CAPES, PSR, TIM Brasil, Holistic AI e Thymos Energia prestigiam os 60 anos da pós-graduação em Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio

CAPES, PSR, TIM Brasil, Holistic AI e Thymos Energia prestigiam os 60 anos da pós-graduação em Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio

Evento no dia 6/12, na PUC, celebrou as conquistas e o reconhecimento acadêmico das pesquisas lideradas pelo Departamento de Engenharia Elétrica desde 1963

No dia 6 de dezembro, o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) comemorou os seus 60 anos de pós-graduação (PPG). Com nota 6 na CAPES na área das Engenharias IV (a nota máxima é 7), o programa está na elite acadêmica do país: entre os 14 melhores no Brasil (em um total de 92 universidades) e entre os dois melhores no Rio de Janeiro. A pós-graduação do DEE conta com projetos patrocinados por agências de fomento e diferentes empresas. Os principais projetos estão no setor de óleo e gás, mas existem outros projetos importantes, principalmente associados à transição energética, transformação digital e telecomunicações.

A comemoração foi no Auditório Padre Anchieta, com palestras de representantes da CAPES, PSR, TIM Brasil, Holistic AI e Thymos Energia. “Celebramos a longevidade do nosso programa, assim como homenageamos a liderança dos professores do DEE que, além de terem iniciado o programa de pós-graduação no departamento, também contribuíram para estabelecer os estatutos de outros programas na PUC-Rio”, revela o Prof. Délberis Lima, diretor do DEE. Adicionalmente, a celebração foi uma oportunidade para projetar a evolução do PPG-DEE nos próximos anos, destacada pelo diretor durante o evento.  

O diretor do Departamento de Engenharia Elétrica, Prof. Délberis Lima, homenageou todos os professores que contribuíram para o sucesso do programa de pós-graduação do DEE.         Crédito: Kathleen Chelles/Jornal da PUC

A trajetória da pós-graduação em Engenharia Elétrica na PUC-Rio remonta a 1963, quando foi criado o Mestrado Acadêmico. Quase 20 anos depois, em 1981, veio a oferta do Doutorado. Desde então, o programa de pós-graduação do DEE já formou quase 1.400 mestres e mais de 400 doutores. As pesquisas promovidas na pós estão focadas nas cinco áreas de concentração do programa: Eletromagnetismo Aplicado; Métodos de Apoio à Decisão; Processamento de Sinais, Automação e Robótica; Sistemas de Comunicação e Sistemas de Energia Elétrica. 

Além das tradicionais agências de fomento, como CAPES, CNPq e FAPERJ, o programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio acumula diversos projetos patrocinados com empresas como Petrobras, Repsol, Telebrasil, Ericson, BNDES, Energisa, FGV, EDP, entre outras. Ao longo desses 60 anos, o reconhecimento à qualidade da pesquisa desenvolvida no departamento deu origem a convênios e parcerias com importantes Universidades no exterior, com destaque para Alemanha, Espanha, Itália, Dinamarca, Portugal, Inglaterra, entre outros países. Além disso, o Departamento também tem se notabilizado pela qualidade da produção científica, através de publicações em revistas de alto impacto científico.  

Para celebrar todas essas conquistas, professores, alunos e empresas estiveram reunidos, reforçando o valor da parceria universidade-indústria que o DEE sempre promoveu, na busca de soluções coletivas para o Brasil.  

A programação do evento contou com os seguintes palestrantes:

  • Hypolito José Kalinowski – Coordenador da área de Engenharia IV da CAPES
  • Luiz Augusto Nóbrega Barroso – PSR
  • Atila Leão Flores Xavier – TIM Brasil
  • Adriano Soares Koshyama – Holistic AI
  • João Carlos Mello – Thymos Energia

A credibilidade do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio foi reforçada pelos palestrantes. “O Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio vem desempenhando um papel crucial e de liderança no avanço da inovação e da pesquisa acadêmica e industrial no setor energético. Sua abordagem integrada e multidisciplinar na educação e na pesquisa capacita e forma os futuros líderes do setor, impulsionando a transformação energética no país”, ressaltou Luiz Barroso, presidente da PSR soluções e consultoria em energia.

O ex-aluno Adriano Koshiyama, Co-CEO da Holistic AI, Inc., também é grato à formação que recebeu na pós: “O programa foi, sem dúvida, vital para a minha carreira, desde o treinamento, conhecimento, rede de contatos e oportunidades geradas de doutorado e empreendedorismo”.

O Prof. Hypolito José Kalinowski, coordenador da área de Engenharia IV da CAPES, também elogiou: "Um programa que sempre demonstrou suas competências no grupo de topo da Engenharia Elétrica e de Telecomunicações. "

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023
Carregando