A proposta do ensino de Engenharia e Ciências, no Centro Técnico Científico da PUC-Rio, é capacitar o aluno a desenvolver pesquisas, produtos e serviços em sua área de atuação, mas também traçar estratégias, gerenciar incertezas, solucionar problemas e trabalhar com equipes multidisciplinares.

A preparação de um profissional com esse perfil não foi elaborada da noite para o dia. Por intermédio do programa Reenge, a PUC-Rio liderou o processo de reforma do ensino de graduação, desenvolvendo metodologias e concepções pedagógicas e implementando currículos flexíveis, que permitem complementar a formação acadêmica em campos distintos do curso escolhido.

No CTC, uma conseqüência direta da dinâmica inovadora do ensino é o curso de Introdução à Engenharia, ministrado desde o primeiro período. Nele, os estudantes aprendem conceitos relacionados à gestão, métodos de engenharia e apresentação de resultados, entre outros tópicos, além de participarem ativamente da construção de protótipos e da elaboração, em conjunto, de soluções tecnológicas para diferentes desafios apresentados, sob a estreita orientação dos professores do Centro.

Os professores constituem as peças-chave de todo o processo de aprendizagem e são um importante diferencial da Universidade. Com doutorado nas melhores instituições do exterior e do país, são também pesquisadores de reconhecida excelência. Seu trânsito junto à comunidade científica internacional e ao meio empresarial ― por meio de projetos de parceria com o setor público e o privado ― possibilita uma permanente atualização, que se reflete em aulas renovadas e na concessão de bolsas de iniciação científica, monitoria e trabalho; facilita, ainda, a inserção dos graduados no mercado, seja pela indicação das melhores oportunidades ou pela viabilização de estágios e intercâmbios, via acordos de cooperação.

Os egressos do Centro têm obtido, em sua grande maioria, uma excelente colocação no mercado, que se confirma em pesquisas realizadas pela Universidade: os alunos conquistam vagas de estágio sem dificuldade, sendo que alguns cursos propiciam a possibilidade de estágio integral curricular. Para quem deseja seguir a carreira acadêmica, todos os departamentos do Centro oferecem  programas de pós-graduação ― somados a outros de caráter interdepartamental. Os programas equiparam-se, em qualidade, aos padrões internacionais.

Os intercâmbios, por sua vez, constituem outra marca de qualidade da PUC. Além dos convênios bilaterais com instituições das Américas, Europa, África e Oceania, a Universidade foi pioneira, no Brasil, na formatação de programas de dupla diplomação: através de acordos firmados com universidades francesas, alemãs, italianas e espanholas, os alunos do Centro Técnico Científico podem obter, simultaneamente, diplomas da PUC-Rio e da instituição de ensino estrangeira onde terão cursado parte de sua graduação.

Também merecem destaque os laboratórios do CTC, pois atendem às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, aliando tecnologias da informação a equipamentos modernos, muitos dos quais existentes em poucas instituições do país. O Centro disponibiliza, ainda, amplo acervo bibliográfico e digital, em suas bibliotecas setoriais; e na Biblioteca Central da Universidade, os alunos podem obter numerosos títulos e mídias de outras áreas. Consultas a livros e a bases de dados, renovações de empréstimos, bem como outras solicitações, são facilmente realizadas através do site da PUC-Rio. Para os usuários de laptop, está disponibilizada, em diversos pontos do campus, conexão sem fio à Internet, por intermédio de rede Wi-Fi.

Antes de optarem por uma especialização, os alunos do Centro Técnico Científico iniciam seus estudos no âmbito do Ciclo Básico (CB/CTC), o primeiro dentro da estrutura curricular da graduação e que concentra disciplinas comuns a todos os cursos.

No Ciclo Básico, esses alunos recebem ampla formação científica nas áreas de Matemática, Física, Química e Informática, além de intensa prática laboratorial e de variado repertório humanístico, tendo, portanto, a oportunidade de alterar ou reafirmar sua vocação original.

Os alunos, desde seu ingresso, dispõe do  Serviço de Orientação ao Universitário do CTC (SOU-CTC), serviço oferecido pelo Decanato do Centro Técnico Científico, que visa receber e acolher os estudantes, oferecendo apoio, orientação e suporte ao longo da sua trajetória acadêmica. Também cabe ao SOU perceber as necessidades dos alunos e subsidiar a comunidade acadêmica do Centro, com informações para possibilitar a implementação de ações que possam promover uma melhor qualidade de ensino.

Como estímulo adicional a todo aprendizado acadêmico, e em consonância com o perfil do novo profissional, a PUC também criou o Programa de Formação de Empreendedores, sob a coordenação do Instituto Gênesis para Inovação e Ação Empreendedora, cuja excelência é nacionalmente reconhecida. No programa, os estudantes acessam todas as ferramentas comportamentais e estratégicas necessárias à sua projeção profissional e empresarial.

O Gênesis também proporciona a oportunidade de incubação de empreendimentos e de estágio em sua Empresa Júnior, que presta serviços a grandes corporações, nos mais diversos segmentos, e conta com histórico de prestígio no mercado.