunos uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao pleno desenvolvimento de pesquisadores no Brasil. 

Caso o isolamento em decorrência da pandemia da COVID-19 se estenda durante o primeiro semestre de 2021, a PUC-Rio manterá o recesso de suas atividades presenciais. As atividades acadêmicas se darão pelo método de aulas online, de modo a assegurar a saúde de todos, assim como o cumprimento das atividades previstas em cada programa de pós-graduação do CTC/PUC-Rio.  

Vale ressaltar que no THE Times Higher Education World University Rankings 2021divulgado em setembro, a PUC-Rio figura como a terceira melhor do Brasil, ao lado de cinco instituições de outros estados (UNIFESP, UFMG, UFRGS, UFSC, UFS). É também líder nacional nos indicadores ‘Internacionalização’ e ‘Parceria Universidade-Indústria’, e terceira colocada em ‘Pesquisa’. Neste sentido, o CTC/PUC-Rio é diretamente responsável por este resultado, pois este indicador focaliza o papel das universidades na pesquisa em parceria com a indústria, assim como o orçamento de pesquisa advindo dessa parceria e o seu desempenho como incubadora de empresas no desenvolvimento de patentes. No ranking latino-americano, a Universidade assume posição de destaque, reafirmando a liderança em ‘Parceria Universidade-Indústria’. No Estado do Rio de Janeiro, além da liderança geral, é a melhor universidade nos quesitos ‘Pesquisa’, ‘Relacionamento com a Indústria’, ‘Internacionalização’ e ‘Citações’, e segundo lugar em ‘Ensino’. 

Veja os detalhes das inscrições para cada um dos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio: 

Engenharia Civil  

O programa possui duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia.  

Para a área de Geotecnia, o aluno pode escolher entre cinco linhas de pesquisa:  

  1. Geomecânica Computacional  
  2. Geomecânica do Petróleo  
  3. Geotecnia Ambiental 
  4. Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas   
  5. Geologia de Engenharia  

Já Estruturas possui nove linhas divididas em:  

  1. Aplicações de Técnicas de Otimização  
  2. Biomecânica  
  3. Computação Gráfica Aplicada  
  4. Estruturas de Concreto Armado e Protendido  
  5. Estruturas e Materiais Inelásticos  
  6. Estruturas Metálicas  
  7. Instabilidade e Dinâmica de Estruturas  
  8. Materiais Não Convencionais  
  9. Métodos de Elementos de Contorno  

Mais informações em: http://www.civ.puc-rio.br/apresentacao/  

 Engenharia de Produção  

Áreas de concentração e as respectivas linhas de pesquisa e projetos:  

1.                  Gerência de Produção 

  • Planejamento de Sistemas de Produção e Operações  

(Projetos: Gestão de Operações Humanitárias / Inovação e Sustentabilidade / Integração de cadeias de suprimentos / Modelos e ferramentas estatísticos para apoio à decisão / Modelos para planejamento energético) 

  • Programação e Controle de Sistemas de Produção e Operações  

(Projetos: Controle e monitoramento de processos / Planejamento e programação de operações em saúde / Programação da produção) 

2.                  Finanças e Análise de Investimentos 

  • Mercado de Capitais  

(Projetos: Economia de Energia / Otimização de portfólio e precificação de ativos) 

  • Finanças Corporativas  

(Projetos: Gestão de Ativos e Passivos / Opções reais e teoria dos Jogos Evolucionários Aplicados em Finanças Corporativas) 

3.                  Transporte e Logística.  

  • Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística  

(Projetos: Logística Humanitária / Planejamento e gestão de processos da Logística Empresarial e da Cadeia de Suprimentos / Problemas em transporte e logística. Diagnóstico e modelagem) 

  • Programação e Controle de Sistemas de Transporte e Logística  

(Projetos: Aplicação de Ferramentas de Otimização em Problemas de Transporte e Logística / Logística e gestão de operações em saúde / Otimização e programação das cadeias de suprimentos de petróleo e energias renováveis) 

Mais informações:  http://www.ind.puc-rio.br/ensino/pos-graduacao-academica/apresentacao/  

Engenharia Elétrica  

O programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio está entre os três únicos em todo Brasil que conquistaram nota máxima na última avaliação da Capes. Os interessados aos títulos de mestre ou doutor podem se candidatar a uma das cinco áreas de concentração oferecidas no programa:  

  1. Eletromagnetismo Aplicado 
  2. Métodos de Apoio à Decisão 
  3. Processamento de Sinais, Automação e Robótica 
  4. Sistemas de Comunicações  
  5. Sistemas de Energia Elétrica  

Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/posgraduacao/inscricao/ . 

Engenharia Mecânica  

Desde 2004, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES, sendo considerado um dos melhores do País. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração, que somam oito linhas de pesquisa:  

  1. Mecânica Aplicada 
  2. Petróleo e Energia  
  3. Termociências  

Mais informações:  https://mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao.  

Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais  

Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre três áreas de concentração e as respectivas linhas de pesquisa:  

1.                  Engenharia Química (EQ) 

  • Modelagem, Otimização, Controle e Automação de Processos 
  • Processos Químicos e Catálise 
  • Processos Mínero-Metalúrgicos 

2.                  Materiais e Nanotecnologia (MN)  

  • Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais 
  • Desempenho e Integridade dos Materiais 
  • Engenharia Microestrutural 

3.                  Processos Ambientais (PA) 

  • Química Verde 
  • Tratamento de Águas e Efluentes Industriais 
  • Tratamento de Resíduos.  

Mais informações:  http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_materiais.pdf  

Informática – Inscrições até 16/11/2020 

O programa é um dos pioneiros na área de computação no País. Foi o primeiro no Brasil a receber nota 7 (máxima) da CAPES, em 2003, e tem mantido tal nota desde então.  Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nas seguintes áreas de concentração:  

  1. Banco de Dados 
  2. Ciência de Dados 
  3. Computação Gráfica 
  4. Engenharia de Software 
  5. Hipertexto e Multimídia 
  6. Interação Humano-Computador 
  7. Linguagens de Programação 
  8. Otimização e Raciocínio Automático 
  9. Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos  
  10. Teoria da Computação  

Mais informações:   http://www.inf.puc-rio.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/09/Edital-PG-INF-2021.1.pdf

Matemática – Inscrições até 30/11/2020  

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece nove linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.  

Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/posgraduacao.htm  

Metrologia – Inscrições até 30/11/2020  

O programa é nota máxima da CAPES desde 2013 e oferece apenas a opção de Mestrado. A Pós-graduação em Metrologia (PósMQI) possui um caráter multidisciplinar e com isso visa formar um profissional interdisciplinar, com características próprias distintas das áreas que caracterizam a formação original oferecida nessas áreas do conhecimento. O mestrado desenvolve pesquisas e forma recursos humanos qualificados em Metrologia e suas áreas correlatas. O curso oferece uma única área de concentração (Metrologia para Qualidade e Inovação) e três linhas de pesquisa:  

  1. Instrumentação e Medição 
  2. Redes Inteligentes (Smart Grid)  
  3. Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade  

Mais informações:  http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_metrologia.pdf 

Química – Inscrições até 20/11/2020  

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com dez vagas em cada curso. A Pós-Graduação em Química é gratuita e os alunos podem ter bolsas CAPES, CNPq, FAPERJ e de projetos do próprio departamento (de acordo com a classificação no processo). O processo seletivo conta com provas e entrevista que serão feitas online. Os profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins podem optar entre as seguintes linhas de pesquisa:  

  1. Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica 
  2. Fármacos e Interações Químico-Biológicas 
  3. Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar  
  4. Nanociências, Interfaces e Coloides 

Mais informações:  http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_quimica.pdf  

 

Friday, October 16, 2020
Carregando