Alunos do CTC criam site com iniciativas humanitárias e conteúdo científico referentes à COVID-19

Alunos do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), orientados pelo professor Sérgio Lifschitz, criaram o site Sistema Online de Iniciativas e Doações (SOLID) com o mapeamento de ações humanitárias que estão atuando durante a pandemia do novo coronavírus, conteúdo científico e pesquisas a respeito de projeções da doença. O site reúne diversas instituições das mais variadas ações em um só lugar, com o objetivo é divulgar as iniciativas e facilitar a busca por aqueles que desejam contribuir e estimular a propagação de conteúdos confiáveis.

A ideia de criar uma rede de conteúdos auxiliadores surgiu no início da pandemia. Os desenvolvedores perceberam que todos os dias recebiam algum tipo de solicitação de doação, atividades colaborativas e conteúdos tecno-científicos sobre a Covid-19. Logo, o grupo avaliou que seria mais viável ter todas essas informações previamente checadas na mesma plataforma.

Atualmente o site conta com 24 iniciativas, sete fontes listadas como confiáveis e oito pesquisas científicas publicadas.  Entre as iniciativas estão: SOS Favela, do setor de campanhas de arrecadação; Cestas Básicas – Luize e Patrícia Valente, da parte de rede solidária; a Fundação Oswaldo Cruz como uma das fontes confiáveis e o estudo “Tendências da evolução do Covid-19 no mundo”, na categoria de informações científicas.

“Conseguir organizar essas informações no mesmo lugar é algo inspirador. A ideia não é fazer um site jornalístico, mas sim colaborativo! Aceitamos críticas e sugestões para que ele fique ainda melhor”, reforça o professor Sérgio Lifschitz.

segunda-feira, 22 de junho de 2020